1° Lição de Salvação A salvação é somente pela graça - 8° Doutrina: Soteriologia: Estudo de salvação - Lição 19 Lições doutrinárias para crianças


Lição 19
Lições doutrinárias para crianças

8° Doutrina: Soteriologia: Estudo de salvação

1° Lição de Salvação
A salvação é somente pela graça

Textos Bíblicos: Efésios 2.8-9; Isaías 64.6; Romanos 6.23
Alvo: Que a criança saiba que a salvação é somente pela graça de Deus
Versículo: Efésios 2.8-9 - “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie”
*     Músicas: Jesus me ama e quer salvar-me. https://youtu.be/boSGC-Jw4mQ  
Esboço:
I.             Boas obras não salvam Efésios 2.8-9
II.            Nosso coração está cheio de pecados Isaías 64.6
III.          Salvação é um presente de Deus Efésios 2.8-9
IV.          Mas nós não merecemos a salvação Romanos 6.23
Introdução:
Como podemos ser salvos? Será que se fizemos coisas boas teremos a salvação?
(Fig 1) Mariana pensava que se fizesse muitas coisas legais, ela chegaria lá no céu. Cada vez que ela fazia uma coisa ruim, ela tentava fazer uma coisa boa para compensar o que havia feito de ruim. Ela achava que as coisas boas cobriam as ruins e assim seria salva. Muitas pessoas também pensam assim como Mariana. Elas fazem sempre boas obras para serem salvas por Deus. Efésios 2.8-9 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie”. A salvação não vem pelas boas obras.

(Fig 2) Mas porque a salvação não vem de obras? Porque nós somos pecadores. A Bíblia diz em Isaías 64.6 que “todas as nossas obras são como trapo de imundície”. Por mais que façamos coisas boas, mas ainda temos o pecado em nosso coração. Quando você veste uma roupa bem limpinha, mas seu corpo está sujo, você não tomou banho. Será que você vai ficar limpo, só porque vestiu a roupa limpa? De forma nenhuma! Você precisa tomar banho pra ficar limpo. Assim também fazer coisas boas não tira o pecado de você. Porque nosso coração está sujo. Nosso coração está cheio de pecado. A Bíblia fala em Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Nosso coração é cheio de pecado. O roubo, a mentira, a desobediência, a maldade, a raiva, o orgulho vêm do nosso coração. Então até as coisas boas que tentamos fazer estão contaminadas pelo pecado!

(Fig 3) A salvação é um presente de Deus! Quando você recebe um presente, você apenas aceita e agradece a pessoa que o deu, não é assim? Assim que acordou Fernanda viu que tinha um enorme presente para ela ali na sala. Ela ficou muito contente e logo foi abrir seu presente. Ela não disse: eu tenho que pagar por esse presente! Ela apenas aceitou o presente. A salvação também é assim. É um presente que Deus dá. Efésios 2.8-9 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie”. A salvação não vem pelas boas obras. A salvação é de graça, é de bola. Não precisamos pagar por ela. Deus pela sua bondade nos dá totalmente de graça!

(Fig 4) Deus nos dá de graça a salvação. Mas nós não merecemos a salvação! Numa escola, o professor resolveu dar a nota máxima ao todos os seus alunos no primeiro dia de aula. Aqueles alunos receberam a nota máxima sem ter estudado. Eles não mereciam a nota máxima, pois para conseguir isso, deveriam estudar. Sua nota foi imerecida. Assim também a salvação é pela graça. Graça é um favor imerecido. Nós não merecíamos a salvação. Ela é pela graça de Deus. Pelo contrário, todos nós merecíamos a condenação, isto é, o inferno. Porque todos nós pecamos contra Deus. Somos pecadores. Todos os dias pecamos contra Deus. E Deus odeia o pecado. Quando você desobedece aos seus pais, o que você merece? Você merece a disciplina, não é? Da mesma forma, nós que pecamos contra Deus merecíamos o inferno. A Bíblia fala em Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Conclusão e Aplicação:
A salvação é somente pela graça de Deus. É algo que Deus nos dá embora não merecemos. Não precisamos trabalhar para conseguir a salvação. Então, como receber este presente de Deus? Na próxima lição estudaremos sobre isto!

0 comentários:

Postar um comentário