Vencendo a tentação

Estudo de Mateus 4.1-11
Vencendo a tentação
1. A seguir: Este acontecimento foi depois do batismo. Veja Mateus 3.13-17. O Batismo e a tentação foi a preparação para iniciar seu ministério.
foi Jesus levado: Note que Jesus foi levado. Ele não escolheu está ali. Muitas vezes, encontramo-nos em situações que não gostaríamos de estar. Nestes momentos, apenas confie em Deus. Ele está no controle de todas as coisas.
pelo Espírito: O agente é o Espírito Santo. Foi Ele que estava presente no batismo. Mt 3.16 e agora Ele leva Jesus ao deserto. Quando o crente se converte, vem habitar nEle o Espírito Santo. Não devemos portanto, entristecer o Espírito Santo. Ef 4.30
ao deserto: Jesus foi levado ao deserto. O deserto não é um local agradável. E seco, muito quente durante o dia e muito frio durante a noite. Às vezes, passamos também passamos desertos em nossas vidas, nestes momentos não devemos reclamar, mas buscar o Senhor.
para ser tentado: O propósito de Jesus ser levado para o deserto é para ser tentado. A tentação de Jesus fazia parte do plano de Deus. Deus permite a tentação sobre nós para nos provar. Jesus foi tentado a nossa semelhança para nos deixar de modelo. Hb 4.15 ... Ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Isso prova que é possível vencermos a tentação, pois Jesus venceu a tentação.
pelo diabo: O diabo é o principal agente da tentação de Jesus. Ele era seu pior inimigo. Ele tentou destruir Jesus várias vezes: Quando Jesus era bebê, tentou matá-lo através de Herodes. E agora quer impedir de Jesus realizar a sua obra. O diabo também é nosso inimigo. Ele quer que nos desviemos dos planos de Deus. Cuidado com ele.  Ef 6.12 “Porque a nossa luta...” Tg 4.7 Sujeitai-vos a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Mas nem sempre a tentação vem do diabo. Temos três inimigos: o mundo, a carne e o diabo. Muitas de nossas tentações vem de nossa carne, de nossos prazeres. Tg 4.1

2. E depois de jejuar: O jejum foi ensinado por Jesus Mt 6.16-18. Ele mesmo praticou o jejum. O jejum é abstinência de alimentos para nos dedicarmos à oração e a palavra de Deus. É também usado quando temos um objetivo. Mt 17.21 Quando os discípulos tentaram expulsar um demônio.
40 dias e 40 noites: 40 é um número bastante usado na Bíblia. 40 dias foi o dilúvio. 40 dias Moisés ficou no monte Sião. 40 dias Elias jejuou.
teve fome: Jesus estava com muita fome. Havia jejuado 40 dias e 40 noites. O diabo aproveitou no momento de fraqueza de Jesus. Ele sabia que ele estava muito faminto. O diabo também conhece nossas fraquezas. Ele momento ideal para nos atacar. Tomemos cuidado, e busquemo-nos ao Senhor em oração. Mt 6.13

3. Então, o tentador: Quem é o tentador? O diabo. Há vários nomes para ele: o adversário. Cada um demontra um pouco do seu caráter. Aqui Satanás é chamado de tentador. Porque uma das coisas que ama fazer é tentar. Ele tentou Jesus e nos tenta também.
aproximando-se: Foi ele chegou-se até Jesus. Veio sem convite. Aproximou-se de Jesus.
lhe disse: Agora parte para começar a tentação de Jesus! Ele começa a tentar Jesus.
Se és Filho de Deus: Se tu és mesmo Deus prove. Às vezes, somos tentados também assim! Jesus não se preocupou em provar para o diabo que Ele era mesmo filho de Deus. Porque seu objetivo era glorificar o Pai, e não ceder as tentações da carne. Não devemos ficar preocupados em provar nossa imagem, nossa fidelidade, mas devemos confiar em Deus. Ele está no controle de todas as coisas!
manda que estas pedras se transformem em pães: Jesus estava faminto, mas mesmo assim não cedeu a tentação. Ele tinha o poder de transformar pedras em pães. Ele multiplicou os pães para alimentar as multidões duas vezes. Mas não quis o atalho fácil. Confiou no Senhor, para suprir suas necessidades. Devemos sempre confiar em Deus, e não procurar meios fáceis de sustento. Como por exemplo: jogar na loteria; trapacear num concurso...

4. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Jesus não cede a tentação. Antes Ele usa a Palavra de Deus. Está escrito. É muito importante memorizar versículos bíblicos, pois quando as tentações vierem, devemos responder com a Palavra de Deus. Leia, estude, medite e memorize a Palavra de Deus. Sl 119.11
Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus: Esse versículo é citado em Dt 8.3. Jesus responde que o alimento espiritual é mais importante que o físico. O que você dá mais importância? Ao alimento físico ou espiritual? Comemos geralmente três vezes por dia. E quanto vezes lemos a Palavra de Deus?

5. Então, o diabo o levou à: O diabo mesmo assim não desistiu de Jesus. Ainda continuou com a tentação. Cuidado, o diabo não desiste facilmente de nós. É preciso estar bem alimentados espiritualmente.
Cidade Santa: Esta cidade santa é Jerusalém.
colocou-o sobre o pináculo do templo: O templo era um local muito importante para os judeus, e sem dúvida era um local bastante movimentado. Muitas pessoas passavam por ali. Por isso, era um local ideal para Jesus mostrar sua glória.

6. E lhe disse: Se és Filho de Deus: Continua querendo que Jesus prove que Ele era Deus.
atira-te abaixo: Se Jesus fissesse o que o diabo queria, todos veriam e acreditariam que Ele era o Messias. Assim, não passaria pela cruz. O diabo queria frustrar os planos de Deus. Desviar Jesus da cruz. Queria que Jesus mostrasse sua glória. Quantas vezes, buscamos glória para nós mesmos?
porque está escrito: Como Jesus respondeu na primeira tentação com a Palavra de Deus, agora ele também usa. Pois o diabo conhece a Palavra de Deus. Em nossos dias, também há muitas pessoas que deturpam a Palavra de Deus. Usam um versículo e põe suas ideias. Tomemos cuidado com isso.
Aos teus anjos ordenará a teu respeito para que te guardem; e Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra: O diabo usa somente dois versículos do Salmo 91.11,12. Interpreta o versículo de forma errada. Deus não está dizendo para pular do pináculo do templo. Mas que cuidaria daqueles que confiam nele. Sl 91.1

7. Respondeu-lhes Jesus: Também está escrito: Jesus também responde com um versículo da Palavra de Deus.
Não tentarás o Senhor, teu Deus: Jesus usa um texto do V.T. Dt 6.16 “Não tentarás, o Senhor, teu Deus, como o tentaste em Massá”. Jesus mostra que Deus protege, mas não devemos nos colocar em situação de perigo.

8. Levou-o o diabo: Ainda assim, o diabo não tinha desistido de Jesus. Ainda prossegue com a terceira tentação.
a um monte muito alto: O cenário agora é um monte muito alto.
mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles: Ele mostra a Jesus todos os reinos. Mostra poder. É como vivemos no mundo de hoje. As pessoas estão atrás de poder, riquezas. Querem possuir sempre mais. Cuidado para não sermos levados pelas ideias consumistas. Estejamos contentes com o que possuímos. I Tm 6.7

9. E lhes disse: Tudo isso te darei se, prostado, me adorares: O diabo ofereceu poder, para ser adorado. Era só isso que ele queria. Às vezes, somos tentados a negar a nossa fé. Não faz mal fazer isto. Todo mundo faz. Deixa de ser quadrado.

10. Então, Jesus lhe ordenou: Mas Jesus responde. Ele agora dá mais do que uma resposta. Ele ordena ao diabo. Somente Jesus tem esse poder. Nós não temos. A Bíblia não manda ordenar a ele, mas resistir.
Retira-te, Satanás, porque está escrito: Mas uma vez, Jesus usa a Bíblia. Ele sempre a usa. Em todas as tentações.
Ao Senhor, teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto: Somente Deus é digno de toda a nossa adoração. Às vezes, temos ídolos em nossa vida! Ídolos do conforto, da paz, da comida, da mãe, filhos, trabalho,...

11. Com isto, o deixou o diabo: O diabo, vendo que não conseguira nada com Jesus. Enfim, desistiu e foi embora.
e eis que vieram seus anjos: Então vieram os seus anjos. Anjos estavam presentes no ministério de Jesus. Um anjo anunciou a Maria o nascimento de Jesus, um anjo falou com José; um anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus. Os anjos são seres celestiais enviados por Deus para cumprirem seu proposito. Sl 103.20
e o serviram: Assim, vieram seus anjos e o serviram. Ao invés de Jesus fazer a vontade do diabo, vem seus anjos e o satisfazem. Deus recompensa quando resistirmos a tentação. Deus recompensou Daniel que não deixou de orar a Deus. Dn 6.10, 26. Também os amigos foram recompensados por não se curvar perante a imagem de Nabucodonosor. Dn 3.17-18, 28,29

Missionaria Rosangela Feitosa
10/02/2015



0 comentários:

Postar um comentário