Consequências da exaltação: A loucura de Nabucodonosor

Não se exalte
Lição 4
Consequências da exaltação
A loucura de Nabucodonosor


Textos Bíblicos: Daniel 4
Alvo Geral: Que a criança saiba que a exaltação tem consequências
Fazer: Não se exaltar

Músicas da lição: Eu te exalto

Esboço:
I.              Nabucodonosor e a grande Babilônia
II.            Nabucodonosor se exalta
III.           Nabucodonosor vive como animal
IV.          Nabucodonosor exalta a Deus

Introdução:
Felipe estava sempre muito feliz com suas notas na Escola. Ele geralmente tirava 19, e mostrava com orgulho a prova ao seu pai. Olha pai, tirei 19! Como eu sou bom! Eu sou o melhor aluno da Escola. Certo dia, Felipe diz ao pai, amanhã teremos reunião, vão escolher o melhor aluno da Escola. Tenho a certeza de que serei escolhido. No outro dia, o pai veste a melhor roupa, e sai contente para a escola com seu filho. Mas quando chegou o momento de ser anunciando o melhor aluno da escola, Felipe não foi escolhido. Ele ficou muito triste, mas foi para a Igreja naquele domingo e aprendeu uma lição muito importante. Vocês querem saber? Ele aprendeu sobre Nabucodonosor!
Lição:
(fig 1) Nabucodonosor  foi o rei mais poderoso da Babilônia. Ele conquistou muitos territórios. Construiu uma pirâmide muito alta, jardins. Fez muros altos para proteger a capital da Babilônia. Reformou várias igrejas. Ele reinou sobre o maior reino jamais visto na Terra, e tinha o título de "reis dos reis". Ele era muito poderoso e famoso. Era mais famoso do que os cantores que vocês conhecem.
(fig 2) Certo dia, Nabucodonosor olha para a Babilônia e diz: “Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para a minha glória”? Esta era a cidade mais importante de sua época, e também foi muito famosa na história. Era muito linda! Como Nabucodonosor era o rei dela e havia feito várias construções e melhorias na cidade. Ele se exaltou. Ele se esqueceu de que foi Deus quem lhe dera tal poder e capacidade para fazer todas estas coisas.
(fig 3) Deus não gostou nada da atitude de Nabucodonosor. Sim ele era grande e poderoso. Havia feito várias maravilhas. Mas se exaltou, esquecendo-se de que fora Deus quem lhe dera tudo isso. Deus se irou tanto com ele e o castigou pela sua exaltação. Agora, ele viveria como um animal. Ele começou a agir como um animal, e foi viver no campo. Suas unhas e cabelos cresceram e se alimentava de capim.
(fig 4) Mas depois de sete tempos, o rei Nabucodonosor levantou os olhos ao céu, e exaltou a Deus. Ele louvou a Deus pelas suas maravilhas. Ele reconheceu que tudo que ele tinha vinha do Senhor. Então, ele deixou de agir como animal, e voltou a reinar novamente. Agora, Nabucodonosor disse: “Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba”.
Conclusão e Aplicação:

Essa foi a lição que Felipe aprendeu. Não devemos nos exaltar, como fez Nabucodonosor. Exaltar-se a si mesmo não agrada a Deus e tem consequências. Nabucodonosor ficou louco porque ao invés de exaltar a Deus, exaltou a si próprio. Portanto, sempre exalte a Deus, e não a você mesmo.






0 comentários:

Postar um comentário