4° Lição: Estudos - Como agir nas provas e exames?


Lição 16
Lições Temáticas para crianças

4° Lição:
Estudos

Como agir nas provas e exames?

Textos Bíblicos: Provérbios 23.12; Provérbios 16.20;
Alvo: Que a criança saiba como se preparar para as provas de maneira que agrade ao Senhor
Versículo: Provérbios 16.20 – O que atenta para o ensino acha o bem e o que confia no Senhor é feliz!
*     Músicas: Na minha vida eu te exalto... / Na minha classe eu te exalto...

Esboço:
I.             Estude bem antes da prova
II.            Preste atenção ás aulas
III.          Não cabule, não cole
IV.          Não dê a resposta pra os outros na hora da prova

Introdução: Você gosta de prova? Veja só o que aconteceu com Julinha.
(Fig 1)
Oi Julinha, o que aconteceu? Por que você está tão preocupada? Julinha respondeu, é porque hoje é dia de prova e eu não sei de nada! Sua amiguinha perguntou? Você estudou? É, mais ou menos. Estudei só um pouquinho. Eu também tenho prova hoje Julinha, mas estou tranquila porque estudei bem. Sabe crianças, é muito importante estudar bastante antes da prova. Isso agrada a Deus. A Bíblia diz em Provérbios 23.12 - Aplica o coração ao ensino e os ouvidos as palavras do conhecimento. Estudar agrada a Deus! Estude, estude bem bastante antes da prova.

(Fig 2)
Se ainda tiver dúvida peça ajuda. Peça ajuda ao seu professor, ou aos seus pais outra pessoa que possa te ajudar. Também é muito importante prestar bastante atenção na aula. Para você compreender bem a explicação do professor, e assim tirar uma boa nota na prova. Durante a aula, Fique atento, preste atenção. Provérbios 16.20 - O que atenta para o ensino acha o bem. Por isso, fique bem atento na aula. Se tiver dúvidas, faça perguntas ao professor. Foi isso que amiguinho de Juliana fez. Ela estava sempre atenta na aula, e quando chegou o dia da prova estava tranquila.

(Fig 3)
Ao chegar no momento da prova, Julinha estava nervosa. Ela recebeu a prova começou a ver todas aquelas perguntas, na qual não sabia as respostas. Então ela pensou: Vou dar uma olhadinha na prova do meu colega, esticou os olhos e começou a copiar a resposta dos colegas. Isso que Julinha fez é pecado. Ela estava copiando uma resposta que não era sua, para depois tirar uma nota que não lhe pertencia. Isso é um roubo, você está roubando a nota do outro, e é pecado! Cabular é pecado! Colar na prova é pecado! Deus não se agrada disso. Em Provérbios 13.15 diz: A boa inteligência consegue favor, mas o caminho dos pérfidos é intransitável. Se você é honesto e estudou, Deus vai te ajudar na hora da prova. Pois ele é que dá a inteligência, Como diz em Provérbios 2.6. Mas se você olha a resposta do outro, isso é pecado!

(Fig 4)
Julinha continuou a escrever a prova olhando a resposta do coleguinha. Mas quando chegou a questão seis, o seu coleguinha não tinha respondido. Então ela falou bem baixinho no ouvido da sua amiguinha e disse: Estou a pedir a resposta da questão seis. Sua amiguinha lhe respondeu: Eu não posso fazer isso! Isso não agrada a Deus! Julinha continuou a insistir e disse: Então, não vou mais ser sua amiga. Sua amiguinha me respondeu: Eu posso te ajudar a entender a matéria antes da prova, mas agora não! E vocês crianças, quando alguém te pede a resposta na hora da prova, você dá? Se você der, também está cometendo pecado! Isso não agrada a Deus! Se o coleguinha tem dificuldade em aprender, você pode ajudá-lo antes da prova, e explicar o que ele não entendeu! Assim, você está fazendo o que agrada a Deus!


Conclusão e aplicação:
Como você pode se preparar para fazer uma prova? Preste bem atenção as aulas. Estude bem antes das provas. Na hora da prova não der a resposta para ninguém. Também não peça a resposta de ninguém, confie no Senhor, e Ele te ajudará a lembrar do que você estudou!

0 comentários:

Postar um comentário