Arte de contar histórias
I.
Por que usar histórias?
A.
Histórias
bem contadas cativam a todos. Contar algumas pra cativar a turma
B.
Histórias
foi o método usado por Jesus: Cite algumas histórias que Jesus contou
II.
Como contar bem uma
história?
A.
Preparar-se bem:
B.
Vivenciar a história:
Como vivenciar a história?
1. Tenha entusiasmo:
Se você está
contando a lição só porque foi escalado. Já começa mal. Você deve sentir
alegria em contar a história. Se você estiver desanimado peça a Deus para lhe
ajudar a vencer este desafio.
2.
Expressividade:
Rir, chorar, demonstrar
raiva, interrogação,
Levar figuras de carinhas pra trabalhar a expressão
Ex: Anjo apareceu a Maria
(Encenar imaginando como Maria reagiu) Fazer Maria assustada
Ex2: O jovem rico
se retirou. (Encenar o jovem saindo tristemente)
Ex3: O paralítico
curado (Encenar o paralítico alegre)
3. Alterar o volume da voz de acordo com as encenações da história.
4. Movimentar-se: Mudar de lugar de acordo com o dialógo
C.
Olhar para as crianças:
D.
Explicar coisas difíceis:
Explicar por
exemplo, o que é milagre, ressurreição e outras palavras.
E. Aplicar
á realidade das crianças:
As histórias
são escritas com base em um grupo de crianças.
Como são
escritas no Brasil, você precisa adequar á realidade moçambicana.
F. Se
possível ilustre a lição com coisas que as crianças conhecem.
A moeda perdida: Esconder
uma moeda, e levar uma vassoura
O cego de nascença: levar um
tampa olho
A multiplicação dos pães:
levar pães e peixes
G. Se
houver tempo encene a história:
Escolha algumas crianças e
dramatize a história.
H. Faça
perguntas da história:
Perguntas é uma ótima forma de revisar a história, e
ver se as crianças aprenderam realmente.
III.
Como preparar uma história?
A. Ore
a Deus pedindo direção para estudar esta lição
B. Leia
o texto na Bíblia várias vezes
C. Leia
o texto da lição
D. Memorize
a sequência dos eventos da lição, se não houver esboço faça você mesmo.
(Treinar a elaboração de esboço)
E. Escreva
os alvos da lição
Se a lição não tiver os alvos, você deve estabelecer.
O alvo determina onde você quer chegar.
(Explicar o que é um alvo e como fazer)
F. Pesquise
no dicionário palavras difíceis, e pense como explicar para as crianças
G. Pratique
em frente do espelho em voz alta
H. Pense
numa forma de ilustrar a lição além de figuras:
Ex:
Multiplicação de pães: levar pães
Ex2:
Davi vence o gigante: levar pedras
Dar
tarefas de escrever esboços e escrever alvos
IV.
A estrutura de uma história
Toda história tem um enredo.
Inicio, meio e fim.
A.
Introdução:
Essa parte é
muito importante, pois é através desta que você chamará a atenção do ouvinte.
Por exemplo, se a pessoa começa uma história assim: “Era uma vez...” Não chama
atenção. Pelo contrário, deve–se começar com uma pergunta, uma citação, uma
ilustração, etc. Algo que chamará a atenção dos ouvintes.
B.
Desenvolvimento:
Este é o corpo
da lição. Nesta parte você contará todo o conteúdo da lição. Mas ao passar da
introdução para esta parte, deve-se fazer um elo entre esta parte e a
introdução.
C.
Clímax:
É o ponto mais
importante de uma história. Ex: O homem paralítico foi curado. Esse é o climax
D.
Conclusão e Aplicação:
Aqui você conclui a lição e
faz a aplicação. Tal aplicação deve visar os crentes e os descrentes. A fim dos
descrentes virem a conhecer o evangelho, e os crentes serem edificados com a
lição.
Cada
pessoa deve montar uma lição para a próxima vez
V.
