Quem ama perdoa: José e seus irmãos

Amar ao próximo
Versículo Oficial: Mateus 22.39b “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”
*     Músicas oficiais: Vamos amar cada um (Paródia de Jesus ama cada um)

Lição 3
Quem ama perdoa
José e seus irmãos

Textos Bíblicos: Gênesis 37-50
Alvo Geral: Que a criança entenda que amar também é perdoar
Fazer: Que a criança perdoe aqueles que lhes ofenderam
*     Música da lição:
Esboço:
I.                   José, um filho obediente
II.                José leva comida para seus irmãos
III.             José é vendido para o Egito
IV.             José dar comida para seus irmãos
Introdução:
Marcos gostava muito de brigar. Ele sempre ganhava todas as brigas. Todos tentavam ganhar dele, mas não conseguiam, exceto João que nunca aceitou brigar com Marcos. Marcos sempre o provocava, mas João não brigava. Ele continua amável e gentil com Marcos. Marcos não entendia porque João era diferente. Então lhe perguntou: porque você não retribui os tapas que eu te dou? João respondeu: É porque eu te amo. Marcos ficou admirado! Como pode ele me amar se eu sou tão mau com ele? João lhe contou uma história bíblica.
Lição:
 (Fig 1) José tinha 11 irmãos. Quem aqui tem muitos irmãos assim? O pai de José de chamava-se Jacó. José sempre obedecia ao seu pai, tudo o que lhe mandava fazer, ele fazia. Você sempre obedece ao seu pai e sua mãe? Ou você diz: “Tá bom, lhei de ir”, e nunca faz o que ele pediu. José era obediente ao seu pai. Mas seus irmãos não gostavam dele. Eles faziam coisas erradas, e José as contava para seu pai. Por isso, seus irmãos tinham muita raiva de José.

 (Fig 2) Certo dia, Jacó disse assim para José: Vai levar comida para os seus irmãos que estão no campo, e pergunta se eles estão bem. Será que José foi? Ou ele disse: Eu estou a ir... Não, ele prontamente obedeceu. José foi até o campo, mas não encontrou seus irmãos. Então, continuou procurando, até que os encontrou. Seus irmãos o viram de longe, e combinaram de matar José. Quando José se aproximou, eles tiraram a sua túnica, e o jogaram num poço sem água. Lá José ficou a gritar por ajuda, mas eles não se importaram. Apenas se sentaram e foram comer tranquilamente, enquanto José estava a sofrer naquele lugar horrível.

 (Fig 3) Então, um dos seus irmãos teve uma ideia. Não vamos matar José, vamos vender que é melhor e a gente ganha o dinheiro. Então, tiraram José do poço e o venderam para os midianitas que estavam passando, e estes o levaram para o Egito. Agora José foi levado para uma terra distante, não podia ver seu pai. Tudo era diferente, e ele era um escravo. Ele trabalhava para um senhor chamado Portifar. Depois de um tempo, a mulher de Portifar quis namorar a ele, como ele não aceitou, antes fugiu dela. Ela inventou mentiras dizendo que José queria namorar a ela. Então, Portifar o lançou na prisão, e lá ele ficou dois anos. Mas depois, de um certo tempo, Faraó teve um sonho, e José foi chamado para interpretar, pois tinha interpretado dois sonhos na prisão e como ele falou aconteceu. Faraó ficou contente com a sabedoria que Deus deu a José e o colocou como governador de todo o Egito.

 (Fig 4) Começou uma grande fome em todo o mundo, só no Egito havia comida, porque José guardara. Então, o pai de José disse aos seus irmãos para irem comprar comida no Egito. Eles foram comprar comida. Ao chegar lá, José os reconheceu e lhes deu a comida, mas eles não sabia que era José. Depois foram outra vez, e novamente José lhes deu comida e lhes disse quem era. Eles ficaram assustados. Mas José lhes disse que não faria nenhum mal, pelo contrário daria de comer a eles e toda a sua família. Então, enviou carros para trouxessem toda a família para o Egito. José perdoou os irmãos.


Conclusão e Aplicação: Mesmo que um coleguinha te bater, perdoe. Quando alguém te xingar perdoe. Perdoe todos àqueles que te fizeram mal, mesmo se for alguém de sua família, perdoe! Quem ama de verdade, perdoa!

0 comentários:

Postar um comentário