Identificação de todas as referências em Romanos:
Glória: 1.23; 2.7,10; 3.7,23; 4.20; 5.2; 6.4; 8.18,21; 9.4; 23; 11.36; 15.17 e 16.23.
Gloriar: 2.17,23; 4.2; 5. 2,3,11; 11.18 e 15.17.
Glorificar: 1.2; 8.17,30; 11.13; 15.6 e 9.
Honra: 2.7,10; 9.21; 12.10 e 13.17.
Definição de palavras chaves:
Glória: 1. Fama adquirida. 2. Pessoa famosa. 3. Honra, orgulho. 4. Magnificência, brilho, esplendor. 5. Alegria, satisfação. 6. Grande mérito, superioridade. 7. Vaidade, vanglória. 8. Preito, homenagem.
Estudaremos glória nos sentido de grande mérito,superioridade.
Gloriar: 1. Cobrir de glória. 2. Cobrir-se de glória. 3. Ufanar-se,glorificar-se, vangloriar-se. 4. Fazer consistir sua glória em alguém ou algo.
Na Bíblia o sentido geralmente usa é cobrir-se de glórias, glorificar-se. Mas em Rm 5 é cobrir de glórias.
Glorificar: 1. Prestar glória ou homenagem. 2. Dar glória, honra. 3. Canonizar. 4. Adquirir glória.
Em Rm 8 o sentido é adquirir glória. Já em Rm 11.13 é prestar glórias, homenagem.
Honra: 1. consideração e homenagem à virtude, ao talento de alguém. 2. Sentimento de dignidade própria que o indivíduo a procurar merecer e manter a consideração geral. 3. Dignidade, probidade, retidão. 4. Grandeza, esplendor, glória. 5. Pessoa ou coisa que é motivo de honra. 6. Culto, veneração. 7. Graça, mercê, distinção. 8. Honestidade, pureza.
Estudaremos honra no sentido de grandeza, esplendor, glória.
Esboço:
Introdução: Talvez você já tenha pensado que gloriar- se é sempre errado. Mas que tipo de glória é essa? E quem deve dar e receber glórias? Estudaremos dois tipos de glórias:
I. Divina:
a) A glória deve ser dada a Deus:1. Motivo:
· Ele é insondável e inescrutável. 11.33-36
· Ele é o Deus único e sábio. 16.27
2. Quem:
· Os judeus.15.6
· Os gentios. 15.9
· Conclusão: Todos devem dar glórias a Deus.
Ex: Abraão: Creu em Deus dando graças a Ele. 4.20
Resumo doutrinário: Todos judeus e gentios devem dar glórias a Deus. Os judeus foram a nação escolhida e precisam glorificar a Deus. Mas Deus também escolheu os gentios. Ou seja todas as nações devem dar glória a Deus. Pois esse é o Deus único, maravilhoso e não há palavras para explicá-lo.
Aplicação: Será que estamos dando glórias a Deus? Precisamos sempre lembrar que Deus é soberano. Nós nunca conseguiremos entendê-lo.
b) Não pode ser trocada a glória de Deus:
1. Pessoas que não glorificaram a Deus: 1.21
· Tinham o conhecimento de Deus.
· Resultado: Tornaram-se loucos
2. E trocaram a sua glória: 1.23 e 24.
· Pela sua criação.
· Resultado: Deus os entregou à imundície.
Resumo doutrinário: As pessoas estavam trocando a glória de Deus, mesmo conhecendo o criador, estavam glorificando a sua criação. Deus os castigou, entregando-os aos seus próprios pecados.
Aplicação: Às vezes pensamos: eu não estou adorando imagens, eu não troco a glória de Deus. Mas será? Quando colocamos outras coisas acima do lugar de Deus, estamos, fazendo isto. E com certeza teremos o resultado disto.
c) Precisamos da glória de Deus: 3.23
1. Quem:
· Judeus
· Gentios
2. Conclusão: todos
Resumo doutrinário: Os judeus, muitas vezes pensavam que por serem o povo escolhido, não precisava de Deus. Mas Deus diz que todos: incluindo judeus e gentios pecaram e precisam da glória de Deus.
Aplicação: Muitas pensamos que somos bons demais e esquecemos que precisamos de Deus. Pensamos: eu não faço coisas erradas como fulano faz, eu estou bem, estou certo. Cuidado!
d) A glória de Deus é a nossa esperança: 5.2
1. Para não nos gloriamos
2. Mas gloriamos-nos em Deus.
Resumo doutrinário: Deus nos justificou, nos deu paz, acesso a Ele. Mas nós nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Deus é esperança. Na eternidade veremos melhor essa glória.
Aplicação: quando estivemos passando por problemas devemos lembrar da glória de Deus, queé a nossa esperança.
b>II. Humana:
a) Glórias certas:1. Na esperança da glória de Deus. 5.2
2. Nas próprias tribulações. 5.3
3. Em Deus, por meio de Jesus. 5.11 e 15.17
Resumo doutrinário: Existem três formas corretas de nos gloriamos, que se resumam em duas: Em Deus e nas tribulações. Pois as tribulações produzem perseverança, a perseverança… esperança. Tudo isso é feito com o amor de Deus.
Aplicação: Quando temos problemas lembramos de olhar para Deus, e vê o propósito de Deus naquilo? Ou ficamos murmurando e reclamando sempre?
b) Glórias erradas:
1. Gloriar-se contra os outros. 11.18
2. Gloriar-se pelas obras que façamos. 4.2 e 2.23.
Resumo doutrinário: Os gentios que foram enxertados, não deveriam gloriar-se contra os ramos. Porque Deus foi quem o colocou ali. Nem tampouco Abraão podia gloriar por suas obras, pois não foi justificado por obras, mas pela graça de Deus.
Aplicação: Nós não podemos gloriamos pelas coisas que nós fazemos, ou temos. Pois se temos dinheiro, inteligência, sucesso é porque Deus nos dá. Nada que façamos faz nos melhor diante de Deus.
.
c) Recebimento de glórias
1. Pessoa que tem a vida eterna. 2.10 e 2.7.
2. Receberemos glórias juntamente com Cristo. 8. 17
3. Deus já nos glorificou. 8.30
4. A glória que receberemos não pode ser comparada com o nosso sofrimento.
Resumo doutrinário: No futuro, todos os salvos hão de receber glórias. Receberemos juntamente com Cristo, pois somos co-herdeiros com Cristo. Mas para Deus Ele já fez isso. Deus já nos glorificou, pois Ele não está limitado pelo tempo. Essa glória será tão boa que não pode ser nem comparada com o nosso sofrimento.
Aplicação: Será que ansiamos receber essa glória no céu? Somos gratos a Deus por isto? Vamos lembrar sempre que temos uma guardada para nós no céu.
Conclusão: Vimos dois tipos de glórias: divina e humana. Só Deus é digno de receber toda glória e honra. Então o homem só pode gloriar em Deus e nas próprias tribulações que também levam a Deus.
: Vamos dar glórias a Deus sempre, e deixar nos gloriarmos em nós mesmos!
0 comentários:
Postar um comentário