O segredo para o sucesso

O segredo para o sucesso

Neste ano que se aproxima 2020. Temos muitos planos e projetos para o novo ano que se inicia. Isso é muito bom!

      I.            Faça planos:
Fazer plano é bíblico. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas” Pv 27.23
O pastor deveria conhecer como estava as suas ovelhas. Ele tinha que planear como cuidaria delas. Fazer plano é algo bíblico.
A.    Como fazer planos?
·         Estabeleça metas, objetivos
·         Estabeleça alvos anuais, mensais, semanais, diário, etc
·         Divida uma tarefa grande em partes. Determine um tempo para cumprir cada tarefa
B.     A importância dos planos:
·         Ajuda a sermos diligentes. Provérbios 10.4 diz: “O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão no dirigente vem a enriquecer-se”.
·         Ajuda a cumprirmos nossas tarefas: Os planos ajudam a cumprir muito do que temos para fazer. Provérbios 14.23 diz: “Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém levam a penúria”.
C.    Não seja preguiçoso:
·         Faça sua tarefa: “Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; e eis que tudo estava certo cheio de espinhos, e a sua superfície coberta de urtigas, e o seu muro de pedra, em ruínas. Tendo-o visto considerei; vi e recebi a instrução. Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco parar encruzar os braços em repouso; assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado”. Provérbios 14.30-34
·         Faça cada dia um pouco: “Os planos do diligente tendem a abundância; mas a pressa excessiva à pobreza”. Provérbios 21.5 Se você fizer cada dia um pouco, não acumula tarefas.
·         Aproveite bem o tempo que Deus te dá: “O que lava a sua terra virá a fartar-se de pão”. Provérbios 28.19
Muitos jovens vivem uma vida ociosa. Não aproveitam bem o tempo que Deus deu. Às vezes ficam nas redes sociais muito tempo ou dormindo muito, ou passeando demais, ao invés de aproveitar o tempo.

   II.            Inclua os planos espirituais:
Faça planos e execute, mas não se esqueça do Criador, que te dá todas as coisas. Eclesiastes 12.1: “Lembra-te do teu Criador no dia da tua mocidade”. Enquanto, você é jovem tem bastante e tem bastante energia, aproveite isto para servir ao Senhor!
A.    Estabeleça metas espirituais:
O salvo tem prazer nas coisas de Deus. Salmo 1.1-2 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”. Se você não tem prazer nas coisas de Deus. Será que realmente você é um salvo? Arrependa-se hoje mesmo dos seus pecados, e entregue sua vida a Jesus!
Mas se realmente, você é um salvo tem prazer nas coisas de Deus.
Alguns exemplos de metas espirituais:
1.      Não faltar à igreja. Hebreus 10.25 “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
2.      Não chegar atrasado. Salmo 122.1. “Alegrei-me, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”, Mas ter alegria em participar das coisas de Deus
3.      Ler a Bíblia toda durante o ano. I Timóteo 4.13 “Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino”. Se você ler 3 capítulos por dia, de segunda a sábado; e aos domingos 5 capítulos terminará de ler a Bíblia toda em um ano!
4.      Memorizar um versículo por semana: Os versículos nos ajudam:
a)      Ajuda-nos a vencer a tentação. “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti”. Salmo 119.11 Jesus citou as Escrituras para vencer a tentação
b)      Ajuda-nos nos momentos de angústia. “Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito eu já teria aparecido na minha angústia”. Salmo 119.92
c)      Ajuda-nos aconselhar e instruir uns aos outros. “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria…” Colossenses 3.16
5.      Evangelizar uma pessoa por semana... Marcos 16.15 “Ide, por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura
a)      Mostre que a pessoa é pecadora: Romanos 3.23 “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus
b)      Mostre que o pecado tem consequências: Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus
c)      Mostre que Jesus é o único que pode pagar pelos nossos pecados: João 3.16 “Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”
d)      Mostre a necessidade de crer em Jesus e arrepender-se dos seus pecados. Atos 16.31 “Crê no Senhor Jesus, e será salvo, tu e tua casa” Atos 3.19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para serem cancelados os vossos pecados
e)      Se a pessoa crer em Cristo ela tem a certeza da salvação. I João 5.13 “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que crerdes em o nome do Filho de Deus
B.     Busque ser um modelo de cristão:
Almeje ser um modelo de cristão. “Ninguém despreze a tua mocidade, pelo contrário torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. I Timóteo 4.12

