Como ser uma mãe sábia

Como ser uma mãe sábia

Baseado no livro de Provérbios

Certa vez, uma mãe chegou para mim e disse, quando eu ensinava pra crianças surdas em Juazeiro do Norte: “Por favor, dê um jeito meu filho, porque eu não sei mais o quê fazer”. Aquela mãe imaginava que a Escola era responsável pela educação do seu filho. Mas o quê a Bíblia ensina sobre isso? Estudaremos este assunto no livro de Provérbios.
Abramos nossas Bíblias para Provérbios 22.6

I. A mãe sábia ensina Pv 22.6; 1.8


A mãe ensina. Não fica que os outros: igreja, familiares e escola eduquem seu filho. Mas ela mesma ensina seu filho.

Ensinar significa:
v. Tr. dir. Instruir sobre; lecionar. 2. Dar ensino a. 3. Habituar a fazer alguma coisa; educar. 4. Dar ensino a (animais); adestrar. 5. Dar as indicações ou os sinais precisos para se reconhecer (pessoas ou lugar). 6. Doutrinar. 7. Castigar, escarmentar

A.Ensina o quê? Provérbios 22.6
A Palavra do Senhor. Ex: Mãe do rei Lemuel Pv 31.1-9. Desde cedo, encontramos na Bíblia, que os pais deveriam ensinar as verdades bíblicas aos seus filhos. Porque ensinar a Palavra de Deus? Porque ela contém verdades divinas que durarão até a eternidade!
Os Israelitas deveriam ensinar seus filhos. Êx 13.14Quando no futuro, teu filho perguntar: Que é isto? Responderás: O Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito. Quantas vezes você já parou para contar a seu filho, uma história bíblica?

B.Como ensinar?
Ø Tenha um tempo de devocional com seu filho
Ø Ensine durante todo o dia Dt 6.4-9
Ø Ore com seu filho. Ore pelo seu filho
Ø Ensine-lhe versículos bíblicos
Quantos versículos e instruções bíblicas, seu filho conhece porque você ensinou? Minha mãe me ensinou muitos versículos bíblicos: Salmo 91, 127, 121...

C.Por que ensinar?
Ø Primeiro porque é um mandamento do Senhor. 22.6
Ø Segundo, porque a criança é moldada pelos pais. A mãe exerce muita influência na vida de seu filho. Dizem que até os seis anos é formado o caráter da criança.
Ø Terceiro, porque ensinar é:
v Importante: 19.18 Se não for treinada corretamente nos anos de formação, poderá ser tarde demais depois.
Ex: Muitas mães não ensinam e quando os filhos crescem, querem mostrar-lhe o certo, mas já é tarde.
v Sério: 29.15,17; 19.18 Deixar uma criança
crescer sem orientação, será destrutivo. Ex: Muitas pessoas crescem mimadas, cheias de si, sem limites. Porque não teve instrução.

D.Quando começar a ensinar?
Desde cedo Pv 20.11Até s criança se dar a conhecer pela suas ações, se o que faz é puro e reto. Não espere seu filho crescer até começar a ensinar, pensando que ele não é capaz de aprender. Ex: Joelma e Grabiel. Já vimos que a mãe sábia ensina. E qual é o papel da filha. Nem todas aqui são mães. Mas todas nós somos filhas.

E.A mãe sábia ensina e a filha ouve
A filha sábia ouve a sua mãe. Ela ouve a instrução Pv 1.8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. 13.1; 15.5; 23.22 Certamente não gostamos muito de ouvi. Mas se quisemos ser sábios temos que aprender a ouvir. Pv 19.20; 23.19. Ouvi significa não só escutar, como também realizar atender o que está sendo dito. Pv 30.17; 6.20. Será que você é um bom ouvinte?

II. A mãe sábia disciplina

A disciplina é uma forma de instruir a criança, depois de seus atos errados.
Ninguém gosta de ser disciplinada, mas ela é necessária para nosso crescimento. Assim também a mãe sábia disciplinará seu filho para lhe ensinar!

A.O que é disciplina?
Significa instruir, educar a fim de não repetir mais o erro. Isso não é alho negativo. A disciplina pode ser física ou não. Devemos pedir orientação a Deus para saber qual tipo de disciplina deve ser aplicada. Não é aconselhável usar a disciplina física em adolescentes, esta forma é bem eficaz em crianças. E pode ser usada, desde a tenra idade.

