A Torre de Babel

A Torre de Babel

Texto Bíblico: Gn 11.1-9
Objetivo: Fazer tudo para glorificar a Deus!

Estudo para o Professor:
Ás vezes pensamos que podemos fazer as coisas segunda a nossa capacidade, esquecemos porém, que a nossa capacidade vem do Senhor (II Co 3.5). E  assim, pensamos que podemos fazer tudo sem levar Deus em consideração. Na sua palavra Ele diz: “Se o Senhor quiser... faremos isto ou aquilo” (Tg 4.15)

Recursos:
·         Figuras da lição:

Músicas:
·         Aleluia, aleluia. Louvai ao Senhor
·         Deus é tão bem! (diversas línguas)

Versículo: I Co 10.31
“Portanto, quer comais; quer bebais; ou façais outra coisa qualquer; fazei tudo para a glória de Deus”

História: Torre de Babel
Esboço da lição:
1.      O povo tinha uma só linguagem
2.      Eles começaram a fazer tijolos
3.      Eles se juntaram e planejaram construir a torre
4.      Deus confundiu e foram dispersos
            Introdução:
Quem gosta de ficar nas alturas? Para alguns isso é muito bom. Outros, porém têm muito medo! Na Bíblia de umas pessoas que gostavam tanto de altura, que...
            Desenvolvimento:
(fig 1) No comecinho do mundo, todos se entendiam muito bem. E por quê?... É que havia um só povo na terra inteira, e todos os indivíduos desse povo falavam a mesma língua, sem que um precisasse traduzir o que o outro dizia. Esse entendimento, essa paz e essa harmonia podiam ter continuado pra sempre com todos os habitantes da terra unidos por uma só língua, usando as mesmas palavras para se comunicar uns com os outros e viver unidos pelos mesmos sentimentos. Só que não aconteceu assim.
(fig 2)  É que os homens, além de inteligentes e criativos, eram também muito convencidos e cheios de orgulho. E por quê?... È que eles sabiam inventar coisas, criar do nada coisas que nunca havia existido. E, por esse motivo, eles se sentiam como o Criador. Por exemplo: um belo dia, os homens descobriram que podiam unir água e argila, formando blocos retangulares que punham para secar ao sol. Dessa maneira, criaram os tijolos. E, com eles, poderiam construir casas.
Assim, os homens ficaram muito orgulhosos de sua capacidade de fabricar tijolos e de empilhá-los, erguedo paredes de casas térreas. Mas não pararam por aí. Descobriram muito mais, exclamaram felizes: -Ora, se somos capazes de levantar uma parede, também somos capazes de erguer uma casa de mais um andar! E assim fizeram. À medida que descobriram a possibilidade de edificar casas mais altas, os homens começaram a ficar cada vez mais convencidos de que podiam se elevar, distanciando-se do chão que pisavam.
(fig 3) E, a partir daí, tiveram uma idéia, que logo decidiram pôr em prática, exclamando: -Ora essa! Com todos os tijolos empilhados podemos construir uma torre bem alta!
Só que, enquanto iam erguendo a tal torre alta, iam se tornando cada mais ambiciosos, dizendo para si mais alto?... Assim falaram e assim fizeram. Começaram a erguer cada vez a torre, até eu o convencimento deles também subiu mais, a ponto de exclamarem: - Nós somos o máximo!... Deus está sozinho, morando lá no alto dos céus. Por isso Ele pensa que é mais poderoso do que nós.
 (fig 4) Deus, escutando essa conversa, leu o pensamento oculto nas palavras ambiciosas das criaturas humanas. E disse para si mesmo: -Como é que esses seres se tornaram tão convencidos e orgulhosos?...Precisam de uma boa lição! Precisam aprender a ser humildes e lembra-se de que são apenas mortais, criados por mim à minha imagem e semelhança. Mas que espécie de lição eu posso dar? Deus pensando na  lição que deveria dar aos homens por se unirem contra Ele só porque podiam entender por meio da mesma língua. O que era verdade.
Mas Deus já tinha descoberto o meio de castigar os homens e de impor-lhes respeito. Em Primeiro lugar, Ele os desuniu, separando-os em diversos povos espalhados sobre a face da terra, cada um deles falando uma língua diferente. E, assim, estava armada a confusão, uma verdadeira babel, que como se chamava confusão. Um povo já não podia compreender o outro sem traduzi-la. E o aconteceu com os convencidos construtores da torre?...Eles também sofreram as conseqüências da desunião e da diversidade das línguas.
Conclusão:
O povo foi castigado; porque se orgulharam da sua inteligência; esquecendo assim de Deus, quem os criou.
Aplicação:
Nós também devemos tomar cuidado; para não esquecer do Senhor! Quando você tirar uma nota boa, lembre-se que foi Deus, eu lhe deu a capacidade. Não fique se mostrando para os demais coleguinhas!
Atividade manual:
*Construir uma torre com caixa de fósforo
Brincadeiras:

Vamos ver quem consegue pular mais alto!












0 comentários:

Postar um comentário