Gideão, o Valente do Senhor

Gideão, o Valente do Senhor

Texto Bíblico: Juizes 6 e 7
Objetivo: Ser valente para fazer o que agrada a Deus!
Versículo: II Samuel 22.30 -“Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus, salto mulharas”

Músicas:
·         Somos soldadinhos servos do Senhor
·         Mesmo que eu não marche na infantaria
Esboço da lição:
1.      Gideão é chamado
2.      Gideão pede um sinal
3.      Deus seleciona seu exército
4.      A vitória sobre os midianitas
      Introdução:
Berta voltou para casa chorando novamente. As meninas da Escola estavam caçoando porque ela acreditada que a Bíblia é a Palavra de Deus!
Nessa hora, o telefone tocou. Era sua amiga Carine chamando-lhe para falar da Bíblia. Valeu ter sido corajosa para defender a Palavra de Deus.
O povo de Israel tinha sido derrotado pelos inimigos. Mas eles precisavam ser valentes para Deus.
            Desenvolvimento:
 (fig 1) Gideão era o filho mais novo de Joás, da tribo de Benjamim. Estava malhando o trigo, quando apareceu um anjo e lhe disse: - O Senhor está com você, homem valente! – Gideão respondeu: - Ai, Deus meu! Se o Senhor está comigo, porque estamos sendo oprimidos pelos midianitas?
- Deus escolheu você para livrar Israel, com sua força e coragem será vitorioso! – respondeu o anjo. – Mas eu sou o menor da minha família e ela é a mais pobre de Israel! - Eu disse que Deus está com você, Gideão, por isso, creia que será vencedor e porá um fim a esta guerra – reafirmou o anjo. Gideão, então, ergueu um altar ao Senhor e lhe chamou “O Senhor é paz”.

(fig 2) Gideão enviou mensageiros a todas as tribos e reuniu todos os guerreiros. Quando  estavam todos acampados, Gideão pediu a Deus: - Senhor, se eu sou o escolhido, dê-me um sinal.
Colocarei na terra uma porção de lã e deixarei durante toda a noite, se na manhã seguinte o orvalho estiver somente nela, saberei que é a sua vontade. No dia seguinte, Gideão acordou bem cedo e, apertando a lã, o orvalho dela encheu uma taça, e a terra em volta estava seca.
Porém, Gideão voltou a orar pedindo: - Senhor, não fique zangado, mas eu lhe peço mais um sinal, desta vez que só a lã esteja seca e na terra ao redor haja orvalho. E assim Deus fez.

(fig 3) Confiante, Gideão reuniu os guerreiros e partiu. Chegaram perto de uma fonte chamada Harade e acamparam. Deus disse a Gideão: - Você guerreiros demais, fale a esses homens que, se alguém tiver com medo, poderá voltar. Voltaram 20 mil, ficaram 10 mil.
Deus voltou a dizer: - Ainda há povo demais, leve-os para o rio. Aqueles que eu disser, irão com você. Gideão obedeceu. Chegando ás margens do rio, Deus falou a Gideão: - Olhe bem seus guerreiros, separe o homem que tomar água com as mãos daquele que se ajoelhar para beber. Trezentos homens levaram a mão á boca vigiando enquanto bebiam á água, o restante se abaixou para beber. Deus, então, disse: - Com estes trezentos homens, Eu livrarei Israel, diga aos outros que voltem. E assim foi feito.

(fig 4) Do lugar onde estavam, Gideão e seus homens podiam ver o acampamento dos midianitas, eles eram muitos, pareciam gafanhotos. O Senhor instruiu Gideão sobre a batalha. Gideão, então, dividiu seus homens em três exércitos, deu a cada guerreiro uma trombeta e um vaso contendo uma tocha acessa.
Disse-lhes Gideão: - Olhem para mim e façam o que eu fizer. Quando eu e os que comigo tocarem a trombeta, toquem também e gritem “Pelo Senhor Deus e por Gideão!”. Em seguida, quebrem o vaso e ergam a tocha.
Os soldados de Gideão seguraram na mão esquerda a tocha e na direita a trombeta e gritavam: - Pelo Senhor Deus e por Gideão!!! E Deus, ressoando como o trovão no meio do acampamento, fez com que, apavorados, os midianitas fugissem.
Deus, assim, livrou Israel sem que Gideão e seus homens precisassem lutar com armas, apenas confiaram no Senhor e foram vitoriosos.

Conclusão:
Deus ajudou a Gideão a ser valente. Ter coragem de fazer o certo. Não foi a força de Gideão, mas foi Deus que lhe deu a vitória!
Aplicação:

Deus também quer que você seja valente. Não pra brigar; mas para fazer a vontade dEle. Tenha coragem de fazer o certo. Como falar de Jesus para seus amiguinhos!





0 comentários:

Postar um comentário