Josafá, clama a Deus

Josafá, Clama a Deus
Texto Bíblico: II Cr 20.1-30
Objetivo: Clamar a Deus quando tiver medo
Estudo para o Professor:
Ás vezes passamos por situações difíceis que pensamos que não sairemos dali. Em momentos assim, faça como Josafá. Clame a Deus!
Quando o desânimo atacar
E todas tuas forças faltar
E seu mundo desabar
Clame a Deus!
Quando os amigos te deixarem
Teus pais te abandonarem
Teus irmãos te desprezarem
Clame a Deus!
Quando não tiver o pão
Café, açúcar, arroz e feijão
E faltar a alimentação
Clame a Deus!
Quando saúde não tiver
E teu corpo se abater
E suas forças se perder
Clame a Deus!
      Quando for tempo difícil
      Também em momento feliz
      Em qualquer situação se sentir
      Clame a Deus!
Recursos:
·         Figuras da lição
Músicas:
·         Tem problemas? Podes orar!
·         Jesus nos manda orar
·         Faze oração bem cedinho
·         Leia a Bíblia e faça oração
Versículo: Salmo 62.8
“Confiai nEle ó povo, em todo o tempo; derramai perante Ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio!”
Esboço da lição:
1.      Josafá fica sabendo da vinda dos inimigos
2.      Josafá busca a Deus em oração
3.      Josafá reúne o povo e cantam louvores a Deus
4.      O povo de Deus alegre
            Introdução:
Você já ficou assustado e com medo alguma vez? O que fez? Você chorou? Qual a reação do rei Josafá quando ficou assustado e com muito medo? 
Desenvolvimento:
Josafá era rei do povo de Israel. Ele amava a Deus e procurava fazer as coisas certas para deixar Deus feliz. Mas ele e seu povo fizeram amizade com outro povo que adorava ídolos e desobedecia a Deus fazendo muitas coisas erradas. Deus ficou muito aborrecido e deixou que os inimigos viessem lutar contra eles.
(Fig 1) Alguns homens chegaram correndo e disseram para o rei Josafá: “Estão vindo muitos soldados para lutar contra nós e tomar nossa cidade! É muita, muita gente
(Fig 2) O rei viu que estava com um grande problema e não sabia o que fazer. Assustado e com medo, Josafá falou com Deus, pedindo socorro. O rei falou com Deus pedindo ajuda, e você também pode contar para o Senhor o seu problema. Depois de orar, Josafá mandou chamar homens, mulheres e crianças para irem ao templo com ele. Então o rei ficou em pé e orou: “Ó Deus, o outro povo tem tantos soldados que nem conseguimos contar, e nós somos muito pouco, pequenos e fracos! Não sabemos o que fazer, mas olhamos para Ti. Por favor, Senhor Deus, venha nos guiar para sabermos o que fazer
Depois que o rei fez esta oração, um homem falou o recado de Deus para eles: “Todos vocês que estão aqui, e o rei Josafá, escutem o que Deus diz: Não fiquem assustados nem com medo de todos esses soldados, porque eu vou cuidar de vocês. Eu vou lutar por vocês e dar-lhes a vitória”.
(Fig 3) O rei, o povo e as crianças ouviram como deveriam se preparar para a chegada dos soldados inimigos, e creram que Deus os estava guiando para fazerem a coisa certa. Eles deveriam ficar parados, ou seja, eles não deveriam lutar.
Naquele momento, o rei Josafá se ajoelhou e abaixou para adorar a Deus, todas as pessoas, até as crianças se ajoelharam, também.
No outro dia, eles se levantaram bem cedinho e saíram para se encontrar com seus inimigos. Sabem como eles ganharam a batalha? Na frente do exército saíram os cantores louvando a Deus. e depois aconteceu uma coisa estranha: os inimigos começaram a brigar entre si e acabaram se matando. Como Deus havia falado, Josafá e seus homens nem precisaram lutar e a batalha foi ganha. Como eles estavam felizes e louvaram a Deus pela vitória!
(Fig 4) Quando tudo acabou, todos ficaram felizes pela maneira como Deus os guiou. E juntos, cheios de alegria, entraram na casa de Deus, cantando e louvando a Deus, que guiou o Seu povo pela sua Palavra.
Conclusão:
Assim como Deus guiou Josafá e todo o povo pela Sua Palavra, Deus guia meninas e meninos que confiam nEle.
Aplicação:
Agora você já sabe, quando tiver um problema, ficar com medo ou assustado, lembre-se da Palavra de Deus e fale com Ele em oração pedindo a Sua ajuda.
Atividade manual:
Pintar uma figura da lição!







0 comentários:

Postar um comentário