Estudo de Mateus 5:1-12

Vendo Jesus, as multidões, subiu a um monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;
E Ele passou a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

1. Vendo Jesus, as multidões:
Jesus viu as multidões. Ele se importava com as pessoas. Várias pessoas estavam atrás de Jesus. No contexto anterior Mt 4.23-15 Vemos Jesus ensinando e pregando e evangelho do reino de Deus, e curando as pessoas. Jesus se importava com as pessoas.
subiu a um monte
E lá Ele senta porque agora tem um novo propósito. Esta era a posição dos judeus quando iam começar seus ensinamentos.
e, como se assentasse:
Mas agora ele muda o foco. O alvo não é mais as multidões. Então, Ele busca um local especial: um monte. Esse lugar era um local mais privativo. O monte.
Aproximaram-se os seus discípulos:
Os seus discípulos aproximaram de Jesus. Eles estavam desejosos de ouvir Jesus. Queriam estar sempre próximo dele. Havia uma multidão lá fora. Mas o foco deles era Jesus. Eles não se deixaram distrair pela multidão. Será que desejamos está sempre próximos de Jesus? Buscamos a sua vontade sempre? Ou nos distraímos com as coisas desta vida?
Eles estavam dispostos a ouvir. Precisamos estar com os ouvidos atentos para ouvir a Palavra de Deus.

2. E Ele passou a ensiná-los, dizendo:
Agora Jesus se dirige ao um grupo especifico, aos seus discípulos. Eles os escolheu, e agora irá capacitá-los. Jesus lhes dá um treinamento intensivo no sermão do monte. Jesus escolheu pescadores, homens incultos; publicanos, pecadores e vai transformá-los no que Ele quer para a execução do seu serviço. É assim também que Deus faz conosco. Ele escolheu pessoas pecadores, para nos capacitar para a execução de sua obra. Ele deu dons a cada pessoa. Que a cada dia possamos ser usadas por Deus.

3. Bem-aventurados os
Agora começa aqui as bem-aventuranças. No sermão do monte Jesus começa com elas. As Bem-Aventuranças são atitudes que pertencem só aos salvos, e que todos os crentes devem possuí-la. Jesus fala 8 Bem-Aventuranças. Diante de cada atitude há recompensa. Esta recompensa será recebida na glória eterna.
Bem-aventurados:
Bem-aventurado significa feliz. A verdadeira felicidade somente está em Jesus. Só os cidadãos do céu são realmente felizes.
humildes de espírito:
Estes são aqueles que veem a si mesmo como um tremendo pecador. E sendo assim, reconhece que não é nada diante de Deus. Sabe que todas as coisas dependem de Deus e não de si mesmo. Há uma frase que um professor meu dizia: “Deus é Deus, e eu não sou”.. Então, é Deus quem controla todas as coisas e não mesmos. É o oposto do orgulho.
Ex: Pedro: Ele disse: “Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador” Lucas 5.8
Isaias: Ele disse quando viu a glória de Deus: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros”
Estes homens reconhecem a sua pecaminosidade. E sabiam que nada era diante de Deus. Sabiam que dependiam de Deus. Será que dependemos de Deus em todas as situações? Ou ficamos agitados quando algo não ocorre de nosso agrado? Desanimamos diante de uma situação difícil, ou confiamos inteiramente em Deus?
porque deles é o reino dos céus:
A recompensa para os humildes de Espirito é o reino dos céus. É a morada com Deus nos céus. Você tem certeza que vai morar no céu com Jesus? Se você ainda tem esta certeza, reconheça que e pecador. Arrependa-se dos seus pecados. Jesus veio para salvar os pecadores. Mateus 9.13

4. Bem-aventurados os que choram:
Esses são aqueles que choram pelo seu pecado. Estas pessoas veem quão serio é o pecado, que se desmancham em lágrimas. Não é um choro pelas situações difíceis, ou por ser maltratado por alguém. Nem aquele choro de alegria quando conquista, ou recebe algo que desejava muito. É o choro pelo pecado.
Ex: Neemias chorou pelo seu pecado, e pelo pecado do seu povo. Neemias 1.4-7
Será que você já se entristeceu pelo pecado? Ou vê o pecado como algo normal, só porque tudo mundo faz? O pecado ‘e muito serio e desagrada ao Santo Deus.
porque serão consolados;
A recompensa para quem se entristece pelos seus pecados, é que serão consolados. Vivemos num mundo cheio de pecados, mas lá no céu não teremos mais pecado. Seremos livres da presença do pecado. Que maravilha! Uma vida sem pecado. Será maravilhoso!!!! Apocalipse 21.4  “Deus enxugará dos olhos, toda lágrima.”

