DINÂMICAS


DINÂMICAS:

BRINCADEIRAS BÍBLICAS:
1.      Bingo com livros da Bíblia
2.      Quem conta a melhor história bíblica
3.      Quem sabe o maior número de personagens bíblicos. ABC dos Personagens Bíblicos
4.      Concurso de versículos
5.      Perguntas Bíblicas temáticas
6.      Perguntas bíblicas com 3 pistas
7.      Espada ao ar
8.      Dramatização de Histórias Bíblicas

BRINCADEIRAS NÃO-BÍBLICAS:
1.      O que há de errado? Observe uma pessoa e veja o que mudou
2.      Proibido rir: Cada um olha para o outro e diz oi: Quem ri perde a brincadeira
3.      Lá vai o sapo: Faz-se um círculo com as pessoas em pé ou sentadas passa-se um objeto que representará o sapo. O primeiro diz: Lai vai o sapo. O segundo olha para o primeiro e pergunta: O quê? O primeiro responde: O Sapo. Depois o segundo vira para o terceiro com objeto e diz: Lá vai o sapo. Então, o terceiro pergunta ao segundo: O quê? Então o segundo pergunta ao primeiro: O quê? Este responde: O sapo, e então ele responde ao terceiro, e assim sucessivamente.
4.      Passei ou não passei: Faz-se um círculo com as pessoas em pé ou sentadas. Passa-se um cabo de vassoura. Uma pessoa passa de uma mão para outra antes de entregar ao vizinho e diz: Fui para Brasília e passei em Catalão e pergunta, passei ou não passei. Todos respondem: Passou. Porque o segredo da brincadeira é passar de uma mão para outra quando for entregar ao vizinho. Se a pessoa não fizer isto, não passou.
5.      A barata voou, voou: Faz-se um círculo com as pessoas em pé ou sentadas. Em seguida forma-se duplas. Cada um defenderá seu par. Uma pessoa iniciará a brincadeira dizendo: A barata voou, voou e caiu na boca de (Carla, por ex.). O parceiro de Carla terá que defende-la dizendo: Na da Carla não, na de Priscila, e assim a parceira de Priscila terá de defende-la. Quem distrair e demorar sai da brincadeira.
6.      Memorizar objetos: Coloca-se um grupo de objetos e deixa um uns minutinhos. Depois cobre e eles tem que falar que objetos estão...
7.      Nome + qualidade do vizinho que começa com a letra do nome dele...
8.      O que você faria se...
9.      História com Objetos
10.  Joga-fora
11.  Jogo da memória com objetos
12.  História com objetos
13.  Charadas
14.  Caça-palavras
15.  Sete erros
16.  Jogo da memória
17.  Dominó
18.  Quebra-cabeça
19.  Palavras embaralhadas
20.  Jogo da Velha
21.  Jogo da forca
22.  UNO

JOGA FORA
O líder da uma lista a cada pessoa. Nela haverá grupo de palavra como abaixo. O objetivo é jogar fora a palavra que não tem a relação com as outras. Exemplificando numa lista com as palavras: Pedro Pescador pregador piloto. É óbvio que é piloto não corresponde com as outras.
1.      Ouro, prata, incenso, mirra (prata)
2.      Agripa, Pedro, João, Tiago (Agripa)
3.      Abel, Cão, Jafé  (Abel)
4.      Sadraque, Mesaque, Daniel, Abedenego (Daniel)
5.      Saul, Davi, Salomão (Gideão)
6.      Pai, igreja, Filho, Espírito Santo (igreja)
7.      Piolho, saraiva, ratos (ratos)
8.      Paulo, Oséias, Amós, Joel (Paulo)
9.      Ester, Vasti, Lídia, Berenice (Lídia)
10.  Acabe, Salomão, Abraão, Nabucodonosor (Abraão)
11.  Caim, Sem, Sete, Abel (Sem)
12.  José, Benjamim, Dã, Cão (Cão)
13.  Laodiceia, Filadélfia, Atenas, Sardes (Atenas)
14.  Quisom, Oliveiras, Ararate, Nerbo (Quisom)
15.   Roma, Jordão, Gomorra, Jerusalém (Jordão)

