Não se exalte: todos nós somos iguais_O Publicano e o fariseu

Não se exalte
Versículo Oficial: Mateus 23.12-Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.
Músicas oficiais: Eu te exalto Senhor

Lição 1
Não se exalte: todos nós somos iguais
O Publicano e o fariseu
Textos Bíblicos: Lucas 18.9-14
Alvo Geral: Que a criança compreenda que não deve se exaltar
Fazer: Arrepender-se dos pecados

Esboço:
I.              O que é se exaltar
II.            A oração do publicano
III.           A oração do fariseu
IV.          Arrependa-se dos seus pecados

Introdução:
Marcos era muito inteligente, sempre tirava notas boas na escola. Porém, ele tinha um problema. Ele pensava que era melhor do que seus colegas. Todos os dias, quando os seus colegas, o chamavam para brincar: ele dizia, eu vou só para mostrar a vocês como eu sou bom e ganho todas as brincadeiras. Suzana não se saiu bem na brincadeira, então, Marcos começou a zombar dela, chamando-a de burra porque não acertou a brincadeira. E assim, Marcos sempre fazia. Ele sempre se achava melhor que os demais colegas.
Lição:
(Fig 1) O que Marcos fazia chama-se exaltar. Ele sempre estava a se exaltar. Porque sempre falava que era o melhor. Vocês acham que isto está certo? Claro que não. Viver a se exaltar é pecado. Por isso, não diga: Ah, como eu sou bom! Eu sou o melhor! Eu sou o máximo! Ninguém consegue fazer melhor do que eu nesta brincadeira! Olha só o que eu fiz! Isso é se exaltar, e Deus não gosta!
(fig 2) Jesus contou uma história de dois homens que foram ao templo para orar. Um era fariseu. Fariseu é uma pessoa muito religiosa que vive a estudar a Bíblia e a ensinar. Ele se achava melhor que os outros. Ele se achava bom e desprezava as demais pessoas. Ele vivia a se exaltar. Sempre contando o que havia feito. Então, ele orou dizendo: Eu te agradeço ó Deus porque não sou ladrão, nem corrupto, nem adúltero. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Agradeço ainda porque não sou como este publicano. Ele só se exaltou na oração. O fariseu pensava ser muito bom! Então, Jesus não aceitou a sua oração.
            (fig 3) O outro homem era publicano. Publicano é alguém que vive a cobrar impostos das pessoas. Ás vezes cobravam a mais, e por isso, as pessoas o odiavam. Mas ele teve uma reação totalmente diferente. Ele não se exaltou como fez o fariseu. Pelo contrário, ele nem sequer tinha coragem de levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim que sou tão pecador! Jesus aceitou a oração dele, porque ele se humilhou perante Deus, não se exaltou, mas disse que era pecador!
            (fig 4) O publicano sabia que era pecador. Ele não se achava bom, mas reconhecia que era o pecador. Como você se vê? Pensa ser muito bom, como o fariseu; ou você sabe que é pecador? A Bíblia fala que todos nós somos pecadores. Ninguém é melhor do que o outro, pois todos nós temos pecado. A Bíblia fala que ninguém é bom; e que todos pecaram e precisam de Deus. Você sabe o que é pecado? Pecado é qualquer coisa que não agrada a Deus. E o que você deve fazer então? Humilhar-se diante de Deus, arrependendo-se dos seus pecados!
Conclusão e Aplicação:

O fariseu pensava ser muito bom e sempre estava a se exaltar. Mas o publicano, se humilhou diante de Deus, dizendo ser pecador. Você também é um pecador! Arrependa-se dos seus pecados, e creia em Jesus. Assim, Deus te exaltará, dando um lugar maravilhoso que é o céu!










0 comentários:

Postar um comentário