III.            Consagre seus planos a Deus:
Lembre-se de que é Deus quem guia nossos planos, por isso, entregue seus planos a Deus. Tudo o que temos vem do Senhor. Salmo 24.1 “Ao Senhor pertence a terra e toda a sua plenitude. O mundo e os que nele habitam”. Por isso, peça a orientação de Deus para guiar seus planos.
A.    Peça a orientação de Deus para guiar seus planos:
Peça a orientação de Deus para guiar seus planos. Lembre-se de que Deus é soberano e nada podemos fazer contra sua vontade. Então entregue todos os seus planos a Deus.
O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Provérbios 16.1
O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16.9
Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá. Provérbios 19.21
B.     Confie no Senhor e não em si mesmo:
Confia ao Senhor as tuas obras e os teus desígnios serão estabelecidos. Provérbios 16.30
Confie no Senhor para realização dos seus planos e não em si mesmo. Tudo que temos é Deus quem dá. Se você conseguiu fazer alguma coisa, é porque Deus te capacitou. Provérbios 2.6 “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento”.
Vivemos num mundo humanista em que as pessoas colocam muita ênfase no que o homem pode fazer. Mas tudo depende do Senhor, e devemos reconhecer isso. 
É Deus que nos sustenta, e não nós mesmos. Salmo 54.4 diz: Eis que Deus é meu ajudador o Senhor é que me sustenta a vida.
C.    Peça conselhos de pessoas piedosas:
Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência. Provérbios 20.18
Também busque conselhos de pessoas piedosas. Daquelas pessoas que realmente andam com o Senhor. De pessoas que são fiéis a Deus para te orientar nos seus planos! 

Conclusão:
Enfim, faça planos. Estabeleça metas e objetivos. Mas não se esqueça do Criador que com amor te formou. Busque avançar também na vida espiritual. E consagre todos os seus planos a Deus. Pois Ele está no controle de todas as coisas! Ele é soberano! 

