Mateus 5.6

Mateus 5.6
Atualizada: “Bem-Aventurados o que tem fome e sede de justiça porque serão fartos”
Corrigida: “Bem-Aventurados o que tem fome e sede de justiça porque serão fartos”
NVI: “Bem-Aventurados o que tem fome e sede de justiça porque serão satisfeitos”
LH: “Felizes os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele as deixará completamente satisfeitas”    
            
I.                   Bem-Aventurados: Felizes
Todos nós desejamos a felicidade. Jesus mostra como ter a verdadeira felicidade. Ela não está nas riquezas e posições. Talvez você pense: Ah, se eu tivesse mais dinheiro seria mais feliz. Isso é engano! A felicidade não consiste em bens materiais. A verdadeira alegria está no Senhor!
Bem-aventurados" (em latim, beatus, de onde vem o termo bea- títude). Essa palavra tinha significado muito forte para os que ouviam Jesus naquele dia, pois expressava a idéia de "alegria divina e perfeita". Não era um termo usado para os seres humanos, pois descrevia o tipo de alegria experimentado apenas por deuses ou por mortos. Essa "bem-aventurança" sugeria satisfação e suficiência interiores que não dependiam das circunstâncias externas para ter alegria. É isso que o Senhor oferece aos que confiam nele!
Salmo 64.10 “O justo se alegra no  SENHOR, e nele confia...”
Se você não tem alegria na sua vida busque ao Senhor, pois só nEle há a alegria verdadeira.

II.                Fome e sede: Desejo intenso
Quem aqui já sentiu uma fome muito grande? O que é a fome? Um desejo muito forte de comer. Só ficaremos satisfeitos se tivermos o que comer. Assim também acontece com a sede. Só matarmos a sede quando tomarmos água.
Por isso, Jesus usa a expressão fome e sede para indicar um desejo ardente. Uma vontade muito forte. É Uma paixão profunda.
O segredo do crescimento espiritual está no apetite espiritual. Os que comem pouco, pouco crescerão; os que comem muito, muito crescerão. Os que têm apetite voraz pela Palavra de Deus e pela Pessoa de Jesus Cristo; que satisfazem esse apetite alimentando-se da Palavra e comungando com o Senhor, esses crescerão em maturidade espiritual; tornam-se gigantes espirituais.
I Pedro 2.2 “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”

III.             De Justiça: Aqui é a justiça de Deus, e não a sua própria justiça.
Tal desejo é evidência da insatisfação como alcance espiritual atual.  
Colossenses 3.2 “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;”
Fome e Sede de justiça é o desejo de buscar sempre as coisas espirituais. Os que tem fome e sede de justiça nunca estão contentes com sua vida espiritual. Ficam sempre a buscar a presença de Deus.
Ex1: Moisés:
Ele teve o privilégio de receber de Deus a maior revelação de si mesmo; no monte Sinai. Moisés fez um pedido a Deus que revela o profundo anseio de seu coração: "Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça" (Êxodo 33:13). E mais adiante: "Rogo-te que me mostres a tua glória" (v. 18). Tudo o que Deus havia revelado de si mesmo a Moisés, em vez de satisfazer-lhe, criou nele uma profunda fome de conhecer mais da Pessoa que o levara a tal relacionamento.
Ex2: Davi:
Davi andou em tão íntima comunhão com Deus que pôde escrever os salmos que têm servido de consolo aos santos sofredores através dos séculos, e os têm guiado em sua adoração até aos nossos dias. Ele se havia aprofundado nas coisas do coração de Deus, de sorte que podia dizer: "O Senhor é o meu pastor: nada me faltará" (Salmo 23:1). Ele testificou da proximidade de Deus enquanto percorria os caminhos da vida. Entretanto, no Salmo 42, Davi falou do anseio de seu coração: "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo" (vv. 1, 2). Como a corça, perseguida por inimigos naturais, levada ao ponto da exaustão, sente em cada fibra de seu organismo a necessidade de água refrescante, assim, disse Davi, "A minha alma tem sede de Deus". De novo, no salmo 63, ele declarou a mesma verdade: "Ó Deus, tu és o meu Deus forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, numa terra árida, exausta, sem água. Assim eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória" (vv. 1 -2). O salmista aprofundou-se no coração de Deus, não porque fosse naturalmente religioso, nem por causa de alguma circunstância em sua vida. Ele aprofundou-se no conhecimento de Deus, e na experiência com ele, porque o Senhor lhe satisfazia a fome do coração.

IV.              Porque Serão fartos:
Aqueles que buscam a justiça de Deus serão realizados. Ficarão satisfeitos
Salmo 37.4 “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração”.
Enquanto estivermos nesta terra, nunca chegaremos a perfeição espiritual, mas deve o nosso alvo cada dia.
Filipenses 3.12 “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.” e 3.14 “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Mas lá na glória eterna, seremos completamente perfeitos, livres de todo pecado! Os que tem fome e sede de justiça serão fartos. Isso ocorrerá no céu, onde estaremos para sempre com o Senhor!

Rosangela da Silva Feitosa
WhatsApp: + 258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com

Missionária em Moçambique pela Missão Batista Brasileiras Fundamentalista (MBBF).
Mestranda em Ministérios pela Carolina University.
Bacharel em Teologia com Habilitação em LIBRAS pelo Seminário Batista do Cariri

0 comentários:

Postar um comentário