Vença o mal com o bem: Davi e Saul

Lição 3
Vença o mal com o bem
Davi e Saul

Textos Bíblicos: I Samuel 18-31
Alvo Geral: Que a criança entenda que deve pagar o mal com o mal
Fazer: Fazer o bem ao colega que te bate  
Música da Lição: Era uma vez um pastorzinho que se chamou Davi

Esboço:
I.              Davi um pastor de ovelhas
II.            Davi na casa do rei
III.           Davi mata Golias
IV.          Davi é perseguido por Saul
V.           Davi poupa a vida de Saul
VI.          Davi é o novo rei

Introdução:
Você já teve algum coleguinha que gostassem muito de bater em ti? Sempre tem pessoas assim na escola. Mas a Bíblia ensina que devemos amar os nossos inimigos e confiar em Deus. Existiu uma pessoa que também sofreu muito nas mãos de outro. Seu nome era Davi.
Lição:
(Fig 1) Davi era um pastor de ovelhas. Ele estava sempre no campo. Lá ele cantava lindos cânticos a Deus. Certo dia, um urso quis destruir as ovelhas, mas Deus deu forças a Davi para matar o urso. Outra vez foi um leão, e também Davi o matou. Davi tinha muita confiança em Deus. Então um dia, Deus mandou Samuel ungir Davi, como o novo rei, pois o rei Saul, havia desobedecido a Deus. Mas Davi não começou logo o seu reinado, ainda ficou cuidando das ovelhas de seu pai.
(Fig 2) Certo dia, um espírito mal perturbava o rei Saul. Então, chamaram Davi para tocar diante do rei. Quando ele tocava a harpa, o espírito mau saía. Assim, Davi foi para a casa do rei. Ia e voltava para a sua casa.
(Fig 3) Um dia, porém seu pai, o mandou levar comida para seus irmãos que estavam na batalha. Quando ele chegou viu um gigante de nome Golias, desafiando a Deus. E falou: “Quem é este para difamar o nome de Deus”. Irei e lutarei com ele. Assim, Davi pegou 5 pedras e colocou numa funda e confiou em Deus. O gigante quando o viu zombou dele. Mas Davi lhe disse que Deus lhe daria a vitória. Dessa maneira, tirou uma pedra e atirou, acertando na testa, o gigante caiu; Davi pegou a espada dele e o matou.
(Fig 4) Depois disto, Davi passou a ficar mais tempo com Saul e vencia as batalhas. Porém, certo dia, Saul as mulheres cantarem: “Saul feriu os milhares, porém Davi os dez milhares”. Saul ficou muito irado! A mim, só deram milhares, e a Davi dez milhares! A partir disto, agora ele desejava matar Davi. Primeiro tentou uma estratégia colocando nas batalhas, porém Davi as venceu. Segundo, jogou a lança sobre ele enquanto ele tocava, mas ele se desviou. Davi fugiu e Saul começou a persegui-lo todos os dias. Mas Deus não permitiu que Saul o matasse.
(Fig 5) Certa vez, o rei Saul estava com seus homens na mesma caverna que Davi estava. Seus homens disseram: Agora é a nossa oportunidade, vamos matá-lo! Porém, Davi disse: Não, ele é o escolhido do Senhor! Então, Davi cortou um pedaço de sua veste e o gritou. Rei Saul, vê se não é sua veste, pude te matar e não fiz.
(Fig 6) O rei Saul reconheceu seu erro, mas logo esqueceu e continuou a perseguir Davi. Até que numa certa batalha, Saul foi morto. Deus livrou a Davi das mãos de Saul. E Davi foi aclamado como o novo rei de Israel. Mas ele não matou a família de Saul, pelo contrário cuidou de Mebifosete um parente de Saul.
Conclusão e Aplicação:

Davi sofreu muito em sua vida, foi bastante perseguido por Saul, o rei. Mas não tentou se vingar. Ao invés disto, ele fez o bem sempre a Saul e sua família! Ele não se vingou! Quando um colega te bater não revide, conte para a professora. E faça sempre o bem a esta pessoa! Não pague o mal com o mal! Se você tem lanche, e seu colega que te bate não, divida com ele o seu lanche!








0 comentários:

Postar um comentário