1.      Terra e céu
2.      Batata-quente
3.      Boliche
4.      Pula-corda
5.      Elástico
6.      Vem e volta (Garrafa Pet)
7.      Pular no saco
8.      Levar uma bolinha na colher sem cair até o outro lado
9.      Jogo das cadeiras: Faz-se um círculo e quem sentar por último saí


113 PERGUNTAS BÍBLICAS
QUEM FOI:
1.      Quem ajudou Paulo no começo de sua jornada Cristã? Barnabé
2.      Quem andou sobre as águas, mas depois teve medo? Pedro
3.      Quem desejou matar o próprio pai? Absalão
4.      Quem foi o homem que mais viveu? Metusalém
5.      Quem foi um jovem pastor para o qual Paulo escreveu uma carta? Timóteo
6.      Quem morreu duas vezes? Lázaro
7.      Quem não nasceu, mas morreu? Adão e Eva
8.      Quem nasceu, mas não morreu? Enoque e Elias
9.      Quem passou de perseguidor a ser perseguido? Paulo
10.  Quem teve a visão do Apocalipse? João
11.  Quem dormiu num lindo cestinho no rio? Moisés
12.  Quem foi numa carruagem para o céu? Elias
13.  Quem dormiu num cesto de palhas? Jesus
14.  Quem orou dentro de um peixe? Jonas
15.  Quem desejou a vinha de Nabote? Acabe
16.  Quem foi salvo da morte pela tia? Joás
17.  Quem ficou muito tempo longe do seu filho querido? Jacó

QUANTIDADE:
18.  Quantas são as igrejas do Apocalipse? 7
19.  Quantas são as tribos de Israel? 12
20.  Quantas vezes por dia Daniel orava? 3
21.  Quantos capítulos tem livro de Salmos? 150
22.  Quantos dias durou o dilúvio? 40
23.  Quantos dias Jonas ficou na barriga do peixe? 3
24.  Quantos discípulos eram pescadores? 4
25.  Quantos leprosos foram curados? 10
26.  Quantos pães havia na primeira multiplicação? 5
27.  Quantos peixes havia na primeira multiplicação? 2
28.  Quantos foram os discípulos? 12
29.  Quantas vezes se deve perdoar um irmão? 70x7
30.  Quantas são as Epístolas Paulinas? 13
31.  Quantos anos viveu Adão? 930

VERSÍCULO - Cite um versículo com a palavra…
32.  Amor: o amor é sofredor é paciente não se arde em ciúmes
33.  Bem: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus Rm 8.28
34.  Caminho: Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim
35.  Certeza: Ora, a fé é a certeza das coisas Hb 11.1
36.  Conselheiro: e o seu nome será Deus forte Conselheiro pai da eternidade príncipe da paz
37.  Coração: sobre tudo que deve guardar guarda o seu coração
38.  Deus: Deus é o nosso refúgio e fortaleza Sl 46.1
39.  Deus: Deus é o nosso refúgio e fortaleza socorro bem presente nas tribulações
40.  Fé: Mediante a fé, e isto não vem de vós Ef 2.8
41.  Glória: Ora, ao nosso Deus e Pai seja a glória Fl 4.20
42.  Luz: Deus é luz, e nele não habita trevas nenhuma
43.  Mentira: por isso deixando a mentira fale cada um a verdade com seu próximo
44.  Mundo: Porque Deus amou ao mundo Jo 3.16
45.  Pastor: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará
46.  Pecado: ele porás o nome de Jesus porque ele Salvará o seu povo do pecado dele
47.  Principio: No Princípio criou Deus os céus e a terra Gn 1.1
48.  Salvação: Hoje houve salvação nesta casa (Episódio de Zaqueu)
49.  Terra: No princípio criou Deus os céus e a terra

MÚSICA - Cante uma música com a palavra:
50.  Amor: qual Adorno desta vida é o amor
51.  Caminho: neste caminho eu não desisto
52.  Contente: Seguro estou contente vou. Deus é bom pra mim
53.  Coração: Meu coração transborda de amor
54.  Cordeiro:
55.  Cruz: foi na cruz foi na cruz
56.  Hinos: Cantarei ao Senhor hinos de louvor
57.  Jesus: o como foi que meu Jesus
58.  Luz:
59.  Mal: quando nos cercar o mal
60.  Mestre: o mestre o mar se revolta
61.  Montes: Peregrinando vou pelos montes
62.  Paz: essa paz que sinto em minh’alma
63.  Perfeito: Pois é perfeito o seu caminho
64.  Singular:
65.  Terra: Terra e céu proclamam teu louvor
66.  Vaso: eu quero ser senhor amado como um vaso

