Como trabalhar com crianças de idades variadas na mesma classe?

Como trabalhar com crianças de idades variadas na mesma classe?

 

Cada criança de acordo com a sua faixa etária tem características e necessidades distintas. O ideal é trabalhar com cada faixa etária separadamente. Contudo, em certas situações isto não é possível. Quando há falta de espaço, professores ou outros fatores. Os líderes infantis são obrigados a trabalhar com crianças de idades variadas. E nestes casos, o que fazer?

 

Primeiro, antes de começar a aula faça uma saudação inicial individual a cada criança. Salvo o seu grupo for muito grande isso não será possível. Para os pequeninos observe um calçado novo, uma roupa nova e comente sobre isso. Para os maiores pode perguntar como foi a escola, como passou a semana? É importantíssimo este diálogo inicial com os pequeninos. Isso mostrará que o professor se importa com eles e desta maneira prestarão mais atenção durante a aula, pois se sentirão amados.

 

Segundo, faça da aula inteira um diálogo. Pode pegar uma fala de uma criança e já introduzir um cântico que combina com aquela conversa. Após o cântico faça comentários conectando um cântico no outro. E assim sucessivamente.

 

Terceiro: O momento da história também deverá ser feito desta forma. Vá conversando com as crianças e comentando assuntos do dia a dia e assim é feito a introdução da lição. Não é aconselhável dizer assim: "crianças prestem atenção, agora é a hora da lição". Prenderá mais atenção das Crianças comentando assuntos do cotidiano e conectando isso na lição bíblica.

A história deve ser feita toda em forma de diálogo, dramatizando e vivenciando cada personagem. Se personagem está triste demonstre tristeza. Se está alegre mostre alegria. Busque vivenciar ao máximo aquela situação e assim prenderá a atenção da criança.

 

Quarto: A história deve ser contada duas vezes: na primeira vez com uma riqueza de detalhes buscando atingir os maiores, mas ao mesmo tempo fazendo alguma pergunta ou comentário para não deixar os menores dispersos. Depois, deverá ser feito uma revisão da história brevemente numa linguagem mais simples para atingir eficazmente os menores em forma de perguntas para os pequenos e perguntas mais complexas para os maiores.

 

Quinto: Se uma criança se distrair vou começar a perturbar a aula. Busque chamar atenção de uma forma branda. Faça uma pergunta para criança que está distraída ou atrapalhando a aula; ou um comentário acerca dela; ou peça para criança fazer algo para ajudar, como segurar um cartaz ou outra coisa. Assim a criança sentirá querida e voltará a ter atenção. Evitar o máximo a abordagem mais ríspida. Pois quando a criança se sente amada ela vai naturalmente querer prestar atenção na aula.

 

Ex: Ao chegar numa determinada escola para fazer estágio, presenciei uma mãe trazendo uma criança gritando xingando e com um pedaço grande de cipó. E as pessoas da escola disseram que aquela era a pior criança da escola.

No entanto aquele menino de 4 anos nunca me deu nenhum trabalho. A única coisa que ele precisava era de amor. Ele e os demais da turma ficavam bem quietinhos prestando atenção durante a aula. Nenhuma criança atrapalhava a aula, pois sentiam-se queridas. No momento do intervalo, minha colega e eu brincávamos com as crianças. E isso é muito importante.

 

Sexto: É importantíssimo dar atenção às crianças. Prestem atenção no que elas estão falando. Mesmo que você não entenda. Elas perceberam que você se importa com elas e naturalmente farão o que você pedir. Ao encontrar a criança fora da sala de aula cumprimente-a. Se possível, faça visita as crianças. Elas perceberam que você as valoriza. Estas coisas são importantíssimas no bom andamento da aula.

 

Sétimo: Como as idades são diferentes, as atividades devem ser variadas. Leve tarefas que tenham gravuras para os pequenos se sentirem felizes com a pintura, enigmas, caça-palavras ou outros para os maiores que amam fazer essas coisas. Quanto maior for a diversidade nas atividades maior será o desempenho na aula bíblica.

 

Oitavo: é imprescindível variar as atividades como também a maneira de ministrar a lição e outros. O importante é sempre diversificar a aula para se cativar a atenção de todos. Busque metodologias variadas e sempre se empenhe em aperfeiçoar. A maneira mais fácil de lidar com crianças de várias idades juntas é diversificar a metodologia e mostrar amor com os pequenos.

 

Missionária e Escritora Rosangela Feitosa 14.2.25

Missionária Rosangela da Silva Feitosa 
Whatsapp: +258 84 543 1425 
missrosangelafeitosa@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário