Lição 5-Não desprezes seus pais-Filho Pródigo

Respeito e obediência
Versículo Oficial:
Efésios 6.1 “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”

Música oficial:
*     Por Cristo eu tudo faço

Lição 5
Não desprezes seus pais
Filho Pródigo

Textos Bíblicos: Lucas 15.11-32
Alvo Geral: Que a criança saiba que a desobediência tem consequências
Fazer: Não desobedecer
*     Música da lição: Por Cristo eu tudo faço

Esboço:
I.            O cuidado do pai
II.          Filho pede a herança e vai embora
III.        Filho sofre
IV.        Filho volta arrependido


Introdução:
Ramom desejava muito ir embora de casa. Ele pensava que a vida lá fora era bem melhor! Mas seu amigo Felipe lhe disse, não é bem assim.  Veja Jesus contou uma linda história...

Lição:
(Fig 1) Havia uma linda e rica e rica fazenda onde há muito, muito tempo atrás, morava um fazendeiro muito rico com seus dois filhos. O pai rico tinha muitos animais, e muitos trabalhadores. Tudo o que os filhos desejassem comem eles tinham. O pai cuidava bem deles, lhes dava tudo o que precisavam. Mas também os filhos precisavam ajudar no serviço da fazenda. Você ajuda nos trabalhos de sua casa?

(Fig 2) Um dia, o filho mais jovem cansado de trabalhar e de cumprir as ordens do pai fez um pedido estranho. Ele disse: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. Que triste, crianças! Ele pediu a herança antes do pai morrer. Ele não gostava do pai. O pai tristemente deu-lhe a sua parte. Era bastante dinheiro. Então, o filho foi embora para uma terra distante. Ele desejava ficar bem, bem longe do pai, e não queria saber dele. Ele desprezou o seu pai. Isso é um grande pecado. A Bíblia diz em Provérbios 23.12 “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.” Não devemos desprezar nossos pais, mesmo que você não goste deles. Respeite-o e sempre obedeça.

(Fig 3) Mas este filho que desprezou o pai sofreu muito. Ele gastou todo o dinheiro em coisas ruins. Viveu fazendo a sua vontade. Mas um dia, o dinheiro acabou. As pessoas que diziam serem amigos dele foram embora. Ele ficou só, e com muita fome. Não sabia o que fazer. Então, conseguiu um emprego para cuidar de porcos. Mas o que recebia não dava para se alimentar. Ele sentia tanta fome que desejava comer a comida dos porcos. Ele não ficou bem longe de seu pai. Crianças, não pensem em fugir de casa para ficar longe de sua família. Lá fora não é bom! Este filho que foi para longe de seu pai não se deu bem!

(Fig 4) Então, estando com muita fome. Ele pensou. Os trabalhadores de meu pai tem pão com fartura, e eu aqui morrendo de fome. Vou voltar para casa de meu pai, e dizer-lhe: “pai, pequei contra o céu e diante de ti, já não digno de ser chamado seu filho, trata-me como um dos seus trabalhadores”. Ele voltou para casa arrependido por ter desprezado seu pai. De longe, seu pai o viu, correu e o abraçou. O filho pediu perdão ao pai. O pai perdoou e fez uma festa por causa do filho que voltou.

Conclusão e Aplicação:

Assim como o filho se arrependeu. Você também deve fazer o mesmo. Se você já xingou seus pais, ou falou mal deles, ou desobedeceu, arrependa-se. Isto é, peça desculpas e não volte a fazer isto. Deus não quer que desprezemos nossos pais. Mas honre eles, falando bem deles, e obedecendo-os em tudo.

0 comentários:

Postar um comentário