Missionária Rosangela da Silva Feitosa
14.12.2019


O segredo para o sucesso
Neste ano que se aproxima 2020. Temos muitos planos e projetos para o novo ano que se inicia. Isso é muito bom!
       I.            Faça _____________________________________________________:
Fazer plano é bíblico. Pv 27.23. O pastor deveria conhecer como estava as suas ovelhas. Ele tinha que planear como cuidaria delas. Fazer plano é algo bíblico.
A.     Como fazer planos?
·         Estabeleça, ___________________________________________objetivos
·         Estabeleça alvos anuais, mensais, semanais, diário, etc
·         Divida uma tarefa grande em partes. Determine um tempo para cumprir cada tarefa
B.      A importância dos planos:
·         Ajuda a sermos ____________________________________ Provérbios 10.4 Ajuda a cumprirmos nossas tarefas: Os planos ajudam a cumprir muito do que temos para fazer. Provérbios 14.23
C.     Não seja preguiçoso:
·         Faça sua ____________________________________: Provérbios 14.30-34
·         Faça cada dia um pouco: Provérbios 21.5 Se você fizer cada dia um pouco, não acumula tarefas.
·         Aproveite bem o tempo que Deus te dá: Muitos jovens vivem uma vida ociosa. Não aproveitam bem o tempo que Deus deu. Às vezes ficam nas redes sociais muito tempo ou dormindo muito, ou passeando demais, ao invés de aproveitar o tempo.
    II.            Inclua os planos espirituais:
Faça planos e execute, mas não se esqueça do ______________________________, que te dá todas as coisas. Eclesiastes 12.1. Enquanto, você é jovem tem bastante e tem bastante energia, aproveite isto para servir ao Senhor!
A.     Estabeleça metas espirituais:
O salvo tem prazer nas coisas de _____________________________. Salmo 1.1-2. Se você não tem prazer nas coisas de Deus. Será que realmente você é um salvo? Arrependa-se hoje mesmo dos seus pecados, e entregue sua vida a Jesus!
Mas se realmente, você é um salvo tem prazer nas coisas de Deus.
Alguns exemplos de metas espirituais:
1.       Não faltar à _______________________________________. Hebreus 10.25
2.       Não chegar __________________________________________Salmo 122.1. Mas ter alegria em participar das coisas de Deus
3.       Ler a Bíblia toda durante o ano. I Timóteo 4.13. Se você ler 3 capítulos por dia, de segunda a sábado; e aos domingos 5 capítulos terminará de ler a Bíblia toda em um ano!
4.       Memorizar um _____________________por semana: Os versículos nos ajudam:
a)       Ajuda-nos a vencer a tentação. Salmo 119.11 Jesus citou as Escrituras para vencer a tentação
b)      Ajuda-nos nos momentos de angústia. “Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito eu já teria aparecido na minha angústia”. Salmo 119.92
c)       Ajuda-nos aconselhar e instruir uns aos outros. Colossenses 3.16
5.       ________________________________ uma pessoa por semana... Marcos 16.15
a)       Mostre que a pessoa é pecadora: Romanos 3.23
b)      Mostre que o pecado tem consequências: Romanos 6.23
c)       Mostre que Jesus é o único que pode pagar pelos nossos pecados: João 3.16
d)      Mostre a necessidade de crer em Jesus e arrepender-se dos seus pecados. Atos 16.31/  Atos 3.19
e)       Se a pessoa crer em Cristo ela tem a certeza da salvação. I João 5.13
B.      Busque ser um modelo de __________________________________________
Almeje ser um modelo de cristão. “Ninguém despreze a tua mocidade, pelo contrário torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. I Timóteo 4.12
 III.            Consagre seus planos a Deus:
Lembre-se de que é Deus quem guia _________________________________________, por isso, entregue seus planos a Deus. Tudo o que temos vem do Senhor. Salmo 24.1. Por isso, peça a orientação de Deus para guiar seus planos.
A.     Peça a orientação de Deus para guiar seus planos:
Peça a orientação de Deus para guiar seus planos. Lembre-se de que Deus é soberano e nada podemos fazer contra sua vontade. Então entregue todos os seus planos a ______________________________. Provérbios 16.1,9; 19.21
B.      Confie no Senhor e não em si mesmo:
Provérbios 16.30
Confie no Senhor para realização dos seus planos e não em _______________________ Tudo que temos é Deus quem dá. Se você conseguiu fazer alguma coisa, é porque Deus te capacitou. Provérbios 2.6
Vivemos num mundo humanista em que as pessoas colocam muita ênfase no que o homem pode fazer. Mas tudo depende do Senhor, e devemos reconhecer isso. 
É Deus que nos sustenta, e não nós mesmos. Salmo 54.4
C.     Peça conselhos de pessoas piedosas:
Provérbios 20.18. Também busque conselhos de pessoas _________________________. Daquelas pessoas que realmente andam com o Senhor. De pessoas que são fiéis a Deus para te orientar nos seus planos! 
Conclusão:
Enfim, faça planos. Estabeleça metas e objetivos. Mas não se esqueça do Criador que com amor te formou. Busque avançar também na vida espiritual. E consagre todos os seus planos a Deus. Pois Ele está no controle de todas as coisas! Ele é soberano! 

 Missionária Rosangela da Silva Feitosa 14.12.2019








0 comentários:

Postar um comentário