Jacó, um enganador

6. Jacó- Um Enganador
Texto Bíblico: Gênesis 25.19-26; 27-28
Objetivo: Evitar qualquer mentira em nossa vida!

Estudo para o Professor:
Assim como Jacó fez; tentamos muittas vezes dá um jeitinho nas coisas, com uma mentira aqui e acolá. Mas para Deus qualquer forma de engano é pecado. Até mesmo em brincadeiras. Provérbios 26.19
Recursos:
·         Visuais da lição
·          
Músicas:
·         Mentirinha Não, Não, Não
·         Pecado, pecadinho, pecadão
·         O que você faz?

Versículos: Efésios 4.25
Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns aos outros.
Esboço da lição:
1.      Jacó filho de Isaque
2.      Isaque manda o irmão de Jacó fazer uma comida para ele
3.      A mãe de Jacó ouve a conversa e diz para Jacó levar a comida
4.      Jacó leva a comida para o pai
5.      Seu irmão chega e descobre o engano
6.      Jacó foge

            Introdução:
Você por certo já deve ter visto ou feito alguma mentira. E depois a pessoa diz: “É brincadeira”. Mas cuidado, mentira é coisa séria. É um pecado contra Deus!
Desenvolvimento:
Vocês lembram-se de Isaque? Filho de Abraão? Isaque foi pai de dois filhos: Esaú e Jacó. Esaú foi o primeiro e Jacó foi o segundo.
Sendo já Isaque bem idoso, e não podendo mais enxergar, chamou Esaú seu filho mais velho e lhe disse: “Vai ao campo, apanhe uma caça, faz uma comida gostosa e traz-me antes que eu morra. Então, Esaú foi procurar a caça.
Enquanto isso, Rebeca, mulher de Isaque que ouvira toda a conversa; chamou Jacó e lhe disse: Ouvi a conversa de seu pai com Esaú;agora vai ao rebanho e me traz dois cabritos, que eu farei uma comida gostosa, para que você leve a seu pai, antes que ele morra, e te abençoe.
Jacó, então foi pegou dois cabritos e deu a sua mãe. Esta preparou a comida saborosa. Depois pegou a roupa de Esaú e vestiu a Jacó e cobriu braços e pescoço com peles de animais; pois Esaú era peludo e Jacó liso.
Assim, Jacó foi a seu pai com a comida. Seu pai perguntou: quem és tu? Ele respondeu: “Sou Esaú, teu primeiro filho”. Então o pai comeu e o abençoou.
Quando Jacó saiu, chegou Esaú com a comida; e ao se aproximar do pai. Este lhe disse que o irmão havia trazido a comida e recebido a bênção. Esaú ficou muito chateado com Jacó que planejou matá-lo.
Então, Jacó teve que fugir para longe. E nuca mais viu sua mãe. Isto porque ele enganou o seu irmão.

Conclusão:
Jacó fez uma coisa horrível; enganando a seu pai e tomando a bênção de seu irmão. E por isso, ele sofreu conseqüências. Teve que fugir. Indo para longe de sua querida mãe.
Aplicação:
Quando você for enganar alguém, não pense que é só uma mentirinha. A mentira sempre será descoberta; e a pessoa mais cedo ou mais tarde receberá seu castigo!
Brincadeiras:
Divida em dois grupos as crianças. Uma criança vem e conta algo de si, e o grupo dirá se é verdadeiro ou falso.
Atividade manual:
Pintar gravura relacionada a história!















0 comentários:

Postar um comentário