QUEM DISSE:
67.  Essa é osso dos meus ossos e carne da minha carne: Adão
68.  Nú sair muito da minha mãe e nu voltarei: Jó
69.  Agora eu glorifico ao Deus do Céus: Nabucodonosor
70.  O teu Deus é o meu Deus o teu povo é o meu povo: Rute
71.  Senhor se estivesse aqui não teria morrido meu irmão: Irmã de Lázaro: Marta
72.  Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo: Pedro
73.  Manda essa escrava e seu filho embora: Sara
74.  Quem és Tu, Senhor? Saulo
75.  Mas o que é isso para tanta gente? André
76.  Vós intentastes o mal contra mim, mas Deus transformou em bem: José

QUAL LIVRO DA BÍBLIA?
77.  1. Que livro fala da conversão de Paulo? Atos
78.  2. Que livro fala o nascimento de Moisés? Êxodo
79.  3. Que livro é escrito em forma de poemas e cânticos? Salmos
80.  4. Que livro fala sobre o pecado da língua dizendo que a língua é como fogo? Thiago
81.  5. Que livro é cheio de conselhos preciosos para nossa vida? Provérbios
82.  6. Que livro fala do começo de todas as coisas? Gênesis
83.  7. Que livro fala sobre o final dos tempos? Apocalipse
84.  8. Que livro fala de três homens que foram lançados numa fornalha de fogo ardente? Daniel
85.  9. Que livro fala das bem-aventurança? Mateus
86.  10. Que livro fala o nascimento de Jesus? Lucas

PAI DE:
87.  Samuel? Elcana
88.  David? Jessé
89.  Saul?  Quis
90.  Abraão?  Terá
91.  Sansão? Manoá
92.  João Batista? Zacarias
93.  Moisés? Anrão
94.  Noé? Lameque
95.  José? Jacó
96.  Salomão? Davi

CASAIS DA BÍBLIA:
97.  Esposa de Abraão? Sara
98.  Marido de Raquel? Jacó
99.  Marido de Jezabel? Acabe
100.                     Marido de Ana? Elcana
101.                     Marido de Débora? Lapidote
102.                     Esposa de Moisés? Zipora
103.                     Esposa de José do Egito? Azenate
104.                     Esposa de Isaque? Rebeca
105.                     Marido de Joquebede? Anrão
106.                     Esposa de Zacarias? Isabel

PRIMEIRAS COISAS:
107.                     Primeiro bebê do mundo: Caim
108.                     Primeira pessoa que morreu: Abel
109.                     O primeiro casal: Adão e Eva
110.                     Quando ocorreu a primeira chuva sobre a terra? No dilúvio
111.                     Primeiro Livro do Velho Testamento: Gênesis