B.Como disciplinar?
Ø Use a vara.
Pv 13.24Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.; Pv 23.13Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Não siga a filosofia do mundo. Quem poupa a vara, estraga a criança. Uma das necessidades básicas da criança é a segurança. Ela não se sentirá segura, num lar onde não tem disciplina. Poupe a vara e estrague a criança. Pv 20.30- As feridas curam a maldade do homem.
Ø Não espanques.
Pv 19.18Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo. Algumas pessoas batem tanto até ferir os filhos. Não faça isso. Ex: lembro-me de uma mãe que chegava à Escola com seu filho de 4 anos, já batendo no menino e o xigando.

C>Por que disciplinar?
Ø Porque é uma prova de amor
Pv 13.24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.A criança que nunca foi disciplinada se sente culpada.
Ex: Um filho começou roubando uma coisinha, depois outra. Sua mãe nunca lhe disciplinou. Quando já adulto, enquanto assaltava um banco foi pego e surrado pela policia. Depois, prosseguiu no mundo do crime. Certo dia, levou uns tiros a já no hospital moribundo, mandou chamar sua mãe. E disse: “Chega mais para perto”. Quando ela chegou. E a mordeu. Isso aqui é porque a senhora nunca me disciplinou.

Ø Porque a disciplina dá sabedoria
Pv 29.15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Pv 22:15A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele.. Alguns pensam que a criança não é totalmente pecadora. Mas isso contradiz a Bíblia. A criança é muito esperta. Mas a disciplina corrige esta estultícia. Ex: Um aluno de seis anos enfiava o dedo na boca pra vomitar e assim poder ir para casa.

Ø Porque te dará descanso
Pv 29.17Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração. Muitos pais relutam em disciplinar seus filhos, com medo de que eles fiquem ressentidos, mas a correção lhe dará descanso. Ex: Quem nunca viu uma criança fazer escândalo na loja por um brinquedo?

Ø Porque a disciplina livra do perigo
Pv 24.14Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol.. A criança sem disciplina tende naturalmente para o mal. Sheol quer dizer sepultura, inferno. A disciplina livra a criança da morte. Não precisamos lhe ensinar isto. Ex: Certa vez, minha irmã eu aproveitamos que meus pais, não estavam em casa e compramos velas para brincar com fogo, porque achávamos aquilo divertido. Mas quando meus pais chegaram, nos disciplinaram e nunca mais fizemos aquilo.

Ø Porque é o modelo bíblico
Pv 3. 11 Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor,...12 porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.Se você não disciplina seus filhos, não está fazendo como Deus. Pois Deus disciplina seus filhos, e quer que façamos o mesmo.

D.Quando começar a disciplinar?
Ø Comece desde cedo Pv 13.24. Não espere seu filho ficar adolescente para começar a disciplinar!

E.E qual deve ser a atitude da filha?
Ø Aceitar a repreensão
Pv 3.11,12 .Deus nos disciplina porque nos ama, assim também nós devemos aceitar a disciplina de nossas mães, pois isto é uma prova de amor. Pv 3.11. Aceitar a disciplina também é uma atitude do sábio. O filho sábio recebe a correção. Pv 19.20, 15.31 3.11,12 Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão; 12 porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

13.1- O filho sábio ouve a instrução do pai; mas o escarnecedor não escuta a repreensão.
13.24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.
15.5- O insensato despreza a correção e seu pai; mas o que atende à admoestação prudentemente se haverá.
15.31- O ouvido que escuta a advertência da vida terá a sua morada entre os sábios.
19.18 Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo.
19.20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias.
20.11 Até s criança se dar a conhecer pela suas ações, se o que faz é puro e reto
20.30 Os açoites que ferem purificam do mal; e as feridas penetram até o mais íntimo do corpo.
22:6 Ensina a criança, no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele
22:15 A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele.
23.13 Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá.
23.19 Ouve tu, filho meu, e sê sábio; e dirige no caminho o teu coração.
23.22 22 Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer.
24.14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol.
29.15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.
29.17 Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração.

1 comentários:

Aline disse...

Lindo estudo!

Postar um comentário