Deuteronômio 6. 10-19

Deuteronômio 6. 10-19

Perguntas e Respostas

v.10: Havendo-te
Porque o autor usa esta palavra e não outra, com quando? Esta oração está subordinada a qual oração principal? Qual o tempo disto: presente ,passado ou futuro? Qual é a relação aqui? Te, quem é?
Este versículo está ligado com a primeira parte do capítulo. O mesmo é o capítulo mais importante de Deuteronômio, pois fala sobre a lei, na primeira parte vimos Deus mandando obedecer a lei e agora neste texto, fala para não esquecer a lei e os benefícios que eles receberiam. E a última parte mostra que eles precisam ensinar seus filhos no futuro essas coisas.

A primeira parte do versículo: “havendo-te…” é uma oração que está oração está subordinada a oração principal do versículo 12, que diz: “ guarda-te, para que não esqueças o Senhor”

Isto indica que vai ser no futuro.Quando o povo entraria na terra prometida, a qual eles já esperando a um bom tempo.

Deus promete esta terra a eles, porque naquela época havia pouca irrigação natural, uma longa estação seca era difícil uma civilização agrária.

Ao povo de Israel
Ele prometeu a Israel, todas estas coisas, pois este é o povo escolhido por Deus.



Pois:

Este conectivo conclui qual sentença? Qual é a relação dele aqui? Qual é o sentido de pois aqui?

Como nos versículos anteriores, já havia sido falado da lei. Que eles deveriam ouvir o Senhor. Esta conjunção conclui esta parte. Conclui o que já foi dito anteriomente. Pois aqui significa portanto e estabelece um relação de conclusão.



Senhor, teu Deus:

O que significa o termo Senhor? E o termo Deus? O pronome teu refere-se a quem? Porque o autor usa tanto essa expressão? Quais as implicações destes termos juntos? Porque o autor usa teu Deus aqui e em outras nosso Deus? E porque não usou somente Senhor Deus? Porque o singular “teu”, em vez do plural “vosso”?

Os tradutores gregos da Septuaginta (=LXX) utilizaram a palavra Kyrios (Senhor) para traduzir o nome de Deus, o Tetragrama hebraico (YHWH), que os judeus não pronunciavam. Este é o título mais usado no N.T. para referir-se a Jesus. Senhor é a idéia de chefe, dono, alguém que possui escravos, patrão. O termo deus significa: objeto de culto, divindade. Mas o nome Deus aqui é o nome deste Deus que os judeus não pronunciavam de tão santo que é. Esse é o Deus que fez todas as coisas, e que tirou Israel do Egito. Ele é eterno, único, soberano e outros. Isto está se referindo ao povo de Israel. O autor usa muitas vezes esta expressão para enfatizar quem era o agente, pois na terra de Canaã havia vários deuses, e o povo do local, acreditavam que eles podiam dar fertilidade e outras coisas mais. Por isso o autor usa Senhor e Deus juntos para enfatizar: quem era e além disso era o dono, dono deles, esta é a razão em colocar teu Deus, colocando teu Deus, para ficar mais pessoal, ao invés de usar a palavra vosso.



Introduzido na terra:
Qual o sentido de introduzido aqui? Que terra era essa? Onde ficava essa terra? De que modo Deus introduziria o povo na terá?
Essa palavra significa inserir, colocar, botar, embutir. Mostrando que é Deus, o agente que inseri-los na Terra, e não por eles mesmos ou através de outros. Deus os introduzirias na Terra pelo seu grande poder. Essa Terra era Canaã. Terra de gigantes, com cidades fortes e grandes, que mana leite e mel . Também lá a idolatria era grande. E ela ficava desde o rio do Egito até ao grande Eufrates.



Que, sobre juramento prometeu dar a teus pais:
Quando foi esse juramento? Como foi esse juramento? Porque Deus fez essa promessa? Quais os motivos de Deus ter feito essa juramento? Que relação tem entre juramento e prometeu? Porque Abraão, Isaque e Jacó foram chamados de pais? Porque o autor identifica o nome dos três, ao invés da nação de Israel, formando a trilogia?