Perguntas bíblicas com 3 pistas
Filho Pródigo
1.Sou o Filho mais velho de um homem que teve dois filhos...
2.Quando vim do campo para casa ouvi música e festa..
3.Um dos empregados me disse que meu pai estava dando a festa para meu irmão que havia voltado para casa
Jovem rico
1.Perguntei a Jesus o que devia fazer para ganhar a vida eterna Lc 18.18
2.Disse a Jesus que havia ganhado todos os mandamentos desde que era garoto Lc 18.21
3.Jesus me mandou vender tudo o que tinha e dar aos pobres. Fui embora triste Lc 18.22,23
Bate-Seba
1.O rei Davi mandou o meu marido para a frente da maior força da peleja, para que ele fosse morto II Sm 11.15
2.Depois que me marido morreu, Davi mandou que me buscassem e tornei-me sua esposa. II Sm 11.27
3.Meu primeiro filho morreu, mas depois tivemos outro filho que teve o nome de Salomão. II Sm 12.24
Vasti
1.Quando o rei me ordenou que viessem a sua presença, recusei-me vir; por isso, ele ficou muito irado comigo. Et 1.12
2.O rei Assuero fez um edito real para que eu jamais entrasse na presença do rei e que minha posição real fosse dada a outra pessoa que fosse melhor que eu. Et 1.19,22
3.Ester foi escolhida para tomar meu lugar como rainha dos medos e persas. Et 2.17
Raabe
1.Sou a prostituta que vivia em Jericó. Js 2.1
2.Quando dois espiões vieram a minha casa, escondi-os entre as canas de linho que tinha posto no eirado. Js 2.6
3.Eu e minha família fomos salvos quando Jericó caiu, pois havia obedecido os espiões que me haviam dito para por uma corda de escarlate na janela. Js 6.25 e 2.18
Orfa
1.Noemi disse a Rute e a mim, para que voltássemos cada uma pata a casa de nossas mães depois da morte de nossos maridos. Rt 1.8
2.Eu me despedi de minha sogra com um beijo, porém Rute se apegou a ela. Rt 1.14
3.Eu retornei ao meu povo e aos meus deuses, mas Rute não deixava que Noemi ficasse sem ela. Rt 1.15-18
José
1.Eu sou o homem justo que viveu em Nazaré. Mt 1.19
2.Os  pastores vieram a Belém e me encontraram com a esposa e o Filho de Deus. Lc 2.16
3.Sou o marido de Maria; porém não sou o pai de Jesus. Mt 1.18
Lúcifer
1.Eu sou chamado “Estrela da Manhã”. Is 14.12
2.Disse em meu coração, “Subirei ao céu, acima das estrelas de Deus” Is 14.13
3.Disse, “Serei semelhante ao Altíssimo”. Is 14.19
A viúva de Naim
1.Meu filho único estava sendo levado à cidade a fim de ser enterrado.Lc 7.12
2.Jesus veio e tocou o esquife e disse, “Jovem, eu te mando: levanta-te” Lc 7.14
3.Quando ele falou, todos ficaram com medo e glorificaram a Deus. Lc 7.15,16
Mulher Samaritana
1.Pedi água viva a Jesus. Jo 4.15
2.Quando disse a Jesus que não tinha esposo, Ele me disse: “Bem disseste, porque 5 marido já tiveste”. Jo 4.17,18
3.Fui à cidade e disse aos homens, “Vinde comigo, e vede com um homem que disse tudo quanto tenho feito” Jo 4.28,29

130 Charadas

AMOR
1.       O AMOR que é flor: amor perfeito
2.       O AMOR que é fruta: amora
3.       O AMOR que não é moral: amoral
4.       O AMOR que é delicado: amorável
5.       O AMOR que produz fruto: amoreira
6.       O AMOR com forma: amorfo
7.       O AMOR passageiro: amorico
8.       O AMOR para entorpecer: amortecer
9.       O AMOR que paga dívidas: amortiza
10.   O AMOR que esquenta pouco: amorna

SE
1.       O SE que não é primeiro: segundo
2.       O SE alimento das plantas: seiva
3.       O SE assento dos animais: sela
4.       O SE que é sinal luminoso: semáforo
5.       O SE que reproduz a planta: semente
6.       O SE muito delicado: sensível
7.       O SE emoção: sentimento
8.       O SE que volta á calma: sereno
9.       O SE que aplica injeção: seringa
10.   O SE lugar dos escravos: senzala

1.       O NÓ que é prêmio internacional: nobel
2.       O NÓ que pertence a casa real: nobre
3.       O NÓ que dá conhecimento das coisas: noção
4.       O NÓ do patriarca do dilúvio: Noé
5.       O NÓ da árvore de fruta do Natal: nogueira
6.       O NÓ de quem não tem parada: nômade
7.       O NÓ que é lei: norma
8.       O NÓ contrário ao sul: norte
9.       O NÓ que vem do norte: nortista
10.   O NÓ que é dinheiro e apontamento também: nota

1.       O PÉ que lida com cavalos: peão
2.       O PÉ que é pedaço destacável: peça
3.       O PÉ que quebra as leis de Deus: pecado
4.       O PÉ que é economia: pecúlio
5.       O PÉ que é alavanca: pedal
6.       O PÉ que serve de base: pedestal
7.       O PÉ que trata de crianças: pediatra
8.       O PÉ que é rocha: pedra
9.       O PÉ que vive na água: peixe
10.   O PÉ que é cabelo: pêlo

