Xerxes

Xerxes
Texto Bíblico: Livro de Ester
Objetivo: Nunca planejar o mal contra os outros

Versículo: Provérbios 15.3 – “Os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons”

Músicas:
·         O que você faz?
·         Os olhos do Senhor

Esboço da lição:
I.       O rei Xerxes faz banquetes
II.    O rei Xerxes escolhe uma nova rainha: Ester
III.  O rei exalta a Hamã
IV.  O rei honra a Mordecai

      Introdução:
Você já imaginou ver um rei de verdade? E ainda melhor morar no palácio do rei? Ser a rainha? Na bíblia fala de uma história assim.

            Desenvolvimento:
(fig 1)  Xerxes foi um rei de uma importante de cidade. Ele era rei da Pérsia. Ela era a cidade mais importante da época. Era o império mundial. Ele reinou desde a Índia até a Etiópia. No total era 127 províncias. Quantas províncias, não é? Ele era muito rico e amava fazer banquetes para mostrar aos povos sua riqueza e esplendor. No terceiro ano do seu reinado ele fez uma grande banquete para todos os líderes da Pérsia e Média. Este banquete durou 120 dias. Imaginem, quase a metade do ano! Depois deste banquete, ele fez outro banquete para todas as pessoas do seu reino. No sétimo dia do banquete, ele mandou chamar a rainha Vasti, porém ela não veio. Então, o rei tirou o reino dela.

(Fig 2) Então fez um decreto de escolher uma nova rainha. O rei mandou trazer todas as jovens bonitas para se apresentar ao rei. Ester foi uma das moças escolhidas para se apresentar diante do rei. Ester, então arruma suas coisas para ir ao palácio. Mordecai, seu primo disse-lhe, para não dizer que era judia. Assim, ela guardou este segredo. No tempo determinado, chegou a vez de Ester, ir ao rei. O rei encantado com a beleza e simpatia de Ester gostou muito dela. E colocou a coroa sobre a sua cabeça. Assim, Ester foi feita rainha.

(Fig 3) Logo depois, o rei exaltou a Hamã e lhe autoridade sobre todos os nobres do império. Ele era o segundo depois do rei. Quando ele passava, todos deveriam se prostrar. Mordecai, primo de Ester, sendo fiel a Deus não se postava nunca. Vendo isso, continuamente que Mordecai não se curvava perante ele, foi ficando cada vez mais irado. Então, procurou saber de onde ele era. Ao saber que era judeu, fez o rei assinar uma lei para matar todo o povo judeu, dizendo que este povo era prejudicial ao rei. O rei então assinou o decreto. Ester, ao saber do decreto. Ficou jejuando e orando por 3 dias; antes de falar com o rei. Ela convidou o rei e Hamã para um banquete por duas noites seguidas.

(Fig 4) Entre o primeiro e segundo banquete, a raiva de Hamã aumenta tanto que ele prepara uma forca para matar Mordecai. Então, vai ao rei pedir permissão para matar Mordecai. Mas ao chegar lá, uma surpresa. O rei queria honrar alguém. Ele pergunta a Hamã. O que eu faço ao homem que o rei deseja honrar. Ele pensou que seria ele. Então respondeu ao rei. coloque um dos mantos do rei e no qual cavalo em que o rei costuma montar e passe por toda a cidade com ele. Assim, se faz ao homem, a quem o rei deseja honrar. Então, o rei disse para ele fazer com Mordecai. Pois naquela noite, o rei não dormiu e lendo os seus registros, viu que Mordecai havia salvo sua vida. Hamã envergonhado faz o que o que rei pediu.
Depois ele vai para o banquete. Neste Ester fala que é judia, e diz o plano de Hamã pra acabar com os judeus. O rei ao saber disto manda enforcar Hamã, na forca que ele havia preparado pra Modercai. E faz um decreto, para que todos os judeus se defendam. E coloca Mordecai como o segundo do rei.

Conclusão:
Hamã planejou matar Mordecai numa forca, mas ele é quem foi morto nesta forca. Nunca planejem o mal contra os outros, pois há um Deus no céu que vê todas as coisas.




0 comentários:

Postar um comentário