Dê toda honra a Deus: Daniel interpreta o sonho de Nabucodonosor

Lição 2
Dê toda honra a Deus
Daniel interpreta o sonho de Nabucodonosor

Textos Bíblicos: Daniel 2
Alvo Geral: Que a criança aprenda e levar todos os elogios a Deus
Fazer: Sempre que alguém der um elogio, levá-lo a Deus

Músicas oficiais: Eu te exalto Senhor

Esboço:
I.              O sonho do rei
II.            Ninguém consegue interpretar
III.           Daniel recebe a interpretação e exalta a Deus
IV.          Daniel interpreta o sonho do rei

Introdução:
Pedro sempre tirava notas boas. Seus pais, professores e demais pessoas estavam sempre o elogiando. Mas ao invés de dizer: É, eu sou muito bom mesmo. Pedro sempre respondia quando alguém lhe elogiava: É o Senhor Deus quem me ajuda. Quando alguém lhe dizia: parabéns! Menino inteligente. Ele respondia: É Deus quem me dá a inteligência. Ele sabia que era Deus quem dava tudo, inclusive a inteligência. Por isso, não se exaltava, mas dava toda a honra ao Senhor!
Lição:
(fig 1) Na Bíblia, também temos uma história de alguém que sempre estava a dar honra a Deus. Daniel e seus amigos foram levados como escravos para a Babilônia. Lá eram forçados a trabalharem. Deus havia dado muita inteligência para Daniel e seus amigos. Assim eles faziam parte do grupo de sábios que auxiliavam o rei. Certo dia, o rei Nabucodonosor teve um sonho. Quando acordou estava muito perturbado com o sonho.
(fig 2) Então, mandou chamar todos os sábios, adivinhadores, feiticeiros para lhe desse a interpretação do sonho. Mas o rei não lhes contou o sonho. Eles disseram: “Conte-nos o sonho, e assim lhe daremos a interpretação”. O rei não concordou. Eles responderam, o que o senhor quer nenhum homem pode fazer. O rei ficou tão irritado que mandou matar todos os sábios da Babilônia.
            (fig 3) Daniel que não estava vivendo no palácio, quando soube da ordem do rei, pediu para falar com o rei e lhe pediu um tempo para lhe explicar o significado do sonho. Daniel conversou com seus amigos: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego para que orassem ao Senhor pedindo misericórdia a Deus e Ele revelasse este mistério. Então, à noite, Deus revelou o sonho a Daniel e o seu significado. Daniel exaltou ao Senhor dizendo: Seja bendito o nome do Senhor, para todo sempre.  Ele é quem dá sabedoria aos sábios, e inteligência aos inteligentes. Pois me deste sabedoria e força e me fizeste saber o sonho do rei e a interpretação. Daniel não se exaltou por saber a interpretação do sonho do rei, mas exaltou a Deus. Pois sabia que Deus tinha dado a sabedoria a ele.
            (fig 4) Pela manhã, Daniel foi falar com o rei e disse: O mistério que o rei exigiu, nem sábios, nem adivinhadores, nem pessoa alguma pode revelar. Mas há um Deus no céu que revela os mistérios, pois Ele me fez saber o seu sonho e a sua interpretação. Então Daniel explicou todo o sonho ao rei Nabucodonosor. Mas uma vez, Daniel exaltou a Deus. Ele deu toda a honra a Deus. Daniel não disse que ele era muito inteligente por saber a interpretação do rei. Mas disse que tudo veio o Senhor Deus. O rei ficou contente, e desistiu de  matar todos os sábios. Ele também exaltou a Deus dizendo: O vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis. Além disso, colocou Daniel como chefe de todos os sábios.
Conclusão e Aplicação:
Quando alguém te elogiar, leve tal elogio a Deus. Agradeça a Deus por ter te dado aquilo. Pois tudo que temos vem de Deus, tudo o que somos vem do Senhor. É Ele quem dá a inteligência. Por isso, não se exalte. Mas reconheça como Daniel que é Deus que te dá tudo. Se você é inteligente. Saiba que a sua inteligência vem de Deus. Por isso, quando alguém te elogiar, dê toda a honra a Deus.






0 comentários:

Postar um comentário