Deus havia feito este juramento há muitos anos atrás, quando Ele chama Abrão para sair da sua Terra, da sua família e ir para o lugar que Deus lhe mandasse. Ele nem sabia onde iria, mas obedeceu. Deus prometeu abençoar, dar uma grande Terra e uma descendência grande. Em Gn 15 vemos Deus fazendo uma aliança com Abrão, e somente Deus passa entre aqueles animais. Isto era uma prova, que se a pessoa não cumprisse a promessa ira morrer com aqueles animais. Deus fez esta promessa porque Ele queria um povo seu. E fez questão de jurar, para mostrar que Ele sempre cumpre com suas promessas. Naquela época os outros povos adoravam vários deuses. Deus queria um povo que O adorassem.

Por isso tem o nome de Abrão, Isaque e Jacó. Eles receberam diretamente essas promessas e foram os patriarca. Abrão foi o primeiro patriarca. Depois veio Isaque seu filho, e Deus faz a promessa da Terra. Também faz a Jacó, filho de Isaque a mesma promessa e o seu filho José foi para o Egito. Lá a fome reinou e os irmãos dele foram comprar comida. Depois disto a família de Jacó ficou conhecida no Egito e foi dado um pedaço de Terra para morar. No Egito formou-se a nação de Israel. Após algum tempo Deus os tira de lá milagrosamente. É a este povo que está se referindo aqui.



Te daria:
Daria a quem? Quais as implicações da palavra daria? Porque Deus faria isto?
Deus daria isto ao povo de Israel. Isso quer dizer que eles receberiam tu do gratuitamente, não precisariam pagar por essas coisas. Deus promete esta terra a eles, porque naquela época havia pouca irrigação natural, uma longa estação seca era difícil uma civilização agrária. E também Deus têm um propósito em todas as coisas que faz, aqui seria cuidado com um povo escolhido.



v.11: “Grandes e boas cidades, que tu não edificastes: e casa cheias de tudo o que é bom, casas que não enchestes; e poços abertos, que não abristes; vinhas e olivais, que não plantastes”:
Porque o autor usa este tipo de literatura, escrevendo positivo de Deus em contraste com o negativo de Deus? Quais os sentimentos do autor, em escrever deste modo? Porque Ele dará gratuitamente estas coisas? Quando eles receberiam essas coisas? Onde receberiam? Porque o autor escreve com detalhes, as coisas que Deus daria: cidades, casas, poços e vinhas; ao invés de simplesmente dizer tudo: pois estas quatros coisas envolve tudo o que eles desejavam?
Usa este tipo de literatura para enfatizar a diferencia entre o que Deus daria e o que eles não fariam nada por isso. Escreve assim para mostrar a fragilidade do homem e soberania de Deus. Ele no seu plano escolheu dar. Também naquela época havia grandes secas sobre os povos orientais. Cada estação daria o seu fruto adequado e a nação não seria invadida pelos inimigos. Por isso o autor escreve com detalhes, o que Deus iria dar. Eles receberiam tudo isso quando entrassem na Terra prometida.



E, quando comeres e te fartares:
Qual é a relação dessa sentença, com as quatros anteriores? Quais as implicações dessa palavra ‘’quando” aqui? Porque o autor coloca comer e em seguida fartar, só comer não bastaria para expressar a sentença.
Nas outras quatros sentenças mostra as coisas que eles receberiam, e agora irá indicar o que eles devem fazer fazer quando começar a usurfruir das coisas. Essa palavra quando indica: no tempo que eles receberem essas coisas, ou então na ocasião que isto acontecer. O autor insiste em colocar comer e fartar, porque indica que eles além de comerem iriam até saciarerm-se. Ou seja não iriam sentir fome na terra.

