MULHERES NO MINISTÉRIO
INTRODUÇÃO:
Rosangela da Silva Feitosa
WhatsApp: + 258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com
Missionária em Moçambique pela Missão Batista Brasileiras
Fundamentalista (MBBF)
Mestranda em Ministérios pela Carolina University
Bacharel em Teologia com Habilitação em LIBRAS pelo Seminário Batista do Cariri
Muito se tem discutido hoje em dia, sobre o papel da
mulher na igreja. Em palestras, debates, livros, seminários com pastores e
outros. Mas as opiniões são bem diversificadas.
E é difícil chegar a um acordo sobre a questão, visto que o assunto
exige uma compreensão adequada dele.
Essa
pluralidade de pensamentos e discussões se desenvolveu pelo avanço do movimento
feminista. Começando efetivamente no século XIX, pois antes já havia algumas
reações, mas neste foi o ápice do movimento. Sendo que a causa disto era a
desvalorização total da mulher. Ela era vista com objeto: só para cuidar da
casa e filhos, e para fazer sexo. Elas não tinham direito de falar na sociedade
e muito menos de votar.
Mas agora com a conquista feminina, esse quadro mudou.
Elas conquistaram o direito de votar e outros. Estão no mercado de trabalho,
estudam juntamente com os homens. São advogadas, vereadoras e perfeitas... Não
há restrições na sociedade para a mulher hoje.
E na igreja,
qual a função da mulher? Ela deve ser igual ao homem, seguindo assim a
sociedade? Ou há certos trabalhos que ela pode fazer, e outros que não? O que a
Bíblia diz sobre o assunto? Devemos seguir os exemplos bíblicos? O que
realmente a mulher pode fazer na igreja?
Essas questões
serão tratadas neste simples trabalho. Com o propósito de afirmar o lugar
correto da mulher no ministério. E ser de grande ajuda; tanto para pastores,
seminaristas como também pessoas leigas que desejam saber mais do assunto. Que ele
seja de grande auxílio e ajuda.
I.
QUAL A POSIÇÃO DAS MULHERES?
Como já foi dito na introdução, essa é uma questão
bastante debatida. Deve a mulher ter total liberdade para exercer qualquer
função dentro da igreja, como é na sociedade? Ou não pode fazer nada, ou
algumas funções somente? Há algumas posições quanto a isso. Uns as dividem em
quatro, outros em duas: complementarista e igualitarista. Mas será visto em
três posições:
A.
Total Restrição?
Essa é a primeira analisada, pôr ser mais rara. Na
qual diz: que a mulher não pode assumir nenhum cargo na igreja. Enfatizando
assim a liderança masculina somente. Só os homens ocupam os cargos da
diretoria. Alguns autores como Robert Culver defendem essa posição.
Baseiam-se principalmente em I Co 14.34 e 35 e I Tm
2.11 e 12. Em I Co 14. 34 e 35 fala que a mulher deve ficar calada na igreja, e
se quiser aprender alguma coisa, pergunte ao marido quando chegar em casa. E em
Tm 2.11 e 12 diz que a mulher não deve ensinar, nem exercer autoridade de
homem.
Contudo o contexto destas passagens indica
claramente o que a Bíblia diz sobre o assunto. I Co 14 é um capítulo que está
falando de línguas, dons. E como as mulheres de Corinto estavam fazendo muito
barulho na igreja, deveriam calar-se. E em I Tm 2, olhando o livro todo, ou até
mesmo alguns versículos próximos, mostra que a mulher exercia funções na
igreja.
B. Nenhuma Restrição?
Essa opinião é a de que não há restrições. A mulher pode fazer tudo o
que o homem faz na igreja. Essa opinião tem sido muito aceita, até mesmo alguns
batistas já adotam isso. Dizem: hoje e mulheres são iguais. Alguns autores que
defendem isso são: Álvera Mickelsen e Stanley J. Grenz.
Os que defendem essa posição
baseiam- se principalmente em Gl 3.28: “Dessarte
não pode haver judeu, nem grego; nem escravo, nem liberto; nem homem, nem
mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Afirmando a igualdade
dos dois. Também usam o texto de Gn, o qual fala que o homem e a mulher foram
criados à imagem e semelhança de Deus. Para mostrar que a mulher pode fazer
qualquer trabalho na igreja.
Outra vez; é necessário olhar o
contexto. Não se pode pegar um único versículo e basear uma doutrina. Em
Gálatas o contexto é de salvação. Todos são iguais na questão de salvação. Deus
não faz distinção entre judeus e gregos; homens e mulheres. E em Gênesis é uma
base fraca. O fato de todos nós sermos criados à imagem de Deus não significa
que somos iguais em funções.
E outro argumento ainda é os dons.
Dizem que Deus deu os dons para todos, e uns dos dons é o de pastorear. Então a
mulher pode pastorear porque é um dos dons.
Mas analisando, Romanos 12 e I Coríntios 12 são os capítulos chaves que
falam dos dons. São citados vários deles. Contudo a Bíblia não diz que temos
todos eles. Porém é visto claramente que temos dons diferentes. E esse não
pertence a mulheres, visto que a Bíblia não contradiz a própria Bíblia.
C. Algumas Restrições?
Esta é a
terceira posição. Também chamada de complementarista. A mulher não é igual ao
homem em funções, e nem tampouco não pode fazer nada. Ele tem alguns cargos que
pode exercer na igreja. Essa é a opinião da maioria dos batistas, e de outras
igrejas.
