JOÁS, UM REI MENINO SERVE A DEUS

JOÁS, UM REI MENINO SERVE A DEUS



Texto Bíblico: II Reis 11, 12 e II Crônicas 24.1
Objetivo: Ensinar as crianças que Deus pode usá-los para fazer grandes coisas mesmo sendo pequenos.

Estudo para o professor: Quantas vezes sentimos incapazes diante de uma tarefa que Deus no deu? O menino Joás talvez enfrentou uma situação assim. Mas mesmo sendo pequeno ele fez grandes coisas porque confiou em Deus.

Músicas:
*     Tens problemas podes orar?
*     E só confio no Senhor

Versículo: Salmo 62.8
“Confia nEle ó povo em todo tempo; derramai perante Ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio”

Esboço da lição:
I.                   Joás em apuros
II.                Joás é rei
III.             Joás é fiel a Deus
IV.             Joás constrói o templo

Introdução:
Qual é a primeira coisa que faria se você fosse um rei? Vejam o que fez um menino rei...

Desenvolvimento:
(Fig 1) Atalia ficou muito brava quando seu filho Acazias morreu, então resolveu matar todos os meninos que faziam parte da família do rei. Joás era filho do rei Acazias, era apenas um bebezinho, mas sua avó queria matá-lo também para que só ela reinasse. Mas sua bondosa tia Jeoseba o escondeu na casa de Deus por seis anos. E Atalia não ficou sabendo de nada.

(Fig 2) Quando Joás completou sete anos, sabem o que ele ganhou de presente de aniversário? O reinado. Joiada, o sacerdote preparou tudo e todos gritaram: Viva o rei. Atalia foi morta. Será que Joás guardou raiva ou fez o que era mau? Não, não, não. Embora só tivesse sete anos, (Quem tem sete anos aqui?) Será que queria vingança? Não, não, não!

 (Fig 3) Joás foi fiel a Deus. Durante toda a sua vida Joás fez o que agrada a Deus, o SENHOR, pois o sacerdote Joiada o aconselhava. A Bíblia fala que ele fez o que reto perante o Senhor. Será que você fosse rei faria o que agrada a Deus? Joás era apenas um menino, mas que preocupou em fazer o que agrada a Deus.

 (Fig 4) Mas as pessoas não estavam fazendo isso. Eles adoravam nos lugares pagãos, e não havia um local de adoração ao Senhor. Por isso, Joás falou com o povo para trazerem ofertas para reformarem o templo, ou seja, uma igreja. Então Joiada pegou uma caixa, e eles colocavam ali as ofertas. Quando viam que já havia muito dinheiro na caixa, o secretário do rei e o Grande Sacerdote vinham, contavam o dinheiro e o punham em sacos. Depois de registrarem a quantia certa, eles entregavam o dinheiro aos homens que estavam encarregados do trabalho no Templo, e estes pagavam os carpinteiros, os construtores, os pedreiros e os cortadores de pedras. Também compravam madeira e pedras para repararem os estragos da Casa do SENHOR, e custeavam todo o necessário para a conservação da Casa do SENHOR. Deus ficou satisfeito com o rei Joás pelo seu trabalho de reformar e limpar a Sua casa . Agora o povo de Deus poderia vir e adorar ao Senhor em um lindo lugar!


Aplicação:
Joás era um menino de 7 anos quando assumiu o reinado, ele era muito jovem e não tinha experiência, mas Deus o escolheu para servi-lo, naquela idade mesmo, e ele foi fiel ao Senhor. Se mesmo tão crianças temos oportunidade de conhecer a Deus, Sua Palavra e aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador, é porque Ele deseja nos usar agora ! Crianças estejam sensíveis à vontade e o propósito do Senhor para as suas vidas. Deus não quer esperar vocês crescerem, e se tornarem adultos, para começar a usá-los na Sua obra, Ele deseja começar hoje! Coloque-se como instrumento nas mãos de Deus, e tudo o que você precisa Ele vai te dar: coragem, autoridade, unção para evangelizar e testemunhar o poder de Deus a outros que não conhecem, mas que vão experimentar esse amor e poder através das suas vidas, creiam e Deus usará vocês para transformar a vida de muitas pessoas, a começar pela sua família!
Atividade





0 comentários:

Postar um comentário