v.12: “Guarda-te para que não esqueças o Senhor”:
O que significa guardar aqui? Como o povo deveria guardar? Por que o autor escreve, como se fosse uma ordem? Por que ele usa guarda-te e não guarde-te? Porque o autor colocou aqui o propósito de guardar? Que relação estabelece este conectivo (guardar e não esquecer) ? Por que o autor adverte para não esquecer o Senhor? Como eles poderiam não esquecer o Senhor?
Guardar aqui significa obedecer. Eles deveriam obedecer suas leis que foram ditas anteriormentes: adorando somente a Deus, amando-O, servindo-O e outros. Por isso o autor escreve como se fosse uma ordem, usando guarda-te que é o imperativo afirmativo, pois era algo muito sério. A fim de que o povo entendesse o autor coloca aqui o propósito de guardar. Se eles não obedecessem ao Senhor, viria a adversidade sobre eles.
Há uma conexão entre guardar e não esquecer. Se eles obedecessem, o Senhor, ficariam sempre lembrando Dele e conseqüentemente não O esqueceriam, pois seria fácil esquecer com tantas riquezas e abundâncias. No meio de tantas bênçãos, misericórdias e privilégios da Terra de Canaã, deveriam lembrar o fiel Deus Deveriam lembrar que todas as coisas eram dádivas de sua graça. Quando temos fartura muitas vezes esquecemos o Senhor. Para isto não ocorressem, eles deveriam sempre estar lembrando que estas coisas pertencem ao Senhor, e foi ele quem os deu.





“Que te tirou da Terra do Egito, da casa de servidão:”
Porque o Egito é chamado de casa de servidão? Porque o autor faz esse paralelismo: terra do Egito com casa de servidão? Porque Ele o tirou dali? Quando o Senhor tirou-o da terra do Egito? Por que o autor enfatiza o que Deus fez?
O povo de Deus estava no Egito habitando na melhor terra, a terra de Gosén. Quando iniciou o reinado de outro Faraó que não conhecia José, este começou a oprimir o povo, para que não aumentassem, dando-lhes trabalhos forçados, fazer tijolos. Por isso o Egito é conhecido como casa de servidão, e autor faz questão de colocar isto, junto com o nome do Egito formando um paralelismo, para qualificar esta terra. Por isso Deus os tirou dali, porque o povo estava sofrendo muito. Deus os tirou dali depois de mandar 10 pragas, e usar Moisés como o seu Porta-voz. O povo já havia passado 430 anos neste lugar.
Ë necessário colocar aqui que Deus o agente, e não outro; isto por causa dos deuses que existiam daquela época, e eles pensarem que foram os deuses os agentes.


v.13: “Ö Senhor,teu Deus, temerás, a Ele servirás, e pelo seu nome juramento.”
Por que aqui neste o autor volta a colocar: Senhor, teu Deus? Será que estas coisas que o povo deveria fazer é a mesma maneira de guardar? O autor forma uma espécie de gradação? Quais as relações de cada um desses termos com os outros? O que significa: temerás, servirás e jurarás? Será que podemos jurar hoje?
O autor volta a colocar o nome de Deus , para enfatizar a quem é o merecedor de todas essas coisas. Estas são a forma do povo guardar-se, por isso o autor forma uma gradação.
Temerás aqui na Bíblia não é medo, mas uma atitude de profundo respeito, que inclui a adoração, o amor. Servirás significa agir como servo. Já que Deus é o Senhor, e eles são os servos, que devem prestar obediência ao seu Senhor, obedecer seus mandamentos.
Jurarás: Este juramento constituía uma renovação do voto de fidelidade que ratificava a aliança e invocava a Deus com divindade que vingava a perfídia. Os três se relacionam entre si: Primeiro eles precisam respeitar o Senhor, em seguida obedecer seus mandamento e por último cumprir o pacto que eles fizeram com Deus.
Hoje nós não podemos jurar, pois o jurar que conhecemos é diferente desse jurar aqui. As pessoas hoje juram para afirmar que algo é verdadeiro, e nem sempre é. A Bíblia diz: “seja a vossa palavra sim, sim ,não ,não”.


