Lição 1: O porquê da justificação?-JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ


JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
Lição 1: O porquê da justificação?

Textos Bíblicos: Romanos 3.21-31; Gênesis 1-3; Romanos 5.12
Esboço:
I.                   Tudo era perfeito
II.                O fato do pecado
III.             Todos são pecadores
IV.             A condenação

Introdução:
Você sabe o que é justificação pela fé? Então preste atenção para você começar a aprender...

(Fig 1) Deus criou o mundo perfeito. A Bíblia fala em Gênesis 1.31. “E viu Deus tudo que havia feito e eis que era muito bom.” Deus criou as plantas, os animais e toda a natureza em perfeição. Ele também criou o homem perfeito. Você sabe o nome do primeiro homem? Sim Adão. Ele também criou a primeira mulher Eva perfeita. Adão e Eva eram perfeitos. Eles não tinham nenhum pecado. Por isso, Deus falou que tudo que Ele fez, era muito bom! Deus nos colocou num Lindo Jardim, e todos os dias vinha conversar com eles. Eles podiam ter livre acesso a Deus e era muito felizes. Era para eles viverem eternamente em comunhão com Deus.

(Fig 2) Mas algo de muito ruim aconteceu. Deus disse que não poderia comer da árvore que estava no meio do jardim. Mas certo dia, o diabo entrou na serpente e enganou Eva. Eva então comeu do fruto da árvore proibida e ainda levou ao seu marido Adão. Então assim entrou o pecado no mundo. Eles não eram mais perfeitos. Agora não podiam mais viver livremente. Eles estavam condenados por causa do pecado. Deus falou que no dia em que eles comesse certamente morreriam. Este morrer é separação de Deus. Quando Deus veio conversar com eles, perguntou o que houve. Mas eles não se arrependeram. Cada um culpou o outro. Alguma vez já aconteceu isso com vocês? Seus pais perguntam: quem fez isso, e você culpa seu irmão. Foi assim que aconteceu. Adão culpou Eva, e Eva culpou a serpente. Então Deus os expulsou do jardim, e sofreram as consequências do seu pecado. Agora eles estavam condenados porque desobedeceram à Deus.

(Fig 3) Você sabia o que então depois de Adão, todas as pessoas nascem com Pecado. Os bebezinhos já nascem com pecado. Ninguém precisa ensiná-los. Um bebê recebeu a instrução da sua mãe que não podia tocar nas tomadas da casa. Mas assim que a mãe se distraiu um pouco, ele já foi em direção as tomadas para tocar. Isso mostra aqui não o bebê também é pecador. Ele já nasce com pecado. Davi falou no Salmo 51.5 “Em pecado me concebeu minha mãe”. Ele sabia que já tinha nascido com pecado. A Bíblia também fala em Romanos 3.23 “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

(Fig 4) Você sabia que você também é um pecador? Quando você briga com outras crianças, isso é pecado. Sabe crianças, o pecado tem que ser castigado. Quando você desobedece aos seus pais, eles te castigam. Assim também, Deus castiga o pecado. A Bíblia fala em Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”. Quando alguém nasce, já nasce com pecado, e continuando dessa maneira que nasceu, ele já está condenado. Pois a Bíblia fala que o salário do pecado é a morte. Esta morte é a condenação da pessoa para o inferno. O inferno é um lugar terrível onde o fogo nunca se acaba!

Conclusão e Aplicação:
Mas existe uma esperança. Veremos na próxima lições como podemos escapar da condenação! Mas entenda que você é um pecador e já nasceu assim com pecado! E o pecado tem um preço, que é a condenação ao inferno!





0 comentários:

Postar um comentário