Feminilidade em Tito 2.3-5


Feminilidade em Tito 2.3-5

Quebra-gelo:
Será colocado antes embaixo de algumas cadeiras o nome de alguns ingredientes de fazer bolo, como por exemplo: ovos, leite, farinha de trigo, óleo, açúcar, etc...
Antes de começar o estudo, as irmãs devem encontrar os ingredientes do bolo. Quem encontrar mais ganha uma lembrancinha.

Introdução:
Assim como para fazer um bolo precisamos de vários ingredientes. A Bíblia nos fornecem a receita para verdadeira feminilidade. Vamos abrir as nossas Bíblias em Tito capítulo 2.
Em Tito capítulo 1, Paulo retrata a situação terrível da sociedade em que vivia Tito. As pessoas eram insubordinados, mentirosas enganadoras, preguiçosas.  Tito 1.10-13. Dizem que conhecem a Deus, mas negam pelas suas obras. Tito 1.16.
Isso não parece com nossa sociedade hoje. Vivemos numa sociedade de tantos conflitos, enganações e mentiras. As pessoas  são religiosas, mas não obedecem de fato ao Senhor.
Mas Paulo diz a Tito 2.1 que ele deveria ser diferente. Tu, porém, fala o que convém a sã doutrina.
A sã doutrina é o ensinamento bíblico.
Depois de tratar sobre o verdadeiro homem, Paulo fala como deve ser a mulher cristã.

v.3-Quanto as mulheres mais velhas…
Sempre seremos uma mulher mais velha para outra mulher. Se você tem 15 anos, você é mais velha do que outra que tem 14, e assim por diante. Então aqui começa a lista de coisas que uma mulher bíblica deve ser:

  1. Séria em seu proceder: v.3
Significado: Sérias em seu viver; Reverentes na maneira de viver; Viver de modo digno; Dedicadas a Deus
As mulheres cristãs devem ter uma vida exemplar, uma vida dedicada a Deus. Deve ser uma mulher piedosa. Alguém digno de ser imitado. Ela vive uma vida de santidade, como diz em primeira Pedro 1.16 “Sede Santos, porque eu sou santo”. Como mulher cristã, será que temos vivido uma vida de santidade? Somos exemplos para outras mulheres? A mulher verdadeiramente Cristã Vive cada dia para a glória de Deus. I Coríntios 10.31 “Portanto, quer comais, que bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para glória de Deus!”. Certamente todas nós temos alguém que tomamos como exemplo. Que nós também possamos ser exemplos para outras mulheres, vivendo uma vida de santidade.


  1. Não caluniadoras: v.3
Significado: Não ser fofoqueira
Esta mulher exemplar que vive cada dia para glória de Deus, que busca viver uma vida de santidade, evita ser caluniadora. Caluniadora é a pessoa fofoqueira. No grego a palavra é diabolos. Pois a calúnia vem do diabo. Tiago 3.1-12 fala do grande poder que a língua tem.  Com ela podemos ser bênção ou maldição para os demais. Em Provérbios 18.21 para que a morte e a vida estão no poder da língua. Será que nossa língua tem sido usada para bênção ou maldição? O salmista deseja que a sua língua seja agradável ao Senhor. Salmo 19.14. 


  1. Não escravizada a muito vinho: v.3
Significado: Não dadas a muito vinho; Não beber vinho em excesso; Nem chegada a muito vinho
Antigamente era costume as pessoas tomarem vinho, mas alguns nessa prática acabavam se embebedando. Por isso, Paulo adverte que as mulheres devem ter cuidado com o vinho. Isto mostra que devemos ter cuidado com o pecado da embriaguez. Quando for convidado para uma festa, Não ceda à pressão de tomar só um gole de bebida alcoólica. Pois depois deste gole, vem outro e mais outro e a pessoa acaba ficando viciada na bebida alcoólica.
Mas também devemos ter cuidado com outros vícios. A mulher verdadeiramente cristã não deve ter o coração cheio de vícios. Isso é pecado. Seu coração deve adorar apenas a Deus e não fabricar ídolos no seu coração. Será que estamos sendo fiel a Deus de todo coração?