v.14: Não seguirás outros deuses, nenhum do deuses dos povos que houver à roda de ti:
Por que o autor usa esse paralelismo? Qual a razão dele enfatizar a palavra deuses, repetindo-a na primeira linha e na segunda linha? Qual o motivo do autor caracterizar que deuses são?
Para enfatizar a idéia desse mandamento o autor repete duas vezes, enfatizam a palavra deuses, porque é a palavra principal neste versículo. Além disso ele caracteriza os deuses para que o povo soubessem quais seriam. Pois naquela região havia muitos deuses, os povos eram politeístas.
Não seguirás:
Será que os judeus já tinham feito isso antes? Qual o motivo do autor fazer esta advertência? Como é este seguir aqui?
Várias vezes quando o povo estava peregrinando para chegar na terra prometida, eles seguiram esses deuses. Um exemplo que nós temos, quando Moisés estar no monte Sinai e o povo pede a Arão para fazer um bezerro do ouro. Eles fazem e depois prestam um culto a ele, dizendo que ele era o deus que havia tirado-o do Egito. Então Deus adverte novamente, para que eles façam outra vez; fazendo como aqueles povos adorar deuses, a fim de honrar o seu nome.


Outros deuses:
Será que outros deuses se refere a todos os deuses que não são o deus verdadeiro apresentado no versículo 13? O que significa a palavra deuses?

Outros deuses referem-se a todos os deuses que não são verdadeiros. Deus é um objeto de culto, é uma divindade.
Nenhum dos deuses dos povos que houver à roda de ti:
Quem eram esses povos? Quais eram esses deuses? Qual o modo de viver desses povos? Por que eles não deveriam seguir os deuses deles? Qual o modo de viver desses povos?
Israel estava pronto para expulsar sete nações: cananeus, amorrreus, heteus, ferezeus, heveus e jebuzeus (Ex 3.8, 33.2). Esses eram os povos antes dos israelitas morarem naquela terra. Eles adoravam vários deuses. Eram idolatras, possuíam muitas riquezas; sua terra era boa; sua língua era fenícia, muito parecido com o hebraico.


v.15: Porque o Senhor, teu Deus:
Que relação estabelece este conectivo com o versículo anterior? Por que vai esclarecer aqui o motivo de não seguir outros deuses? Quais as implicações disto?
Este versículo estabelece uma relação de contraste com o anterior. Pois estava falando lá dos deuses falsos, e aqui é o Deus verdadeiro. Cita o motivo de não seguir outros deuses para que o povo não desobedeça a Ele. Isto implica num Deus santo, ao invés deles adorar os deuses dos , adorariam a Deus.
É Deus zeloso no meio de ti:
O que significa, Deus zeloso? Por que o autor coloca no meio de ti; é porque era só em relação a esse povo? Quais as implicações de ser um Deus zeloso para eles?

Deus zeloso significa que Ele tem um cuidado especial, uma dedicação externa por alguém, ciúme. Ele tinha isto somente com o povo de Israel. Implica que Deus cuida deles, mas também puni quando estão errados.
Para que a ira do Senhor, teu Deus:
Que relação estabelece este conectivo com a frase anterior? Por que a ênfase do nome Senhor, teu Deus? Como é a ira do Senhor? Qual a diferencia entre a ira humana e a divina? Ira é pecado, ou quando é pecado?

A relação que estabeleça com a sentença anterior: Se é zeloso, logo tem ira. Zelo e ira são os elementos do seu senhorio, pois indicam a sua atividade constante contra aquilo que Ele não permite. O autor enfatiza novamente quem é o agente, para os israelitas entendam que Ele é soberano. Sua ira portanto é a atitude Dele contra o pecado. Se Ele não fizesse nada contra o pecado não seria um Deus Santo. Aqui está a diferencia entre a ira de Deus e Ira humana. Deus sempre se ira por causa do pecado. Mas geralmente os homens se iram com raiva de alguém, da pessoa. Sendo assim é pecado. A Bíblia diz: “irai-vos e não pequeis”, “não se ponha o sol sobre a vossa ira” e muitos textos. Irar-se contra o pecado é correto, mas irar-se contra as pessoas é pecado.
Se acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra:
Deus ficou irado a tal ponto? Como é essa destruição, visto que mais tarde o povo seguiu outros deuses, e ainda existem? Por que o autor faz esta seqüência?

