Alegria em meio ao sofrimento

Alegria em meio ao sofrimento

 

Ter alegria no sofrimento parece bem contratante. Como é possível ter regozijo mesmo nas adversidades? No entanto, a Palavra de Deus nos mostra que isto é possível!

 

I.                   Por que ter alegria mesmo no sofrimento?

a)      Porque é uma ordem:

Tiago 1.2 diz: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria, o passardes por várias provações”.

É comum no sofrimento sentirmos tristeza, angústia, decepções e isso pode levar-nos à depressão. Mas a Bíblia nos afirma que devemos nos alegrar mesmo no sofrimento.

Não fique se queixando, e se lamentando diante das pessoas. Mas derrame todas as angústias e sofrimentos diante de Deus e confie que Ele está a cuidando de tudo. Ele é soberano! Nada ocorre por acaso, então, alegre-se porque mesmo no sofrimento o Senhor está cuidando de você.

 

b)     Porque temos exemplos a serem seguidos:

1.      Paulo:

Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4). Paulo estava na prisão quando escreveu esta carta (Fp 1.7). Ele disse: “sempre me regozijarei” (Fp 1.18).

 

2.      Maria Amorim:

Maria tem dores 24 horas, mas não se queixa, nem vive se lamentando, mas agradece ao Senhor Deus cada vez que consegue levantar-se da cama e fazer suas atividades. Ela sempre está agradecendo a Deus!

 

S.T. “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp 1.21). Paulo colocava sua fonte de alegria no Senhor!

 

c)      Porque a provação produz perseverança.

Devemos nos alegrar nos sofrimentos porque eles produzem a perseverança. Em Tiago 1.3 está escrito: “Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” A provação gera a perseverança. Os sofrimentos nos fazem ficar mais próximos de Deus! Por isso, vamos nos alegrar mesmo nas provações!

 As provações nos purificam e nos fazem ser mais parecidos com Cristo. Deus usa o sofrimento para nos aperfeiçoar. Ele está nos lapidando assim como o outro é purificado. Para que o ouro seja purificado é passado pelo fogo até se tornar puro. Assim, também as provações nos purificam e nos levam para mais próximos de Deus!

As provações me levaram para mais próximo do Senhor!

 

Jó fala: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora meus olhos te veem” (Jó 42.5)

 

 

II.                Como ter alegria mesmo no sofrimento?

 

a)      Focalize em Deus e não no problema

 

Foque em Deus e não no problema: John Piper; Não desperdice o seu câncer

Nossa fonte de alegria é o Senhor, e não depende da circunstância do nosso redor. John Piper relata muito bem isso nos seus livros e pregações. Nossa fonte de alegria é Deus! Quando estamos plenamente satisfeitos nele, as aflições não nos abalarão. Porque nossa alegria não está fundamentada nas circunstâncias, e sim naquele que cuida de nós o tempo todo. 

 

Habacuque focalizava em Deus:

Todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação!”. (Habacuque 3.18) O profeta percebeu isso! Habacuque foi um grande homem de Deus! O povo de Israel estava em grande pecado! Por isso, Deus permitiu que eles fossem castigados pelas nações inimigas! Eles estavam sofrendo muito e para todo lado que Habacuque olhava só havia sofrimento e destruição! Ele só via sofrimento ao seu redor! Mas Habacuque percebeu que a sua alegria estava no Senhor!

Ele disse: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação! O SENHOR Deus é a minha fortaleza. (Habacuque 3.17-19)

Ele sabia que tudo vinha de Deus e não das circunstâncias ao redor! Habacuque observava o cuidado do Senhor! Você demonstra alegria e vive assim observando em cada detalhe de sua vida o cuidado de Deus, e agradece a Ele pelo seu imenso cuidado, ao invés de focar no seu sofrimento? Focalize nas grandezas de Deus e no Cuidado de Deus para com você.

 

Satisfação


Satisfação é ter a Cristo

Não há melhor prazer já visto

Sou de Jesus e agora eu sinto

Satisfação sem fim

 

Sim, paz real.

Sim, gozo na aflição.

Achei o segredo

É Cristo no coração

 

Satisfação é não ter medo

Pois meu Jesus virá bem cedo

Logo, em glória, eu hei de vê-lo.

Satisfação sem fim!


 

b)     Perceba que Deus está no controle.

 

1.      Deus é soberano e controla tudo segundo o seu propósito.

Rm 8.28- “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

 

Paulo percebeu que o seu sofrimento trouxe progresso para o evangelho. Fp 1.12-14 “E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.

 

A viagem pelo Piauí para chegar ao Seminário. Uma viagem de 18 horas, na qual, Deus me deu a oportunidade de evangelizar 10 pessoas que se sentaram ao meu lado!

 

c)      Expresse gratidão a Deus todos os dias e em qualquer situação.

Seja grato ao Senhor mesmo no sofrimento

Ser grato a Deus é ter a certeza de que Ele está cuidando de cada um de nós e fazendo sempre o melhor. A Bíblia, em vários momentos, nos incentiva a dar graças e louvores ao Senhor. Que tal começar o dia agradecendo? “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo nome.” (Salmo 103.1)

Agradeça ao Senhor em cada momento do seu dia. Ao acordar, ao trabalhar, ao comer. Sempre temos motivos para agradecer ao Senhor.

Registre diariamente as bênçãos de Deus sobre sua vida!

Agradeça a Deus a cada instante, mesmo nos momentos difíceis, veja o cuidado de Deus e bendiga ao Senhor!

 

Por exemplo, se você tem uma dor que não cessa, mas se ainda consegue se levantar da cama, agradeça a Deus por este privilégio. Se você está passando dificuldades financeiras, mas tem alguma coisa para comer, agradeça a Deus por isto, ao invés de ficar pensando no que gostaria de ter. Se você está enfrentando problemas no trabalho, agradeça a Deus por ter este trabalho, há muitas pessoas não tem nenhum trabalho. Veja o cuidado do Senhor em cada parte do seu dia e da sua vida. Se você não tem um transporte, mas tem pernas fortes para andar, agradeça a Deus por isto.

 

Missionária Rosangela da Silva Feitosa 
Whatsapp: +258 84 543 1425 
missrosangelafeitosa@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário