O namoro que agrada a Deus

O namoro que agrada a Deus

O mundo tem um conceito de namoro que não agrada ao Senhor. E tal conceito tem influenciado grandemente os jovens cristãos! Mas como será o tipo de namoro que agrada ao Senhor?
Tudo o que fizermos deve para ser para honrarmos a Deus. O nosso namoro também deve ser para a glória de Deus. I Coríntios 10.31 “Portanto, quer comais, quer bebais; ou façais outra coisa qualquer; fazei tudo para a glória de Deus”.

     I.        O que é namoro?
Você já encontrou a palavra namoro na Bíblia? Não há, porque no mundo oriental, as pessoas não namoravam. Os pais arrumavam o conjugue para seus filhos. Então, não havia namoro nos tempos bíblicos. Entretanto, podemos tirar vários princípios na Palavra de Deus acerca deste assunto!
A.   O que não é o namoro que agrada a Deus:
Antes de vermos o que é namoro que agrada a Deus, vermos que tipo de namoro não agrada ao Senhor!
1.    Não é um passatempo:
Alguns consideram como uma diversão. Algo normal que todos os jovens devem praticar. Quem não namora, é quadrado. É fora do comum.  Porém, bem mais comum é o namoro sem compromisso. O tal famoso: “ficar”. Isto é pior ainda. Muitos se entregam neste prazer. Até pessoas cristãs praticam o ficar. Porém, isso é pecaminoso!
Ex: Certa vez, fomos para um passeio com os demais adolescentes da Igreja. Estávamos somente nós, adolescentes tomando banho no rio, e gozando daquele ambiente gostoso na praia. Então, uma jovem ao saber da minha paquera com um rapaz, falou insistentemente a mim: “Fica com ele, não tem nada de mal, ninguém vai saber... Só temos nós aqui”. Ela queria que eu ficasse com o rapaz. Detalhe, todos nós sendo crentes. Uma jovem crente, dando-me tal conselho. Nesta época, eu tinha 14 anos. Fiquei a ouvir suas palavras por algum tempo, mas o temor ao Senhor era bem maior. Pensei: Ela me disse: Ninguém vai vê. Mas eu pensei, Deus vê! E isso, é suficiente. Então, não me entreguei as paixões da mocidade! Deus me ajudou a vencer!
II Timóteo 2.22: Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que de coração puro invocam ao Senhor!
2.    Não é fazer sexo:
Muitos pensam que a finalidade do namoro é o sexo. A mídia ilustra bem isso. Uma moça mal conhece um rapaz. Então, vão se aproximando cada vez mais, beijam-se, e podem terminar na cama. É assim, que a TV ensina. Sem conhecer o parceiro. Apenas atração física. Mas este não é o namoro que agrada a Deus.
I Coríntios 6.18: Fugi da impureza. Namorar só por atração física é impureza. Você está usando de maneira errada, o belo corpo que Deus te deu.
B.   O que é o namoro que agrada a Deus:
Como foi dito, a palavra namoro não aparece na Bíblia, mas podemos tirar princípios bíblicos para o namoro que agrada a Deus.
1.    É um preparo para o casamento:
Se você não quer casar agora, não comece a namorar ainda. Somente inicie o namoro quando estiver pronta para casar! Namorar por diversão é pecado. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo, e devemos mantê-lo puro até o casamento! I Coríntios 6.18-20 “Fugi da impureza. qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.”
Ex: Certo dia, meu irmão chegou em casa e disse a minha mãe: “Mãe, breve vou casar, mas não me pergunte com quem”. Qual era o objetivo dele? Casar-se! Estava completamente certo. Ele não disse: vou namorar. A fim de cumprir seu objetivo, ele trabalhava, e buscava sempre ascender de cargo, para melhorar o salário. Ele estava se preparando para o casamento. Quando encontrou a jovem amada, namoraram pouco tempo, e logo os dois casaram!
2.    É um tempo para se conhecerem:
O namoro é um tempo para se conhecerem. Este tempo pode ser de um mês a dez anos. É indeterminado. Varia de pessoa para pessoa. Porém, não é aconselhável o crente passar muito tempo namorando, porque podem se envolver cada vez mais em carícias, e não se conterem, praticando o sexo antes do casamento. Por isso, é importante a pessoa estar preparada para casar, quando começar a namorar. Se não estiver pronto para casar, não namore ainda. Espere, será bem melhor manter-se pura!
Ex: Certo casal de namorados estava bem envolvido sexualmente. Percebendo o perigo de cometerem um pecado, anteciparam o casamento.
Não fique adiando o casamento, se você está bem atraída por seu namorado. O importante não é ter um casamento muito lindo. Com várias decorações, bolos, comidas, vestidos bonitos, etc... Isso é maravilhoso, se a pessoa tiver condições. Porém, o mais importante diante do Senhor, é casar virgem.
A virgindade é algo desprezível na nossa sociedade. Dizer que é virgem, é até vergonhoso. Mas o padrão de Deus continua sendo o mesmo. A mulher deve casar virgem. Paulo instrui que se a pessoa não aguenta esperar, que se case. Não cometendo assim, pecado (I Coríntios 7.36-37); E ainda: É melhor casar do que viver abrasado (I Coríntios7.8,9).
No AT, se um homem casasse com uma mulher, e depois descobrisse que ela não era virgem. Esta deveria ser morta. Deuteronômio 22.13-30; 23.17-18.
3.    É um relacionamento mais íntimo do que na amizade.
O namoro é um relacionamento mais aprofundado do que numa amizade. Mas, o namoro que agrada a Deus não começa com atração física, e sim com amizades. Para que isto ocorra naturalmente, é necessário que os jovens sejam amigos. Busquem estar juntos, sem esperar nada em troca. Participar de jogos, conferências para jovens. Agir de forma natural, e sendo gentil com todos. Dessa forma, nasce uma amizade, que depois pode se tornar em namoro.
4.    Envolve amor e não paixão:
A base do namoro é o amor, e não a paixão. Você sabe a diferença entre amor e paixão?
a)    Treze diferenças entre paixão e amor!
*     A paixão diz: É amor à primeira vista! Enquanto, o amor começa devagar. A paixão é o amor cego. A pessoa fica tão envolvida que não sabe o que está fazendo!
*     A paixão não pode esperar. Enquanto o amor espera o tempo que for necessário. Jacó amava tanto Raquel que trabalhou 14 anos por ela. I Coríntios 13.7
*     A paixão é muito intensa. A pessoa pensa no outro o tempo todo. E não consegue fazer outra coisa. Ela muda seu estilo de vida, e pode até abandonar suas responsabilidades. Enquanto, o amor pode também ser intenso, mas a pessoa não ficar a pensar no outro, o tempo todo. Ela mantém suas responsabilidades.
*     A paixão ultrapassa os limites; enquanto o amor sabe se portar. Geralmente, o apaixonado terminará em sexo. O apaixonado faz qualquer coisa para obter o outro. Ex: Ammon e Tamar; Sansão Jz 14.2.
*     A paixão é temporária. Enquanto o amor nunca acaba. I Coríntios 13.8. Ex: Ammon e Tamar. Quando Ammon conseguiu o queria, mandou Tamar ir embora. Não caia na ideia de dando o sexo antes do casamento, a pessoa nunca te deixará. Se o homem exige o sexo. Ele tá apaixonado, e não amando. Logo, isto acabará.
*     A paixão leva o individuo a se isolar. Enquanto no amor, a pessoas ainda conserva muito bem o relacionamentos com outras pessoas.
*     A paixão rejeita os bons conselhos. Enquanto o amor aceita bons conselhos. Ex: Sansão rejeitou o conselho de seus pais. Jz 14.2 Ex: Ammon e Tamar. O livro de Provérbios tem vários versículos sobre conselhos. Mas cuidado com os conselhos, só aceite conselhos que estiverem de acordo com a Palavra de Deus.
*     A paixão segue os desejos do seu coração, enquanto o amor procede prudentemente. Nm 15.39Não seguireis os desejos do seu coração; Jr 17.9Enganoso é o coração, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?
*     A paixão tenta impressionar o outro. Enquanto no amor, a pessoa age normalmente. Ás vezes, a pessoa mente para conquistar o outro. As moças usam roupas sexuais para chamar a atenção. Fazem gestos sexuais. O amor homem usa algumas armadilhas, falam romanticamente para conseguir a moça. Mas depois isso tudo acaba. Ex: História da jovem apaixonada por JoséAmor,Namoro e Casamento, Livro , pag.1 a 3
*     A paixão não vê defeito no outro. Enquanto no amor, ambos conhecem seus defeitos, e não escondem um do outro. Não fique imaginando... Ele é perfeito... Não existe pessoa perfeita... Não há príncipe encantado... Não idolatre seu parceiro. Isso é ficção! O que a Bíblia diz em Romanos 3.23?Todos pecaram e carecem da glória de Deus. Então, todos nós somos pecadores. Por isso, somos cheios de defeitos.
*     A paixão é ciumenta, enquanto o amor confia no outro. O apaixonado está sempre a desconfiar do outro.
*     A paixão exige, enquanto o amor dá. A paixão deseja satisfazer seu desejo sexual, através do outro.
*     A paixão envolve somente atração física. Enquanto no amor, observa-se o caráter da outra pessoa.

b)   O que é o amor verdadeiro?
Não é uma emoção, e sim uma decisão.
O amor é muito mais do que um sentimento. Amor é ação e motivação. O amor é uma decisão que você faz. O amor é uma escolha que você faz.
Vejamos a descrição de I Coríntios 13.4-8
*     O amor é paciente: O verdadeiro amor espera e vale a pena esperá-lo
*     O amor é benigno (bondoso). Espera ainda que muitos não o fazem. Faz bem, cura e abençoa.
*     O amor não é ciumento. Nenhum suspeito. Não é inseguro e nem tem medo. Reconhece com alegria as realizações dos outros.
*     O amor não se ufana (vangloria): Não se acha que é melhor que seu parceiro. Não se coloca numa posição de superioridade. O amor acredita em alguém e esperar o melhor dos outros. Você acredita nas pessoas que você ama? Você espera o melhor dela?
*     O amor não se ensoberbece (orgulha). Mantém um perfil baixo. Não tratar a sua namorada ou namorado como um troféu para exibir na frente de seus amigos.
*     O amor se conduz inconvenientemente (de forma imprópria): Não irá se portar de maneira imprópria. Como namorar escondido. Fazer sexo antes do casamento.
*     O amor não busca os seus próprios interesses. Nunca dirá “se você me ama, deita-te comigo” ou “eu não posso esperar para fazer amor.”
*     O amor não se ira facilmente: Há namorados que vivem sempre a brigar. Mas quem ama de verdade, não vive a discutir com seu namorado(a).
*     O amor não guarda rancor: Quem ama de verdade, não guarda mágoas de seu namorado (a).
*     O amor não se alegra com a injustiça: O amor é leal. Não trai ou decepciona. Não é infiel. Não é adúltero. Não caminha de “tranza em tranza”. Não diz a todos, ou a todas “eu te amo”.
*     O amor nunca acaba: O amor é eterno. É duradouro. Não é algo momentâneo!
O amor é tudo isso e muito mais.
c)    Há três tipos de amor no namoro que agrada a Deus:
*     Hero: Sexual (Homem e uma mulher)
*     Filo: Amizade (Amor fraternal)
*     Ágape: Amor verdadeiro (amor sacrificial)
d)   O amor de Deus:
A mais alta definição é esta: Deus é amor (1 João 4:8). Ele nos ama por causa de sua natureza, sua essência é o amor. E nada do que podemos fazer pode mudar o Seu amor por nós! Isso é amor incondicional! Nenhum ser humano pode amar assim, mas Deus colocou o Seu amor em nós para nos ajudar a amar como Ele ama.

   II.        Quando namorar? (A época certa)
Quando tiver maturidade suficiente...
A. Maturidade Física (Desenvolvimento completo do corpo)
Durante a adolescência (período dos 12 aos 18 anos), o corpo está passando por diversos processos. Por isso, não é aconselhável namorar antes de ter o corpo todo desenvolvido.
Você poderia citar algumas mudanças?
As mudanças no corpo feminino:
Ø  Início do ciclo menstrual
Ø  Desenvolvimento dos seios, que tornam-se arredondados e macios. Ficam sensíveis e com os mamilos doloridos.
Ø  Definição dos quadris, que tomam mais forma e ficam mais redondinhos.
Ø  Redistribuição da gordura do corpo, assumindo cortonos mais suaves e delineados.
Ø  Crescimento de pelos nas axilas e nas áreas genitais.
Ø  Alteração no timbre de voz, que torna-se mais cheia e forte.

B. Maturidade Emocional (Saber agir, e não como criança)
A maturidade emocional não está associada à idade. Amadurecer significa saber agir em várias circunstâncias da vida. Algumas características:
1.    Saber dizer adeus:
A maioria de nós sente muito medo, principalmente quando se trata de soltar as amarras.
Gn 2.24 “Por isso, deixa o homem pai e mãe e unir-se-á a sua mulher tornando-se os dois uma só carne”.
2.    Saber perdoar:
Não viver a se ofender por qualquer coisa. Mas perdoar as injúrias que os outros ofenderam.
Mateus 6.14,15 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”
a)    Não guardar mágoa de ninguém
As pessoas maduras não vivem a guardar mágoas, mas sabem que Deus está no controle de todas as coisas.
b)   Não ter expectativas demais das pessoas
Não espere demais das pessoas. Elas são imperfeitas. Porque todos nós somos pecadores.
3.    Não desistir diante das dificuldades:
Aprenda com os erros e siga em frente.
Sempre teremos dificuldades, mas temos que avançar. Continuar perseverantes.
João 16.33 “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
4.    Respeitar o outro:
Nem todos pensam como você, respeitar a ideia do outro é bom sinal de uma pessoa madura emocionalmente.
 “Amadurecer é ter cuidado com o que diz, respeitar o que ouve e meditar sobre o que pensa”.
Sl 34.14 “Aparte-te do mal e pratique o que é bom, busque a paz e empenha-te por alcança-lá.
5.    Tomar cuidado com o que fala:
As pessoas maduras emocionalmente tomam cuidado com o que falam. Pensam antes de falar. Se importam se aquilo vai magoar o outro.
Sl 34.13 “Refreia a tua língua do mal, e o teus lábios de falarem dolosamente
6.    Não reclamar de nada:
Parar de reclamar é a melhor maneira de promover mudanças. As pessoas maduras não vivem a reclamar, mas tem o coração agradecido, mesmo diante das dificuldades da vida.
II Ts 5.18 “Em tudo daí graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco
As queixas podem nos aprisionar em labirintos sem saída.
Quer viver infeliz? Reclame de tudo e de todos.
7.    Ser empático:
Conseguem ser empáticas, sem se deixar influenciar pelas emoções alheias
Têm habilidade para se relacionar da melhor forma possível com os demais; sabem ouvir, falar e trocar informações. Aprenderam a olhar de forma generosa para o outro; todos nós temos valores diferentes, mas queremos ser aceitos e felizes.
Romanos 12.16 “Tende o mesmo sentimento de uns para com os outros, em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde.

C. Maturidade Espiritual (Vida cristã)
Um relacionamento com Deus é a chave de uma vida feliz. Vocês conhecem as Bem-Aventuraças?
Maturidade Espiritual começa com a vida eterna. Você já tem a salvação? Se você soubesse que morreria hoje, você tem a certeza que iria para o céu?
A Bíblia fala em I João 5.13 “Essas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna a vós outros que credes em o nome do filho de Deus”.
Se você não tem certeza creia em Jesus hoje. Crer em confiar que só Jesus pode te dar a salvação, e então passar a viver para agradar somente a Deus. Atos 16.31 “Crer no Senhor Jesus... e serás salvo”. E arrependa-se dos seus pecados. Atos 3.19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados
O Cristão maduro...
1.    Tem uma vida de oração.
Ele vive sempre a orar durante todo o dia. Sempre estar a conversar com Deus, tantos nos momentos bons quantos tristes. II Ts 5.17 “Orai sem cessar.
2.    Pratica a Palavra de Deus.
Todos os dias deseja ler a Bíblia, tem prazer em meditar na Palavra de Deus, e busca obedecê-la.
Salmo 119.9 “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra
3.    Vive em comunhão com Deus e com os irmãos.
Ele busca dia-a-dia estar em comunhão com Deus. Alegra-se de poder ir na casa do Senhor. Fica triste quando perde um culto. Também deseja a presença dos irmãos e se importa com eles. Tem uma boa amizade com os irmãos.
I João 5-7 “Ora,  a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e nele não há treva nenhuma. Se dissermos que matemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, matemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado
4.    Testemunha de Jesus Cristo:
Ele não tem vergonha de testificar de Cristo.
Romanos 1.16ª “Pois, não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”.

D. Maturidade Intelectual (Preparar-se nos estudos, faculdade)
Como estão seus estudos? Você se dedica no estudar? Ou você acha chato?
Pv 16:20 "O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz"
Segunda-feira, de novo ir para a Escola? Queria ficar em casa! Para quê estudar?  Será que você pensa assim? A Bíblia mostra como age o estudante sábio.
Pv 3:13-15 “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.” Pv 4:5 “Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
1.    Seu papel: Estudar
Cada um  tem um papel. Enquanto seus pais trabalham e cuidam de você. Sua tarefa agora é estudar, para que no futuro você possa também oferecer um bom lar para seus filhos.
Pv 22.17 “Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento”. 
Pv 23.12 “Aplica o coração ao ensino e os ouvidos às palavras do conhecimento.
Deus nos criou e nos deu inteligência para ser empregada com propósitos. Estudar além de ser uma necessidade é também um dever de cada pessoa. Mas não fique pensando que estudar é uma tarefa enfadonha.
2.    Estudar é:
a)    Agradável:
Pv 16.20 “O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no SENHOR, esse é feliz.
Há pessoas que já vão para a Escola sem motivação. Veja o estudo como um privilégio. Quantas pessoas desejaram estudar e não puderam? Você tem esse privilégio. Não é algo chato, mas sim agradável.
b)   É fácil:
Pv 14.6 “O escarnecedor procura a sabedoria e não a encontra, mas para o prudente o conhecimento é fácil.
O estudo só é difícil para que aqueles que não buscam.
3.    Por que estudar?
a)    Para ser sábio:
Pv 15.2 “A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia.
Pv 17.24 “A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra.” Pv 18.15 “O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber.
Quem não estuda fica conhecido como tolo, bolo. Mas quem possui o conhecimento é notado pela sua inteligência.
b)   Para ser próspero
Mercado de trabalho cada vez mais exigente. Quem não estuda nenhum emprego obtém.
Pv 19.8 “O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência acha o bem.
Pv 2.11 “O bom siso te guardará e a inteligência te conservará
c)    Valor do estudo:
Pv 20.15 “Há ouro e abundância de pérolas, mas os lábios instruídos são jóia preciosa.

4.    Como estudar?
a)    Com diligência:
Pv 10.4 “O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se.  5 O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.
*                      Dedique tempo ao seu estudo. Faça um planejamento.
Pv 21.5 “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.
*                      Não sejas negligente no seu estudo:
Pv 18.9 “Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.
b)   Estude todo dia um pouco no seu ritmo
Pv 12.9 “Melhor é o que se estima em pouco e faz o seu trabalho do que o vanglorioso que tem falta de pão.”
É melhor fazer um pouco cada dia. Assim não junta tarefa.
c)    Com honestidade:
*                      Não fique copiando a tarefa dos colegas. Faça a sua própria.
Pv 13.15 “A boa inteligência consegue favor, mas o caminho dos pérfidos é intransitável.
Pérfidos: adj. 1. Que falta à fé jurada. 2. Desleal, infiel, traidor
*                      Não fique preocupado: Deus dá a inteligência
Faça a sua parte. Estude dedique-se aos livros. Mas lembre-se de que é Deus quem dá a sabedoria.
Pv 2.6 “Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.
Portanto, ore ao Senhor, e entregue tudo nas mãos dele.
Pv 21.31 “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR.
Pv 22.12 “Os olhos do SENHOR conservam aquele que tem conhecimento, mas as palavras do iníquo ele transtornará.
Deus abençoa aquele que se dedica no estudo.
Pare e pense:
*                      Que objetivos devemos ter em relação aos estudos?
*                      Qual é a importância da formação secular na vida do cristão?
*                      A Bíblia fala sobre pessoas instruídas?
A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno... Augusto Cury

E.  Maturidade Financeira (Ter estabilidade para sustentar a família)
Ex: Rebeca estava pronta para constituir família. Gn 24.58Irás tu com este varão? Irei Estava disposta a deixar sua família, para constiuir outra.
Mas se você pensa em casar para sair de casa, fugir dos problemas. Está enganada. Se você não for madura. Arrumará mais problemas.
Você já possui estabilidade financeira?
Sabe usar corretamente o dinheiro?
Como usar o dinheiro?
1.    Deus:
a)    Dependa unicamente de Deus para a sua provisão
Confiar num Deus que supri nossas NECESSIDADES, e não as nossas ambições (Sl 23.1; I Pe 5.7; Fp 4.19; I Tm 1.17). Lembre-se que o dinheiro é passageiro. As coisas desta vida são passageiras; mas nosso Deus é eterno. Tg 5.3. Por isso, vamos nos concentrar nas coisas de Deus, e não no dinheiro. Cl 3.1,2. “Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro”  (Mt 16. 25-26)
b)   Ore:
Antes de recebê-lo; ore a Deus por orientação como usar o dinheiro. Peça a Deus de acordo com sua vontade. Tiago 4.13
c)    Sempre separe o Dizimo: Ml 4
*Tudo pertence a Deus (Sl 89.11; Sl 24.1)
*Então, o dinheiro também pertence a Deus Ag 2.8
2.    Você:
a)    Use-o para suas necessidades: Isaías 55.2
Muitas pessoas gastam o dinheiro com coisas desnecessárias e acaba faltando para as coisas principais. Devemos comprar primeiro as coisas necessárias. Às vezes, nos entristecemos ou exageramos porque nos esquecemos disto. Queremos mais, mais e mais....
Devemos estar contentes com o que temos (I Tm 1.7-10; Hb 13.5; Cl 3.6)
b) Faça um orçamento:
*Ore para Deus lhe dê direção
*Lembre-se das três áreas: você, outros, Deus. Ex: 10% Dízimo/ 50 reais-Escola/ 200 reais-Feira/ 100 reais outros...
*Cuidado com as compras à prazo
c) Trabalhe: “Se alguém quer trabalhar, que também, não trabalhar quer coma ”
Não fique parado esperando as coisas caírem do céu, se não tiver um emprego. Procure fazer algo para ter algum ganho; ou se especializar em alguma coisa. (I Tm 5.17; II Ts 3.10)
Ex: Vender alguma coisa; fazer bordado; faxina...
d)   Não gaste por dia; mais do que ganha:
Não compre coisas desnecessárias; e assim ficar endividado. Não devemos ficar com dívidas (nossa única dívida é o amor Rm 13.8). Cuidado! Ficar devendo é mau testemunho.
e)    Economize:
Guarde pelo menos 10% do que você pra imprevistos futuros. Peca de emprego; doença; desejos: casa, carro e etc.

3.    Outros:
a)    Seja generoso:
Provérbios 22.9-O generoso será abençoado porque dá do seu pão ao pobre.
Provérbios 28.27-O que dá ao pobre não terá falta, mas o que esconde os olhos será cumulado de maldições.
Provérbios 11.25-A alma generosa prosperará...
Muitas pessoas são mesquinhas. Mas nós devemos ajudar os necessitados. I Tm 1.17-19
b)   Contribua com missões:
Uma maneira de fazer missões é contribuindo II Co 9.7
O sustento do missionário vem exclusivamente de ofertas. Vamos então ajudar?
Lembre-se:
*Dar é uma forma de amor I Jo 3.17
*Dar é uma forma de servir
Não fique preocupado com as finanças. Ore, porque temos um Deus que supre nossas necessidades. Lembre-se das três áreas: Deus, você e outros. Faça um orçamento. E agradeça a Deus pelo quê Ele tem lhe dado!
Para finalizar veremos a regra de Wesley:
1° Ganhe tudo que puder
2° Guarde tudo que puder
3° Dê tudo que puder

