Neemias, um servo de Deus

Neemias, um Servo de DEus
Texto Bíblico: Neemias 1-4, 6
Objetivo:
Fazer oração em todos os momentos

Estudo para o Professor:
Quando vezes estamos passando por uma situação que parece não ter solução. Nestes momentos busque a orientação de Deus em oração e você verá a maravilhosa resposta do Senhor! Salmo 62.8 (Confiai Nele, ó povo em todo o tempo, derramai perante Ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio!)
Recursos:
·         Figuras da lição
Músicas:
·         Tem problemas? Podes orar
·         Jesus nos manda orar
·         Faze oração bem cedinho
·         Leia a Bíblia e faça oração
Versículo: I Tessalonicenses 5.17
“Orai sem cessar”
História:
Neemias, um servo de Deus
Esboço da lição:
1.      Neemias, copeiro do rei
2.      Neemias fala com o rei
3.      Neemias contempla o muro da cidade
4.      A construção começa
5.      Inimigos tentam acabar com a construção
      Introdução:
Você já viu alguém fazendo um muro duma casa? Será que é fácil? Imagine o muro de uma cidade toda!
            Desenvolvimento:
(fig 1) Há muito tempo atrás, na terra da Pérsia, havia um judeu rico e nobre, que se chamava Neemias e que amava e adorava a Deus. ele era copeiro, um servo do rei Artaxerxes da Pérsia, e servia vinho ao rei.
O rei Artaxerxes governava sobre muitas terras. Uma delas era Judá, onde moravam os judeus e onde se encontrava a famosa cidade de Jerusalém.
Um dia, alguns judeus de Judá visitaram Neemias e lhe trouxeram más notícias. Contaram que os judeus eram tratados cruelmente pelos seus inimigos e que o muro e as portas de Jerusalém estavam em ruínas.
Neemias chorou quando ouviu isto. O que ele poderia fazer? Ele fez a melhor coisa que poderia ter feito – ele orou a Deus para ajudá-lo a fazer alguma coisa pelos judeus.
(fig 2) Certo dia depois disto, Neemias estava muito triste ao servir o vinho para o rei Artaxerxes. De repente o rei perguntou: “Porque você está triste?” Neemias contou ao rei que recebera as más notícias de que os muros e as portas de Jerusalém estavam em ruínas. “O que você quer?” Perguntou o rei. Em seguida, Neemias orou silenciosamente pedindo a ajuda de Deus e então pediu ao rei: “Por favor, envia-me a Jerusalém para reconstruir o muro daquela cidade”.
O que você acha que aconteceu? O rei não só atendeu o pedido como também nomeou Neemias como governador de Judá. Deus respondeu as orações de Neemias de uma maneira tão maravilhosa! Será que você tem dificuldades e problemas? Conte tudo ao Senhor em oração porque Ele pode responder as suas orações também.
Quando Neemias foi a Jerusalém, dois homens ficaram muito aborrecidos por ele ter ido ajudar os judeus. Esses homens, chamados Sambalá e Tobias, odiavam os judeus.
(fig 3) Certa noite, logo depois de chegar a Jerusalém, Neemias e alguns dos seus homens foram secretamente ver quanto trabalho teriam para reconstruir o muro da cidade. Como estava quebrado! Pilhas e entulho estavam espalhados por toda a parta. Neemias se dirigiu aos líderes da cidade e disse: “Venham, vamos construir o muro de Jerusalém!”. Quando Neemias contou como Deus o estivera ajudando, eles se alegraram e quiseram começar a construir.
(fig 4) Então Neemias e o povo começaram a construir o muro. Mas que trabalho difícil eles tinham para fazer! Precisavam tirar as pihas de entulho. O muro precisavam ser alto e largo ao redor da cidade. A Porta das ovelhas, a Porta Oriental e mais oito portas da cidade, todas precisavam ser consertadas.
(fig 5) Quando Sambalá e Tobias viram Neemias construindo o muro ficaram zombando. Mas Neemias confiou em Deus e orou pedindo ajuda. E Deus respondeu, dando-lhes  coragem para continuarem construindo o muro. Porém, os inimigos ficaram tão irritados que planejaram atacar os judeus. Quando Neemias soube do plano colocou metade dos homens para trabalhar e a outra metade para vigiar. Mesmo assim, os inimigos ficaram procurando outros meios de acabar com a construção. Mas eles não pararam. E assim, em 52 dias, eles terminaram de construir o muro da cidade. Então todo o povo se reuniu para agradecer a Deus e ler a Palavra de Deus. Como eles estavam alegres!
Conclusão:
Tudo isto ocorreu porque Neemias sempre confiou em Deus. Pedindo-lhe a ajuda  em oração para qualquer coisa que lhe acontecia.
Aplicação:
Deus também pode ajudar você! Quando uma situação parecer-lhe difícil demais, conte tudo ao Senhor, em oração!
Atividade manual:
Pintar as figuras da lição
Brincadeiras:
Com blocos de caixa de fósforo ou outras. Vamos construir um muro bem alto. Quem conseguir fazer mais alto vencerá!












0 comentários:

Postar um comentário