Como é um Deus santo, Ele não suporta o pecado, pois a suas natureza é separada de pecado. Por isso Ele ficou irado a esse ponto. Deus não chegou a destruir toda a nação, por causa de sua promessa. Mas os israelitas desobederam, e Deus que outros povos oprimissem, destruíssem um pouco deles, e depois foram levados quase todos para o cativeiro.
Vimos três elementos de Deus até aqui: Seu Zelo, Sua Ira e agora Seu Juízo. Tudo isso para mostrar quem é esse Deus e que o que ele pode fazer. Ele tem poder para fazer qualquer coisa do seu desejo.


v.16: Não tentarás o Senhor, teu Deus, como o tentaste em Massa:
Por que o autor usa este tipo de literatura? Qual o motivo de falar o erro que eles cometeram? Por que essa advertência que o autor faz?
O autor usa esse tipo de literatura de comparação, para mostrar o que eles não fazer em relação ao que eles já fizeram. Por isso o autor define o erro, para que eles relembrassem e com essa advertência, não repetissem seu erro.
Não tentarás o Senhor, teu Deus:
O que significa tentar? Como é que alguém tenta a Deus? Qual o motivo do autor repetir outra vez: Senhor, teu Deus? Qual a diferencia entre o homem tentar a Deus e o diabo tentar o homem? Deus tenta alguém? Por que o verbo está no futuro?

Tentar tem vários significados: pôr à prova, arriscar-se, buscar, seduzir. Nós tentamos a Deus, quando colocamos-O à prova. Mas devemos tomar para quem é, pois o autor enfatiza Senhor, teu Deus. O homem tenta a Deus testando-O e o diabo tenta o homem enganando par derruba-lo. Deus não tenta ninguém, ele prova os seus filhos para o crescimento; e o diabo tenta o crente para derrubar. O verbo aqui está no futuro, porque Deus está dando essas leis, para usar quando entrar na terra.
Como tentaste em Massa:
Por que o autor usa este conectivo? Que relação estabelece entre as duas orações? Por que o autor faz essa comparação? Como foi que o povo tentaram a Deus em sque? Que local era Massa? Quando foi que aconteceu isto? Por que o povo tentou a Deus?

O autor usa este conectivo para fazer uma ligação de uma sentença para outra, estabelecendo uma relação de comparação. Para que o povo sentisse que não para agir como eles agiram.
Em sque os israelitas tentaram a Deus. Pedindo água, e reclamando porque estavam com sede em Redifim (lugar onde pararam para acampar), disseram:’Porque Deus nos fizestes subir do Egito? Para matares de sede? Por isso o nome do lugar foi chamado de Massa. sque, em hebraico, significa prova ou processo judicial, pois eles disseram:’’está o senhor no meio de nós ou não? Isto foi quando Móisés subiu ao monte para receber as dez tábuas da lei. O povo aproveitou sua ausência, e diziam que o Deus, que os tirou do Egito, não sabiam onde estavam.

v.17: “Diligentemente”:
Diligentemente refere-se a quê? O que significa diligentemente? Por que o autor escreve que esta era a forma?
Diligentemente refere-se aos mandamentos, que significa cuidado intenso. Por isso o autor escreva dessa forma; para que eles soubessem como deveriam obedecer os mandamentos.
“Guardarás” :
Por que agora o verbo está no futuro? Esse verbo tem o mesmo sentido do outro no versículo 12? Por que eles precisavam guardar tudo isso?
Pele mesma razão versículo anterior? Ë o mesmo significado de outro verbo no versículo 12. Deveriam guardar tudo para ser bem sucedido na terra , que o Senhor deu.
Os mandamentos do Senhor, teu Deus, e os testemunhos, e os seus estatutos:
Por que o autor identifica que são do senhor essas coisas? Por que ele usa essa trilogia? O que significa cada termo da trilogia? Há alguma relação entre eles?

O autor identifica de quem é, para que eles não pensem ser de outros. Usa uma trilogia para dar um sentido geral de toda a palavra de Deus. Essas palavras são repetidas no salmo 119, simbolizando a palavra de Deus. Mas em outro sentido cada uma tem um significado: Mandamento: código moral, testemunhos: , estatutos:


v.18: Farás:
Por que além de guardar essas coisas: não tentar o Senhor, não seguir outros deuses, temer, servir, jurar, não squece-lo; ainda acrescenta mais coisas para o povo fazer? Ou isto já está implícito nos versículos anteriores?
A repetição é uma característica do Pentateuco. Neste versículo são reiterados mais uma vez, os elementos que já tínhamos visto por várias vezes.
O que é reto e bom aos olhos do Senhor:
Quais os conceitos de reto e bom? Por que o autor usa hendíade aqui? Como pode fazer o que é reto e bom aos olhos do Senhor? Por que também o autor usa antropomorfismo: olhos do Senhor, ao invés de somente Senhor?

