Confiando num Deus Autossuficiente



Confiando num Deus Autossuficiente
Lições de Números 11
Estudo para Mulheres da IBR Betel em Uberaba-MG

Introdução:
Dona Maria tinha três filhas: Murmuração, Ingratidão e Dúvida.

I.                  Não murmurar
Tá frio, tá calor. Ah! Que dia ruim! Que ônibus cheio! Que demora, e ainda aquele sujeito entrou na  minha frente. Ah! Ninguém me ajuda! O pastor está demorando muito na pregação!
Muitas vezes ficamos a murmurar!
O que é murmurar? Murmurar é: Produzir murmúrio, sussurrar. 2. Emitir ou produzir (um som frouxo ou leve). 3. Dizer em voz baixa, segredar. 4. Lastimar-se, queixar-se em voz baixa, resmungar. 5. Apontar faltas, criticar censurando, falar contra alguém ou alguma coisa.
O povo de Israel sempre estava se queixando: 1. Êx 14.11-12 “Porque nos tiraste do Egito, para morrer neste deserto?” 2. Êx 15.22-27 “Que havemos de beber?” 3. Êx 16.1-10 “Porque nos trouxeste a este deserto, para nos matardes de fome?” E aqui mais uma vez o povo estava reclamando: “Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Nm 11.4,5”.
Resposta às murmurações: 1. Morreremos neste deserto. Não! Êx 14.13-14 “Deus pelejará por vós”. 2. Deus transforma as águas amargas em doces. Êx 15.22-27. 3. Êx 16.1-12 Deus manda o maná. Este povo viu o grande poder de Deus com as dez pragas, Êx 7.14_12.36; abertura do mar vermelho Êx 14.15-31; as águas tornando-se doces Êx 15.22-27; o pão que caíra do céu: maná Êx 16.4.
Lembre-se nossas murmurações não são contra os outros, e sim contra Deus. Êx 16.8 “As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR”. Porque é Deus quem está no controle de todas as coisas. 
Deus se ira contra as nossas murmurações porque não estamos confiando num Deus autossuficiente. Deus isso não está bom! Deus se irou contra as murmurações do povo de Israel. Nm 11.1-2 A ira de Deus foi tanta que destruiu as extremidades do arraial; e em Nm 11.33 Deus feriu o povo com uma praga. Deus se ira grandemente! As pessoas falam muito da bondade de Deus. Com certeza, Ele é bom! Mas também é um Deus de ira. Ele não tolera o pecado! Murmuração é um pecado contra Deus. A Bíblia fala que nenhuma folha cai sem a permissão de Deus. Assim também, Ele controla todo o universo, e tudo o que acontece nas nossas vidas. Salmo 139.16b “E no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles, escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda!”

II.               Seja grato
Normalmente não temos o hábito de sermos grato, reclamar é bem mais fácil. Se notarmos uma criança, desde cedo a tendência é ingratidão. Ah, mãe, não gosto dessa comida. Não quero esta roupa! Isso, porque somos pecadores. Mas como regenerados, nascidos de novo.; precisamos cultivar a gratidão em nossos corações! Deus nos dá tudo o que precisamos!
O povo de Israel recebia todos os dias o alimento que Deus lhe dava. O precioso maná que chovia do céu. Descrito como uma semente de coentro, e como o bdélio, que lembrava pequenas pérolas. Geralmente era moído, cozido, e assado, sendo transformado em bolos. Diz-se que seu sabor lembrava bolachas de mel, ou bolo doce de azeite. Nm 11.7,8
Eles comeram 40 anos até entrarem na terra prometida. Êx 16.35. Isso realmente foi um milagre de Deus. O fenômeno descrito em Êxodo 16 e outras passagens bíblicas Deuteronômio 8:3 , Neemias 9:15, Salmos 78:23-25 e Salmos 5:40, João 6:31, só pode ser explicado como um milagre. Ninguém aqui já viu pão cair do céu? Claro que não! Certamente foi um milagre de Deus. Milagres são aquelas não naturais aos homens.
Ao invés, dos Israelitas serem gratos pela provisão diária, eles reclamaram. Queriam algo mais “Agora nenhuma coisa vemos senão este maná” Nm 11.6. Lembramo-nos dos peixes que no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Nm 11.4,5”. Assim, somos também nós, Deus nos dá tudo quanto precisamos. Sl 23.1 “O Senhor é meu pastor, e nada me faltará”. Isto é o que necessitamos, e nós queremos sempre mais. Isso gera em nosso coração a ingratidão. Ao invés de sermos gratos pelas coisas que Deus dá. Somos ingratos pelo que não temos. “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” II Tm 6.8.
Lembre-se de que a ingratidão é um pecado. E pecado é coisa séria! Deus não tolera o pecado! Êx 20.5 “porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Se somos ingratos, é porque não estamos confiando em Deus!
Portanto, sejamos gratos por tudo o que nosso Deus autossuficiente nos dá. Se não temos, é porque não precisamos! Vamos agradecer por tudo: Pelo ar que respiramos, pelo alimento, pelo cuidado de Deus, pela nossa salvação, por nossa família, pela nossa moradia, pela liberdade que temos de cultuar a Deus... enfim a lista é infinita... Há uma música que diz:


Graças Dou por Minha Vida Hino 419 HCC


Graças dou por minha vida
que Jesus já transformou
e também por meu futuro
e por tudo o que passou;
pelas bênçãos derramadas,
pelo amor, pela aflição,
pelas faltas perdoadas,
grato sou de coração.
Graças pelo azul celeste
e por nuvens que há também:
pelas rosas do caminho
e os espinhos que elas têm.
Pelas lutas desta vida,
pela estrela que brilhou,
pela prece respondida
e a esperança que falhou.
Graças dou a Jesus Cristo,
que morreu em meu lugar,
pela paz que é sem medida
e me ajuda a caminhar.
Graças dou por meus amigos
e o consolo no chorar,
pelo amparo nos perigos,
sempre graças hei de dar.



III.           Não duvidar da promessa de Deus
Quantas vezes, duvidamos das promessas de Deus. Oramos por chuva, mas nada fazemos ao respeito. Um grupo de irmãos estava orando por chuva, quando acabaram de orar, um garotinho perguntou a sua mãe, mamãe, não vamos levar o guarda-chuva? Esse garotinho cria na promessa de Deus, já que estavam orando por chuva, deveriam levar o guarda-chuva.
O povo de Israel estava se queixando do maná. Moisés leva esta queixa a Deus, e Ele responde que eles comerão carne um mês inteiro até abusar! Nm 11.18-20. Mas Moisés duvida do poder de Deus. “E disse Moisés: Seiscentos mil homens de pé é este povo, no meio do qual estou; e tu tens dito: Dar-lhes-ei carne, e comerão um mês inteiro. Degolar-se-ão para eles ovelhas e vacas que lhes bastem? Ou ajuntar-se-ão para eles todos os peixes do mar, que lhes bastem?” Números 11:21-22. 600 mil é mais ou menos a população de Uberaba dobrada. Uberaba alcançou 318.813 habitantes este ano, conforme estimativa populacional divulgada pelo IBGE.
Vejam só, Moisés já tinha visto muitas maravilhas de Deus. Ele presenciou sua mão tornar leprosa e sã novamente, o cajado em cobra e retornar a cajado; as dez pragas; abertura do mar vermelho; provisão de Deus quanto a água e o maná. Mas embora tenha presenciado bastante do poder de Deus, ele duvidou.
Muitas nós também somos assim. Vemos os exemplos bíblicos (Naquela época, eles não tinham a Bíblia completa); as maravilhas que Deus já operou em nossas vidas. E quando surge um problema, esquecemo-nos da grandeza de nosso Deus. Não problema que Deus não possa resolver. Não existe caso sem solução.
Deus responde a Moisés: “Porém, o Senhor disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do Senhor? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.” Números 11:23. Deus é Onipotente. Ele e somente Ele tem todo o poder. Qualquer coisa, Deus é capaz de fazer. Não há impossíveis para Ele. Lucas 1.37 “Porque para Deus nada é impossível.”. Há uma música que diz:


Eu creio que tudo é possível
E que nada é impossível para Ti
Basta uma palavra tua
E os montes se removerão
Pois contigo saltarei muralhas
E também destruirei exércitos
E serei mais que vencedor
(Pois eu sou mais que vencedor)


Então, Deus faz soprar um vento e traz codornizes do mar, e os espalha por toda a região. Nm 11.31-32 “Então soprou um vento do Senhor e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra. Então o povo se levantou todo aquele dia e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial.”. Moisés e todo o Israel viram mais uma vez, o grande poder de Deus!
Que nós possamos confiar sempre no nosso Deus que é autossuficiente. Portanto, não murmuremos, não sejamos ingratos e não duvidemos do poder do nosso Deus. Não há problema grande demais que Ele não possa resolver. Portanto, vamos lançar tudo aos pés Dele. I Pe 5.7 “Lançando sobre Ele, toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.
Missionária Rosangela da Silva Feitosa
21/10/2014_Terça

0 comentários:

Postar um comentário