  III.        Como namorar? (A conduta certa)
A.   O que evitar:
1.    Evite carícias:
·         Evite o contato físico II Tm 2.22
Evite caricias e contato físico. Apenas mãos dadas. fuja de maiores contatos.
·         Sexo é só após o casamento. Ex: José fugiu quando a mulher de Faraó quis por a mão nele.
2.    Evite a impureza:
·         Deus quer a nossa santificação. Devemos fugir da impureza.
·         Cultive a pureza I Ts 4.1-7; I Co 6.12,18; Sl 119
·         O nosso corpo pertence ao Senhor. I Coríntios 6.15,18; Rm 6.13
·         Evite conversas obscenas. Não saia da vossa boca, nenhuma conversa torpe Ef 4.29
3.    Evite se isolar:
·         Não se isole.
·         Não se afaste dos irmãos da Igreja
·         Não escolha um local isolado para namorar.
·         Se vcs estiver sozinho, lembre-se de que está ali. Na frente dos outros, vc não faz.
B.   O que executar:
1.    Coloque Deus em primeiro lugar:
·         Colocar Deus em 1° lugar nas nossas vidas e não a namorada Pv 1.7
·         Tenha um envolvimento espiritual com seu namorado, lendo a Bíblia, orando juntos . Sl 37.4
·         Estudem a Bíblia juntos
2.    Aceite conselhos:
·         Aceite conselhos de pessoas fies ao Senhor! Pv 1.8; 4.1,10,20; 6.20; 10.21.
Ø  Se o c conselho não do Senhor, não siga.
·         Se os conselhos forem do Senhor!
·         Quem não aceita a repreensão é tolo. Pv 10.8; 12.15; 15.22
3.    Conversem bastante:
·         Escolha um tempo para estarem juntos
·         Façam perguntas acerca do casamento, criação de filhos

 IV.        Com quem namorar? (A Pessoa certa)
É melhor viajar sozinho do que com um tolo
A.   Namore um homem
Moça namore moça e rapaz namore rapaz I Co 6.9; Rm 1.26,27; Lv 18.22
B.   Namore alguém fiel a Deus:
1.    Não namore descrentes.
II Coríntios 6.14: Não existe comunhão da luz com as trevas
Ex: Abraão não quis que seu filho namorasse Cananita Gn 24.2,3
Am 3.3 (Como andarão dois juntos se não houver acordo?). namore com crente de verdade.
2.    Não namore crente infiel
Ex: Isaque estava orando, quando viu Rebeca Gn 24.63; Hb 13.4; Ec 11.9
Namore alguém quem tem compromisso com Deus.
C.   Namore alguém maduro:
1.    Observe as atitudes dele:
Se ele confia nos outros
Como trata sua mãe e irmãs
2.    Faça as seguintes perguntas a si:
·         Ele, ela é preguiçoso? É manhosa?
·         Ele/Ela gosta de estudar?
·         Ele/Ela gosta de seus pais?
·         Tem conduta moral? (honestidade)
·         Como trata os pais? Se a pessoa for bruto com os pais será com você.
·         Ele/Ela pensa em casamento, ou só tá enrolando?
·         Ele só pensa em sexo?
·         Ele/Ela é ciumento (ciúme obssessivo); É pegajoso demais?
·         Ele/Ela dá em cima de teus(tuas) amigos(as)?
·         Ele tem jeito afeminado? Ela é mulher macho?
3.    Está pronto para casar-se:
Você está disposto a passar o resto da vida com esta pessoa? Não pense que depois do casamento, ela mudará! Quando a pessoa se casa, então torna-se mais evidente seus defeitos.
D.   Namore alguém escolhido por Deus:
1.    Deus tem uma pessoa para cada um.
·         Não tente ajudar a Deus! O plano de Deus é perfeito
·         Se for a vontade de Deus que você case. Ele te dará alguém
·         Não se desespere!
·         Deus deu Boaz a Rute Rute 3 e 4
·         Nem todos casarão. I Coríntios 7.25,26; 33,34; 36,37
·         A verdadeira felicidade está em Jesus Cristo, e não no Casamento. Fp 4.4
2.    Ore antes de tomar a decisão
·         Ex: A escolha de uma esposa para Isaque Gn 24.12


0 comentários:

Postar um comentário