5. Bem-aventurados os mansos
Os mansos são aqueles que sofrem males, sem aborrecer. Eles controlam a explosão ou implosão de raiva quando alguém lhe faz o mal. Eles não ficam irritados, nem tramam vingança contra os demais. Porque sabem, como ele é um tremendo pecador, assim também são os demais, pecadores. Os mansos entendem que as ofensas vêm de um coração pecaminoso. E deixam tudo nas mãos de Deus. Não tentam fazer vingança com as próprias mãos. Teofil disse: “Os mansos não são aqueles que nunca se iraram, pois que estes são insensíveis, mas aqueles que sentindo a ira, a dominam e se irritam quando se devem irritar.”
Ex: Moises foi chamado, o homem mais manso de toda a terra. Números 12.3
Em Romanos 12.21 diz: não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Qual a sua atitude ou emoção quando alguém te magoa? O que você sente? O que você deseja? Ainda assim, você continua amando aquela pessoa? Você é realmente manso? Você perdoa as ofensas proferidas contra você? Mateus 6.14-15
porque eles herdarão a terra:
A recompensa dos mansos é a terra. Ou seja, a vida eterna. A Bíblia diz: se não perdoamos aos homens, também Deus não nos perdoara. Por isso, só os mansos herdarão a terra. Porque só seremos perdoados por Jesus, se perdoarmos aos homens que nos tem ofendidos.

6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça
Estes são os que tem um desejo forte de fazer a vontade de Deus. Quando temos fome, desejamos comida. Quando temos sede agua. E os que tem fome e sede de justiça são aqueles que desejam ardemente cumprir a vontade de Deus. A justiça aqui é fazer o que é certo. É fazer o que Deus ordena. Os que tem fome e sede de justiça buscam viver em retidão. Esta justiça não e o desejo de que seja feita justiça pela morte das bebezinhas. Mas o forte desejo de buscar fazer a vontade de Deus.
Ex: Sl 63.1, Sl 130.6, Ef 4.15, 11-13, II Tm 3.14-16
Será que você almeja fazer a vontade de Deus? Conhecemos a vontade de Deus pela sua Palavra. Devemos lê-la, praticá-la frequentemente. Almejamos mesmo cumprir a vontade de Deus, ou vivemos para nossos prazeres.
porque serão fartos;
Estes um dia serão fartos. Nesta vida, por mais que queremos fazer a vontade acabamos pecando, porque somos pecadores. Mas não glória seremos satisfeitos. Porque passaremos toda a eternidade fazendo a vontade de Deus, servindo-o fielmente.

7. Bem-aventurados os misericordiosos
São aqueles que se compadecem de homens e mulheres por causa de seus pecados. Mesmo que tais pessoas cometam o mal contra eles, os misericordiosos farão o melhor por aquela pessoa. Vivemos  num mundo dominado pelo pecado. Pessoas estão morrendo e indo para o inferno. Vamos ser misericordiosos, levemos a mensagem santa, a todos que não conhecem Jesus! Teremos compaixão daquela pessoa que nos fez tanto mal. Vamos orar por ela!
Ex: José Gênesis 45.7-8; 50.20 Os irmãos fizeram o mal contra ele, mas ele não retribuiu com o mal, mas teve misericórdia de seus irmãos, e ainda os sustentou no tempo da fome.
Podemos ser misericordiosos não por ação, mas também com nossas palavras.
porque eles alcançarão misericórdia;
A recompensa dos misericordiosos ‘e que alcancarao misericórdia. Nos merecíamos o inferno, por sermos pecadores. Mas Deus não nos deu o que merecíamos, mas pela sua misericórdia, nos salvou, e nos resgatou da condenação eterna. Que privilégio! Que também assim, possamos ser misericordiosos, levemos a mensagem santa a todos que cruzam nosso caminho.

