Esdras, reformador do povo

Esdras, Reformador do Povo

Texto Bíblico: Esdras 1,3,6,9 e 10

Objetivo:
Não se envolver com pessoas que querem destruir a obra de Deus!

Estudo para o Professor:
Ás vezes, estamos fazendo o serviço de Deus, e até pessoas dentro da igreja ficam nos criticando, podendo assim nos levar ao desânimo. Mas não desista. Lembre-se que você servindo a Deus, e não a homens. Tudo quanto fizermos deve ser para agradar a Deus! (Colossenses 3.22-24)

Recursos:
·         Figuras da lição
Músicas:
·         O que você faz?
·         Damos graças ao Senhor
·         Toc, toc, toc
·         Pecado, pecadinho, pecadão
Versículo: Esdras 5.11
“Nós somos servos do Deus dos céus e da terra e reedificamos a casa que há muitos anos fora construída!”

História:
Esdras, reformador do povo

Esboço da lição:
1.      Pessoas voltam pra reconstruir o templo Ed 1
2.      Os alicerces do templo  Ed 3.10-13
3.      O templo é terminado Ed 6
4.      Esdras ora pelo povo e lê a lei de Deus Ed 9
5.      O povo se arrepende Ed 10

      Introdução:
Você já esteve numa situação em que desejou agradar a Deus, agindo corretamente, mas sabia que outros iriam ficar zangados por você não os ter acompanhado? Vamos ver o que aconteceu quando os judeus tiveram uma oferta de ajuda de algumas pessoas que afirmavam amar a Deus.
Desenvolvimento:
(fig 1) Os judeus, o povo de Deus estava vivendo em cativeiro em outro país por terem desobedecido a Deus.
Mas Deus trabalhou no coração do rei Ciro, despertando-o para que ordenasse a reconstrução do templo; os judeus voltaram então alegremente para a sua terra. Você sabia que Deus castiga o pecado? Não pense que Ele não vendo, porque Deus tudo vê! Mesmo assim, Deus é misericordioso, e você pode confessar seu pecado a Deus, que Ele te perdoará!
(fig 2) Assim que eles voltaram começaram a reconstruir o templo. Houve muita alegria e lágrimas de saudade, quando terminaram de lançar os alicerces.
Como é bom, alegrar-se com as coisas boas que Deus nos dá! Quando te vier coisas boas, lembre-se de agradecer a Deus, pelo que Ele tem feito!
(fig 3) Mas os povos vizinhos fizeram de tudo para atrapalhar, inventando várias mentiras; e até conseguiram uma ordem do novo rei para cessar a obra. Cuidado com suas amizades! Há pessoas que se fazem de amigos para lhe afastarem dos caminhos do Senhor; para lhe levar a fazer o que não agrada a Deus!
Tudo ficou parado por quase vinte anos. Até que dois profetas: Ageu e Zacarias animaram o povo com mensagens de Deus. Assim, Zorobabel e Jesua continuaram a reconstrução do templo! Depois Dario, o novo rei decretou a reconstrução. Então, voltaram à construção do Templo e conseguiram terminar, e festejaram a Deus.
 (fig 4) Anos depois, Esdras, o sábio sacerdote, foi da Babilônia para Jerusalém, para instruir o povo na lei de Deus, e ficou desolado ao ver que nesses anos todos, muitos haviam se misturado, casando-se com estrangeiros, e aceitando seus deuses! Então, ele orou ao Senhor, confessando o pecado do povo!
Quando vemos outras pessoas, não devemos ficar zombando ou rejeitando-as. Mas precisamos orar ao Senhor, e mostrar com amor o pecado desta pessoa!
(fig 5) Enquanto, ele orava o povo se ajuntou a ele. E perceberam que estavam em pecado. Assim, homens, mulheres e crianças choravam bastante por causa de seus pecados!
Dessa maneira, Esdras ajudou-os a tomar uma decisão difícil para preservar o compromisso com Deus! O povo cumpriu, e se purificou da idolatria, até hoje.
Quando estamos em pecado, não basta só confessar o pecado a Deus. É preciso deixar o pecado, para servir realmente a Deus!
Conclusão:
O povo de Israel queria reconstruir o templo. Mas inimigos tentaram parar a obra; até que forçosamente conseguiram. Mas Deus usou pessoas para alertar da obra, e assim eles recomeçaram e concluíram a construção de Templo!
Aplicação:
Não deixe que ninguém o atrapalhe, nem o faça desanimar. Mas cumpra a vontade de Deus e anime os seus amigos a cumpri-la também!

Atividade manual:
* Blocos de caixa de fósforo para construir um templo
Brincadeiras:

* Dividir em dois grupos. Quem terminar primeiro de construir o templo de caixas de fósforo vencerá!

















0 comentários:

Postar um comentário