1.       A FÉ do mal-estar: febre
2.       A FÉ do amido da batata: fécula
3.       A FÉ da unidade das SAFs: federação
4.       A FÉ que não é bela: fei
5.       A FÉ que é alimento em grão: feijão
6.       A FÉ dos dias da semana: feira
7.       A FÉ da igualdade das mulheres: feminismo
8.       A FÉ que compõe a perna: fêmur
9.       A FÉ que é alimento do gado: feno
10.   A FÉ que alisa a roupa: ferro

IDADE
1.       A IDADE da satisfação: felicidade
2.       A IDADE de ser leal: fidelidade
3.       A IDADE da propaganda: publicidade
4.       A IDADE da juventude: mocidade
5.       A IDADE do talvez: possibilidade
6.       A IDADE da energia: eletricidade
7.       A IDADE rápida: velocidade
8.       A IDADE da exclamação: barbaridade
9.       A IDADE de ajudar ao próximo: caridade
10.   A IDADE de ser irmão: fraternidade

1.       O RÉ de rei: real
2.       O RÉ que foi mulher bonita: Rebeca
3.       O RÉ que briga e insurge: rebelião
4.       O RÉ que reveste parede: reboco
5.       O RÉ que resguarda: recado
6.       O RÉ que vai além do esperado: recorde
7.       O RÉ que é Veneza Brasileira: Recife
8.       O RÉ que Jesus nos deu na cruz: Redentor
9.       O RÉ que é campânula de vidro: redoma
10.   O RÉ que curral de ovelhas: redil

PAI
1.      O pai que sente pena de alguém: compaixão
2.      PAI que é um quadro, cenário: painel          
3.      PAI que é um sentimento forte de amor: paixão
4.      PAI que é o ato de purificar: purificai
5.      PAI que é uma nação: país
6.      PAI que o ato de sempre ter algo para fazer: ocupai
7.      PAI que é uma extensão territorial linda: paisagem
8.      PAI que o ato de estar inquieto com algo: preocupai
9.      PAI que é o ato de despertar amor: apaixonar
10.  PAI que é o ato de triscar em outro acidentalmente: topai
11.  PAI que é o ato de se sustentar no ar: pairar

CHÁ
1.      O chá que põe na cabeça: chapéu
2.      O chá que se usa na porta: chave
3.      O chá que é um lugar onde se acende o lume/ da fábrica: Chaminé
4.      O chá que é uma roça bonita/ do campo: chácara
5.      O chá que balança o chocalho: chacoalhar
6.      O chá que uma pessoa desagradável faz: chatice
7.      O chá que é um enganador: charlatão
8.      O chá que é o recipiente onde se faz chá: chaleira
9.      O chá que é um local onde jorra água: chafariz
10.  O que é uma carne seca vendida no nordeste: Charque
11.  O chá de ficar todo molhado: encharcar
12.  O chá de por nas costas para se aquecer: chalé
13.  O chá que é um ato de convocar alguém: chamar
14.  O chá que dá uma nova oportunidade: chance
15.  O chá que é um recipiente para aquecer alimentos: chapa
16.  O chá que é uma brincadeira de adivinhar as respostas: charadas
17.  O chá que é o que as pessoas fumam: charuto
18.  O chá que é onde as pessoas andam: chão
19.  O chá que é um programa infantil muito antigo e humorístico: Chaves
20.  O chá que carrega muitas Chaves: chaveiro
21.  O chá que atrai simpatia: charme

AVE
1.      Ave de muita penas que termina com truz: avestruz
2.      Ave de analisar as coisas: averiguar
3.      Ave de ficar vermelho de vergonha: avermelhar
4.      Ave de sentir repugnância por alguma coisa: aversão
5.      Ave que protege  as pessoas de não se sujar em na cozinha: Avental
6.      Ave que é um acontecimento imprevisto: Aventura
7.      Ave que é um pessoa que vive de aventuras: aventureiro
8.      Ave que passa a escrita a versão de um depoimento: Averbar

COME
1.      O COME que é um astro: cometa
2.      O COME que compra e vende: comércio
3.      O COME que explica: comentário
4.      O COME que faz lembrar: comemorar
5.      O COME que é peça teatral: comédia
6.      O COME que é glutão: comedor
7.      O COME que anota: comentar
8.      O COME que é próprio para ser comido: comestível
9.      O COME que é distinção de honra: comenda
10.  O COME que faz refeição com outros: comensal


0 comentários:

Postar um comentário