8. Bem-aventurados os limpos de coração
Esse é o desejo de a cada dia ser santo. Santo quer dizer separado do pecado. É buscar a santificação. E nunca ficar satisfeito com sua vida espiritual. Mas diariamente confessar os pecados. Santo não ‘e aquele que não peca, mas aquele que reconhece seus pecados e os confessa.
Pv 28.13,14; I  João 1.9 estes buscam uma vida pura diante de Deus.
I Pe 1.16 “Sede santos, porque eu sou santo”
Ex: Davi Salmo 15
porque verão a Deus;
A recompensa é que estes verão a Deus. Ah, que alegria quando teu chegarmos diante do Deus santo no ceu. Só os limpos de coração verão a Deus. Porque no céu não entra pecado. Se você ainda não se arrependeu dos seus pecados, faça isso já, e quando chegar no céu, você verá a Deus.

9. Bem-aventurados os pacificadores,
Estes são aqueles que buscam a paz. Salmo 34.14. São os que promovem a paz entre os seus inimigos. Colossenses 3.15 A paz de Cristo deve ser o árbitro nosso coração.
Os pacificadores se esforçam para que todos os homens se amem. Ele não busca apenas amar uns aos outros. Mas se empenha para que os outros amem uns aos outros.
Eles são o contrário daquelas pessoas briguentas, daquelas que em todo lugar arrumam confusão. Os pacificadores buscam resolver os conflitos e não são causadores do mesmo. I Timóteo 2.24
Jesus deixou a sua paz João 14.27
Vemos muitas situações de conflito. O que você faz quando vê um conflito, fica do lado de uma das partes? Fica calado?  Os pacificadores buscam apaziguar o conflito.
Ex: Abigail apazigou a fúria de Davi I Samuel 25
porque serão chamados filhos de Deus;
A recompensa é não seremos filhos de Deus, mas também seremos chamados assim. Seremos reconhecidos no reino de Deus como tal. Que preciosidade. Depois de sofrer as armaguras e queixas de ambos os lados, ser imparcial, ser paciente.

10. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça
Estes são aqueles que são perseguidos por sua fé. Os que recebem maus tratos por amor a Cristo. Não é ser perseguido pela sua personalidade, ou fanatismo ou falta de sabedoria no evangelismo. Embora vivamos num país livre, às vezes sofremos por causa da justiça. II Timóteo 3.12
Lembremos de nossos irmãos que estão sofrendo perseguição no mundo. Vamos orar pela igreja perseguida.
Ex: Paulo II Coríntios 11.23-35
porque deles é o reino dos céus;
E qual é a recompensa, a mesma dos humildes de espírito. O reino dos céus. Os perseguidos muitas vezes perderam tudo, mas aqui eles têm a melhor recompensa: o reino dos céus.

11. Bem-aventurados sois quando, por minha causa
Este versículo é semelhante ao anterior. Jesus dirige diretamente a eles, tanto que ele a segunda pessoa do plural. Só que com mais ênfase. Perseguidos por amor a Jesus. Jesus mais tarde avisa aos discípulos que eles seriam perseguidos. Se me perseguiram, também. Não é o servo maior, que seu senhor. João 15.19-20
Cuidado, se o mundo te amar. Será que você está vivendo uma vida santa?
vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
As pessoas não salvas odeiam os crentes. Conheço pessoas que nem comem junta de um crente. O viver do salvo incomoda eles. Assim, eles ficam à espreita buscando o que acusar nos crentes. E como alguns dão mal testemunho, eles aproveitam. Aumentam mais um pouco e logo a notícia ruim se espalha.
Depois da morte de Jesus, os discípulos sofreram muitas perseguições. Tiago foi morto a fio da espada.

12. Regozijai-vos e exultai,
Mas quando estas coisas acontecem, não é para nos entristecer. Mas ao contrário se alegrar com tal sofrimento. É uma honra sofrer perseguição por amor a Cristo. Quando as pessoas zombarem de você por agir de forma cristã, alegre-se porque terá uma morada eterna e feliz no céu.
porque é grande o vosso galardão nos céus
A recompensa deles será grande. A Bíblia não fala o que é. Mas será algo maravilhoso demais. Alguns na história até buscavam ser morto por amor a Cristo; pois tinham em mente esta recompensa.
pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
Outros já haviam enfrentado perseguições: Jeremias: Foi açoitado Jeremias 20.2; Zacarias foi apedrejado II Crônicas 24.21Elia
Hebreus 11 cita os heróis da Fé

Missionária Rosangela da Silva Feitosa

24/02/15

0 comentários:

Postar um comentário