Reto significa: íntegro (completo, inteiro), honesto (incorruptível). E bom significa: que tem as qualidades exigidas. Para mostrar tudo o que eles precisam fazer, o autor usa outro método: hendíade. A obediência era algo absolutamente necessário para a entrada na Terra prometida. O autor prefere usar olho do Senhor para enfatizar que está observando tudo.
Para que bem te suceda:
Que relação estabelece, este conectivo; para com a frase anterior? O que significa ser bem sucedido? Tem alguma relação com as coisas dos versículos 10 e 11?

Este frase estabelece uma relação de condição e conseqüência. Se eles obedecessem a Deus seriam bem-sucedidos. Ser bem-sucedido significa aqui ser livre dos inimigos, estar sem guerras; ou então se vier algum povo contra eles, sairá derrotado. Também é no sentido de sempre ter o necessário: alimento, vestes, casas, e outros. Também ter saúde e filhos. São justamente as coisas citadas nos versículos 10 e 11, que eles teriam.





E, entres, e possuas:

Por que o autor escreva gradativamente? Como entrariam? E mais como possuiria a terra? O que significa mesmo cada um desses termos? Que relação há entre os mesmos?

O autor escreve gradativamente para detalhar tudo o que iria acontecer com eles. Eles entrariam na terra por ação divina. Deus estava agindo. Alguns povos eles lutariam e Deus daria a vitória e assim eles poderiam entrar na terra, mas em Jericó eles marcharam 7 vezes, e os muros da cidade caíram. Guerrearam com o povo da cidade e entraram. Então possuiria a terra, matavam as pessoas e eles ficavam com tudo de bom na cidade: vinhas, casas, poços> estas coisas que são citadas nos versículos 10 e 11.

Entrar significa: ir ou vir para dentro. E possuir: ter a posse de bens matérias. Há uma relação de acedência. Primeiro eles viriam para dentro da terra, depois teriam a posse dos bens matérias.



v.19: Lançando todos os inimigos de diante de ti, como o Senhor, tem dito:
O que significa lançando? Quais as implicações de lançando aqui? Quem eram os inmigos? Por que o autor escreveu todos os inimigos, e não só inimigos? Qual é o sentido de diante de ti? Que relação estabelece o conectivo: ‘como’ entre as duas orações? Quando o falou que iria fazer isto? Porque o autor enfatiza que Deus tinha dito?
Lançar tem vários significados; mas neste texto é expelir. Eles deveriam expulsar os seus inimigos, que eram sete nações, mais poderosas do que eles. Eram os heteus, girgaseus, amorreus, cananeus, ferezeus, heveus, jebuseus (Dt 7.1). E o autor enfatiza que eles vão destruir TODOS, não vai nenhum dos seus inimigos sem destruição. E eles irão presenciar tudo isso : ‘’diante de ti”
Como estabelece uma relação de confirmação da sentença anterior. Da mesma foram que o Senhor falou iria acontecer. Conforma versículo 10 isso seria quando entrassem na terra prometida. E é o Senhor que irá fazer isto o autor enfatiza mais uma vez, para que eles não pensem que pela sua força; mas obra de Deus.




Conclusão:



Tema central:

Guardar para não esquecer o Senhor.