O contador de histórias:
O contador de histórias deve
ter:
A.
Compromisso:
1. Com Deus:
a)
Ler a sua Bíblia diariamente II Tm 2.15-Procura apresentar-te a Deus
aprovado..
b)
Orar a Deus frequentemente I Ts
5.17 – Orai sem cessar
c)
Ter um bom testemunho I Pe 2.12 –
Mantendo exemplar o vosso procedimento...
2. Com a tarefa que recebeu:
a)
Não faltar: II Tm 4.5- ...Cumpre cabalmente
o teu ministério
Se não puder
vir, avise antes, e/ou providencie alguém para ficar no seu lugar.
b)
Ser pontual: Jr 48.10-Maldito aquele que
fizer a obra do Senhor relaxadamente...
Chegar pelo
menos 15 minutos antes do começo do culto.
B.
Dedicação:
1. Estudar com afinco a lição. Quanto mais você estudar, mais seguro estará no
momento da história.
2. Ser perseverante: Não desista diante dos obstáculos.
3. Dependa do Senhor: Lembre que o Senhor Deus é quem dá a capacidade.
C.
Amor
pelas crianças:
1. Ame todas as crianças: Não despreza a ninguém. Não trate um melhor do que o
outro.
2. Escute o que a criança tem a falar:
Quando a criança te falar
algo, mesmo que você ache bobo, ouça-a, assim você ganhará o amor delas.
3. Incentive os tímidos a falar fazendo perguntas e elogiando-os.
4. Faça elogios sinceros:
Ex: Bonito desenho, você se
comportou bem, respondeu correto, você já quase aprendeu o versículo...
Incentivar a dizerem alguns elogios que podem ser dados para as
crianças
5. Saúde as crianças sempre que encontrar com elas:
Na Igreja, na rua, na sala
de aula se houver tempo
VI.
Como levar uma criança a
Cristo:
1. Deus ama as crianças:
Lucas 18.16Jesus,
porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e
não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Mateus 19.14
Deus se
importa com as crianças. Ele ama as crianças. Jesus trouxe as crianças para perto
de si.
2.
Você também deve amar as
crianças:
Como você ver
as crianças? Você as despreza? Você ouve com atenção os que elas dizem? Sabe
quais são os seus desejos? Você cumprimenta as crianças?
As crianças
dão trabalho, mas também elas precisam de amor.
A Bíblia diz:
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal... Romanos 12.9
Como amar
as crianças?
a)
Cumprimente-as
b)
Ore por elas e com elas
c)
Dê atenção a elas
d)
Escute o que ela tem a dizer
e)
Mostre carinho
3. Crianças precisam ser salvas:
Mateus 18.14Assim, pois,
não é da vontade de nosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.
Ela também é pecadora e
precisa ouvir do Salvador.
a)
Porque é uma ordenança do Senhor (Mt 28.19,29; Mc 16.15; Mt 18.14;
19.14)
b)
A condição Espiritual exige, porque desde pequena já peca (Rm 5.12;
3.25)
c)
A criança está perdida (Mt 18.11)
d)
A criança é pecadora e está separada de Deus (Rm 3.23)
4. A maioria das pessoas são salvas na infância:
De 4 a 14
anos, 85% entregaram a vida a Cristo.
Uma criança
salva tem a vida toda para servir a Deus
5. Apresentação do evangelho
a)
O fato do pecado Romanos 3.23
b)
O castigo do pecado Rm 6.23
c)
Cristo pagou a pena do pecado I Coríntios 15.3
d)
Entregue-se a Cristo Jo 1.12
e)
A certeza da salvação I Jo 5.13
Rosangela da Silva Feitosa
WhatsApp: + 258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com
Missionária em Moçambique pela Missão Batista Brasileiras Fundamentalista (MBBF).
Mestranda em Ministérios pela Carolina University.
Bacharel em Teologia com Habilitação em LIBRAS pelo Seminário Batista do Cariri
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