Não viva a reclamar: Israel no deserto

Lição 3
Não viva a reclamar:
Israel no deserto Nm 11; 14.11-16
Textos Bíblicos: Êx 14-17; Nm 11-16, 20, 21
Alvo Geral: Saber que reclamar é pecado
Fazer: Não reclamar da comida que tem
*     Músicas desta lição: Deus cuida dos passarinhos
Esboço:
I.              O povo reclama da perseguição dos Israelitas
II.            O povo reclama de sede
III.           O povo reclama de fome
IV.          O povo reclama do maná
Introdução:
Mamãe chegou em casa e tristemente foi preparar a comida, porque sabia que seu filho Pedrinho não gostava daquilo. Porém não tinha dinheiro para comprar outra coisa. Quando chegou a hora de comer, Pedrinho fez como sempre fazia reclamava:  ah  não gosto disso! E tenho dito isto saiu batendo os pés. Todo dia ele achava uma coisa para reclamar.
Lição:
(Fig 1) você sabia que havia alguém que era exatamente como Pedrinho? Era o povo de Israel. Eles sempre estavam a reclamar. O povo de Israel viveu 430 anos no Egito, sofrendo como escravos, trabalhando muito para fazer tijolos. Então, clamaram a Deus e Deus os ouviu, e enviou Moisés que os libertou. Porém assim que saíram do Egito, os egípcios se arrependeram de deixá-los ir, e então foram atrás deles. Quando os israelitas souberam disto, ficaram a reclamar. Será que não havia sepulcros no Egito para morrermos neste deserto! Moisés respondeu: aquietai vos e vede o livramento do Senhor. Assim quando chegaram próximo do Mar Vermelho, este se abriu e passaram pelo meio do mar e não se molharam. Quando todos terminaram de passarem, as águas voltaram e os egípcios que estavam atrás dele morreram todos afogados no mar.
(Fig 2) Porém, mesmo depois de terem visto o grande poder de Deus. Na próxima dificuldade da viagem reclamaram novamente. Eles chegaram a Mara, mas não podiam beber a água de lá porque eram amargas. Então ficaram a reclamar. E agora o que beberemos? Moisés, porém, orou ao Senhor e Ele mandou colocar uma árvore na água. Moisés fez isto, e estas deixaram de ser amargas. Então o povo pode tomar a água. Quando você tiver uma dificuldade, um problema seja em casa, ou na escola ou na rua não fique a reclamar; mas clame a Deus e Ele te ajudará.
(Fig 3) Prosseguindo na viagem, chegaram ao deserto de Sim. Então, eles se esqueceram novamente das maravilhas do Senhor e ficaram a reclamar. Era melhor morreremos no Egito, quando tínhamos bastante pão para comer do que morremos neste deserto! Estamos com fome! Não temos pão! Então, Deus disse a Moisés que mandaria pão do céu. Deus enviou todos os dias o pão do céu, era chamado Maná. Ele era branquinho e doce como Mel. Deus cuidou do seu povo! Será que eles precisavam reclamar? Não! Quando você estiver com fome, ore a Deus pedindo comida e não fique a reclamar. Deus é Poderoso e pode te dar o alimento que você precisa.  Então confie nele!
(Fig 4) Porém, depois de algum tempo comendo o maná, o pão que Deus deu. Eles começaram a reclamar novamente. Só temos este maná para comermos. Estamos enjoado de comer isso. Ai que saudade dos pepinos, melões, alho e cebola que tínhamos no Egito. Agora só tenho esse maná para comermos. Queremos carne! Deus se irou muito contra as reclamações deles que lançou fogo na ponta de suas tendas. Deus odeia a reclamação. Quando você reclama, está reclamando pra Deus, pois Ele é quem cuida de tudo. Moisés orou pelo povo e o fogo acabou. Depois o Senhor fez soprar um vento forte que trouxe muitos codornizes. Então, o povo comeu carne até encher a barriga, até não querer mais. Mas enquanto comiam, a ira de Deus se acendeu e enviou uma praga e muitos ficaram feridos. Isto porque tanto reclamaram.
Conclusão e Aplicação:

Quando sua mãe lhe der a comida não fiques a reclamar. Como fez o povo de Israel, e  foram castigados. Não digas: não gosto disso, só tem chima com katana, com couve, com matapa pra comer Já enjoei essas comidas. Quero outras. Não faz isso, porque reclamar é pecado. Mas seja grato a Deus pelo que tem. Ore ao Senhor agradecendo por esta chima com matapa, por exemplo. E, ao invés de reclamar, agradeça. Também diga: Muito obrigado para quem preparou a comida.









0 comentários:

Postar um comentário