Esboço:

I. Nas bênçãos: v.10-12

1. Moradia: v.10

A. Dada por Deus

B. Garantida por Deus

2. Bens materiais: v.11

A. Casas boas

B. Poços abertos

C. Vinhas e olivais

3. Livramento: v.12

II. No culto: v.13

1. Temendo

2. Servindo

3. Jurando

III. Nas tentações: v.14-16

1. Não seguir o mundo: v.14

2. Evitar a ira de Deus: v.15

A. Natureza de Deus

B. Punição de Deus

3. Não testar a Deus: v.16

A. Passado

B. Futuro

IV. Na obediência: 17

1. Nos mandamentos

2. Nos testemunhos

3. Nos estatutos

V. Na vida: 18-19

1. Agindo corretamente: v.18

A. Ação:

a. Retidão

b. Bondade

B. Conseqüência:

a. Ser bem sucedido

b. Herdar e possuir a terra

2. Expulsando as coisas negativas: v.19





Aplicação:



v.10: Deus sempre providência tudo o que precisamos. Ele promete hoje também cuidar de nós, assim com ele fez com o povo de Israel. Na sua palavra diz: Não Te deixarei, nunca jamais te abondanarei. Devemos então confiar nele para tudo; pois até a cidade onde nós moramos, foi Deus que deu.



v.11: Tudo o que nós pertence a Deus. Aqui vimos que Deus deu ao povo de Israel tudo quanto eles precisavam. Basicamente era tudo o que uma pessoa almejava naquela época. Mas hoje Deus é o mesmo e Ele promete a nós também tudo quanto precisamos. Em Mt 6:33 diz: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus, E todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não devemos, então nos preocupar quando parecer faltar às coisas.



v.12: Outro perigo que pode haver, é termos tantas coisas que rejeitamos Deus. Por isso Jesus adverte: “Quão difícil entrar um rico no reino de Deus. Ãs vezes nem só com ricos acontece isto. Uma pode ter qualquer coisa, e esquecer que isto veio de Deus. Pode ser bens matérias, posição, emprego, inteligência, formosura, talentos e outros. Achamos muitas vezes que somos alguma coisa, e aí esquecemos que Deus existe.



v.13: Nós estamos temendo a Deus? Temer é ter profundo respeito por Ele. O que fazemos quando estamos diante Dele? Devemos lembrar que sempre estamos diante de Deus. Além de respeitá-lo precisamos servir. Isto não é só na igreja, mas sim também em outros lugares. Servir: na liderança, na limpeza, ajudando um irmão (aconselhando, exortando, fazendo algum trabalho para ele).



v.14: Pensamos nós não seguimos deuses. Pois o Senhor falou para não os deuses dos povos, pois eles deveriam ser uma nação diferente. Mas muitas queremos seguir as coisas do mundo. Fazer igual o mundo: nas músicas, nas vestes, na linguagem, na vida.



v.15: Sempre que pecamos contra Deus ele nos perdoa, mas temos sérias conseqüências. Pois Deus tem ira, mas a ira dele é diferente da ira do homem. Deus se ira contra o pecado. Mas nós iramos, ficamos com raiva de nosso irmão; isso é pecado. Se você hoje estiver irado com alguém, perdoe e converse, sobre o que ocorreu.



v.16: Como é que alguém tenta a Deus? Colocando à prova. Colocar à prova é viver reclamando do que Deus fez. Não devemos ficar reclamando das coisas que Deus nos deu, como fizeram os israelitas.



v.17: Precisamos fazer com máximo cuidado, com dedicação; obedecer aos princípios de Deus. Praticar a sua Palavra. Tg diz: Se alguém é ouvinte e não praticante é igual a pessoa que contempla no espelho o seu rosto natural, e logo se esquece como era a sua aparência.



v.18: Além disso devemos ser íntegros, irrepreensível: alguém que nada de ser acusado. Também precisamos cumprir todas as exigências de Deus. Somente obteremos sucesso. Quer ser bem sucedido? Obedeça a Deus. Será bem sucedido em tudo. Não somente na vida espiritual, mas também na vida secular.



v.19: Devemos também evitar todo tipo de tentação. Deus mandou o povo expulsar todos os inimigos, mas eles não expulsam todos; então os povos adoravam deuses influenciam os israelitas também a adorar deuses. Não pensemos irmão que somos fortes. Por isso, quando vermos a tentação ali, devemos fugir. Se não for possível, devemos resistir. A Bíblia diz: Sujeitai-vos a Deus, resistir ao diabo, e ele fugirá de vós. Ë a promessa de Deus para nós.

2 comentários:

Unknown disse...

Oque o povo nunca poderia fazer

Missionária Rosangela Feitosa disse...

Sim é

Postar um comentário