  1. Mestra do bem: v.3
Significado: Capaz de ensinar o que é bom; Ensinar o que é bom
Porque tudo isso? Nós devemos ensinar a outras mulheres. v.4 Uma mulher espiritualmente madura deve intencionalmente investir na vida de outra mulher. Primeiro devemos ser exemplos, e depois ensinar a outras pessoas. Sempre estamos ensinando outras pessoas. Alguém fica doente e você receita um chá, dá orientação sobre uma receita e outras coisas da vida. Mas devemos intencionalmente ensinar a palavra de Deus. Em Colossenses 3.16  diz: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo, instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria”
Então devemos estar alicerçadas na palavra de Deus para instruir a outras mulheres.
Também devemos buscar modelos de mulheres piedosas, e seguimos seus conselhos.


  1. Amar ao marido e filhos: v.4
Outra característica da mulher verdadeira cristã é o cuidado com a família. Ela ama o marido e os filhos. Ela cuida da sua família. Uma das maneiras da mulher demonstrar amor ao filho é usando a vara. Pv 13.14 “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que ama cedo a disciplina”
As mulheres solteiras também demonstram ser verdadeiras mulheres cristã também quando amam a sua família: irmãos e pais, cumprindo o seu papel no lar.
Então não negligenciamos nosso papel no lar. No lar É uma grande oportunidade de demonstrar a glória de Deus.


  1. Sensata: v.5
Significado: Moderada; Prudente; Equilibrada; Sábia
Sensatez aqui tem dois significados: Ser prudente e ter domínio próprio.
A mulher cristã deve ser sábia. A Bíblia fala em Tiago 1.5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus”. Então devemos pedir sabedoria a Deus.
Ex: Abigail foi um exemplo de mulher sábia. Ela evitou que toda sua família foi destruída pela tolice de seu marido Nabal. I Sm 25.3
Também a mulher cristã deve ter auto-controle, domínio próprio. Era não deve explodir por qualquer coisa. Provérbios 14.1 “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derriba”


  1. Honesta: v.5
Significado: Pura
Ser honesta aqui é o sentido de pureza. A palavra no grego é Hagnos que significa pureza. A mulher deve ser pura de mente e de coração. Temos que vigiar a nossa mente contra a impureza sexual. Fp 4.8. Temos também que vigiar o nosso coração. As bem-aventurança diz que os que tem um coração puro verão a Deus. Se o seu coração não é puro, arrependa-se hoje mesmo do seu pecado e confesse o pecado a Deus.
As mulheres solteiras devem se guardar para o seu futuro marido. Sexo somente após o casamento. Elas devem se manter puras. As mulheres casadas devem viver apenas para o seu marido e não ter desvios sexuais. Viver matrimonialmente é pecado. Não exibir uma vida de pureza. A mulher verdadeiramente cristã é pura.


  1. Boa dona de casa: v.5
Significado: Está ocupada em casa; Trabalhando no lar
Além de manter uma vida pura, a mulher verdadeiramente cristã cuida bem do seu lar. Ela está ocupada em casa. A palavra grega é oikourgos que significa trabalhando em casa. Realizar os trabalhos domésticos é uma tarefa preciosa. Deus criou a mulher para o lar, pois Ele a criou dentro do jardim, um ambiente protegido e qualificou para exercer esse serviço. A mulher não deve negligenciar as suas tarefas domésticas. I Tm 5.13 e 14
Isso inclui todas as mulheres casadas ou solteiras devem se ocupar no lar. As mães devem ensinar as suas meninas também a trabalharem no lar. Assim como fez minha mãe que começou a me ensinar as tarefas domésticas aos 3 anos de idade. Cada aniversário ganhava uma nova tarefa. Isso foi muito bom para mim.


  1. Bondosa: v.5
Significado: A fazer o bem
A verdadeira mulher cristã também é uma pessoa bondosa. Bondade é atitude de investir o melhor da vida na vida dos outros. Ela busca fazer o bem para sua família, mas também para outros de fora. Ex: Dorcas


  1. Sujeita ao marido: v.5
Significado: Submissa ao marido.
A mulher submissa é liderável. Ela aceita conselhos.
Submissão significa disposição em dar preferência aos outros. É uma atitude de respeito. Ela abre mãos dos seus desejos e preferência em relação á autoridade estabelecida por Deus.
Para também é necessário dizer não ao pecado. Submissão não é ser passivo. Pois daremos contas de tudo no dia do juízo. Romanos 14.10
Submissão é a atitude de ajudar o homem a glorificar a Deus!
Para quê? Para que a palavra de Deus não seja de falar nada. v.5 Vivemos numa sociedade corrompida, no qual as pessoas deturpam a palavra de Deus. Então devemos ensinar para que a palavra de Deus não seja difamada.


0 comentários:

Postar um comentário