Lição 1: O que é inveja? As invejas de Jacó com o seu irmão Esaú

Inveja
Versículo Oficial: Gálatas 5:26
“Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros”.

Música oficial:
*     O que você faz? O que você diz?
Lição 1
O que é inveja?
As invejas de Jacó com o seu irmão Esaú
Textos Bíblicos: Gn 25.19-34; Gn 27
Alvo Geral: Que a criança entenda o que é inveja
Fazer: Não desejar o que é dos outros
*     Música da lição: P

Esboço:
I.            Dois irmãos
II.          Jacó invejou o direito do irmão
III.        Jacó tomou a bênção do irmão
IV.        Jacó foi embora de casa

Introdução:
Tudo o que Luiza tinha, Susana chegava para sua mãe e pedia. Era sempre desejava o que Luiza possuía. Isso é inveja. Na Bíblia tempos uma história semelhante...
Lição:
(Fig 1) Havia dois irmãos gêmeos. O nome de um era Esaú e outro era Jacó. Embora fossem gêmeos, Esaú nasceu primeiro, depois veio Jacó. Esaú era bem peludo, e Jacó liso. Seus pais se chamavam Isaque e Rebeca. Rebeca gostava mais de Jacó porque este ficava em casa com ela. Enquanto Esaú era caçador e andava mais com o pai. Porém, Jacó estava sempre a invejar Esaú. Você sabe o que é inveja? Inveja é desgosto pela fortuna e prosperidade alheia. Inveja é desejar que querer pra si,  aquilo que o outro tem.

(Fig 2) Certo dia, Jacó estava em casa, e tinha feito uma comida. Ela cheirava bem, parecia bastante gostosa. Esaú, seu irmão vinha do campo. Ele estava com muita fome. Então disse a seu irmão: “Peço-te um pouco desta comida, pois estou com muita fome”. Será que Jacó lhe daria? Jacó não deu, ele disse: “Vende-me o direito de primogenitura”. Isto é, o filho mais velho herdava metade da herança do pai.  Esaú respondeu: “Estou com tanta fome, ao ponto de morrer, de que me adianta o direito de primogenitura”. Então, Esaú vendeu o seu direito por um prato de comida. Jacó era invejoso, ele deveria oferecer a comida ao seu irmão, mas como ele queria o direito do seu irmão. Então, trocou pela comida.

(Fig 3) Quando o pai deles estava velho, e não podendo mais enxergar, chamou Esaú seu filho mais velho e lhe disse: “Vai ao campo, apanhe uma caça, faz uma comida gostosa e traz-me antes que eu morra. Então, Esaú foi procurar a caça. Enquanto isso, Rebeca, mulher de Isaque que ouvira toda a conversa; chamou Jacó e lhe disse: Ouvi a conversa de seu pai com Esaú;agora vai ao rebanho e me traz dois cabritos, que eu farei uma comida gostosa, para que você leve a seu pai, antes que ele morra, e te abençoe. Jacó, então foi pegou dois cabritos e deu a sua mãe. Esta preparou a comida saborosa. Depois pegou a roupa de Esaú e vestiu a Jacó e cobriu braços e pescoço com peles de animais; pois Esaú era peludo e Jacó liso. Assim, Jacó foi a seu pai com a comida. Seu pai perguntou: quem és tu? Ele respondeu: “Sou Esaú, teu primeiro filho”. Então o pai comeu e o abençoou.

(Fig 4) Quando Jacó saiu, chegou Esaú com a comida; e ao se aproximar do pai. Este lhe disse que o irmão havia trazido a comida e recebido a bênção.Esaú ficou muito chateado com Jacó que planejou matá-lo. Então, Jacó teve que fugir para longe. E nunca mais viu sua mãe. Isto porque ele ele invejou tanto ao seu irmão que precisou fugir para bem longe.

Conclusão e Aplicação:

Jacó invejou o direito do seu irmão e a bênção. Por isso, ele teve que ir embora de casa, e nunca mais viu seus pais. A inveja é horrível. Não desejes pra si o que é dos outros. Isso é pecado, e Deus odeia o pecado. Deus te dá tudo o que necessita. Não fiques descontente com o que os outros têm que você não tem. Esteja contente com o que Deus te deu.

0 comentários:

Postar um comentário