Em toda
história da igreja vemos mulheres servindo, trabalhando na igreja. E ao longo
dos séculos, elas têm dado grande contribuição na igreja. Paulo fala em Tito
2.3 que as mulheres mais velhas deveriam ensinar as mais novas; também diz em I
Tm 2 que elas deveriam fazer boas obras e serem hospitaleiras.
Mas como é
essa restrição? Até onde as mulheres podem ir? O que elas podem fazer na
igreja? Ensinar crianças, trabalhar com adolescentes, pregar para jovens...?
Antes de respondermos a esta pergunta, analisaremos mais o contexto bíblico.
II.
O MODELO BÍBLICO:
Já está claro que várias
mulheres serviram na igreja. E continuam na igreja. Desde o Antigo Testamento
há exemplos de mulheres que exerceram cargos importantes. Também há certas
discussões sobre essas mulheres. Será visto e analisado os exemplos sobre o
assunto:
A.
Mulheres que exerceram
liderança?
Essas mulheres realmente
exerceram liderança? Se exerceram como era o tipo de liderança delas? Realmente
tinham autoridade sobre os homens? Será analisado cada um dos casos:
1. Juízas? Jz 4 e 5
Em
Juízes tem o exemplo de Débora, a qual foi uma juíza. Mas o seu ministério foi
diferente. Primeiro, vários juízes mostram claramente o seu chamado. Mas no
caso de Débora, a Bíblia não diz que Deus a chamou, e nem que tampouco a
rejeitou.
Segundo a atitude de
Débora. Ela não foi sozinha livrar Israel. Esta viu a situação do povo, e
partiu para fazer algo. Mas ela chamou um homem: Baraque. Ele foi juntamente
com ela. Mas quando o relato continua, mostra Baraque na direção da batalha, e
não Débora.
Terceiro, o ministério de
Débora. Ela não estava na frente, liderando vários homens. Mas tinha um
ministério particular. A Bíblia diz que ela atendia debaixo da palmeira.
Quarto,
quando é citado em I Sm 12.11, acerca de vários juízes que livraram a Israel.
Não é citado Débora, mas sim Baraque. Esta é mais uma prova que Débora era uma
auxiliadora de Baraque.
2. Apóstolas? Rm 16.7
Somente aqui em Romanos tem
o nome de Júnias. A Bíblia diz que Andrônico e Júnias “eram notáveis entre os apóstolos”. A questão está em cima do nome
Júnias. Alguns dizem que nome é feminino e que esta passagem mostra que
existiam mulheres apóstolas. Isto para provar que a mulher pode exercer cargos
de liderança acima do homem.
Mas como provar que o nome
aqui é feminino? Há fatores que indicam ser feminino; como também fortes
argumentos verídicos que indicam ser masculino. Na história temos exemplos
desse nome sendo feminino e masculino. Então não é possível determinar o gênero
do nome.
Contudo, se for feminino,
ainda há uma questão há a considerar. A Bíblia diz que eles foram “notáveis entre os apóstolos”. Essa expressão
apresenta duas possibilidades: 1o Eram reconhecidos e respeitados
pelos apóstolos. 2o Eram apóstolos mesmos. Sendo que a mais aceita é
a primeira.
E se realmente fossem
apóstolos? Isso não quer dizer que era um cargo de liderança. A palavra
apóstolos significa enviado com uma missão. Não é o mesmo significado para os
dozes apóstolos. Desse modo só existiram eles, e ninguém mais. E mais uma forte
evidência, é que a Bíblia não cita nenhuma mulher com apóstola, somente nesta
passagem há discussões.
3.
Diaconisas? Rm 16.1 e I Tm 3.11
Essa é
uma questão bastante debatida. Alguns afirmam que existiam diaconisas nas
igrejas, outros dizem que não. E outros ainda falam que naquela época houve,
mas não deveria existir; porque é outro contexto. As duas passagens mais
debatidas são: Rm 16.1 e I Tm 3.11.
Veremos primeiro Romanos
16.1. A Bíblia relata que Febe estava servindo a igreja. A palavra aqui é ¶cakoror
(diáconon). Essa mesma palavra é citada outras duas vezes no livro de Romanos
(Rm 13.8 e Rm 15.8), e nenhuma das vezes significa cargo eclesiástico. E sim
que ela era serva.
A outra passagem é I Tm
3.11. Quando Paulo está citando várias qualificações de líderes. Ele cita
presbíteros, diáconos e depois mulheres. Alguns acham que aqui são diaconisas,
outros acham que são as mulheres dos diáconos. Mas a Bíblia não deixa claro o
que é. E se for diaconisas, não quer cargo eclesiástico. Mas sim que as mesmas
estavam ali para servirem.
3. Profetizas?
Na
Bíblia temos alguns exemplos de mulheres profetizas: * Miriã Êx 15.20; * Débora
Jz 4.4; * Hulda II Rs 22.14; * Noadia Ne 6.14; * Ana Lc 2.36 e as Filhas de
Filipe At 21.9.
Alguns se baseiam neste
argumento, que se existiram mulheres profetizas, também estas mulheres podiam
liderar sobre os homens. É uma prova que mulheres podem também exercer cargos
de liderança, como o pastorado.
Mas estão equivocados.
Primeiro profetizar não é o mesmo que exercer autoridade. Segundo estas
mulheres exerceram ministérios particulares. Não era algo público, como a
profecia de Isaías, Jeremias, Jonas. Mas suas atividades proféticas eram
particulares, e não exerciam liderança.
B.
Exemplos bíblicos de
mulheres:
Ao longo de toda Bíblia vemos mulheres agindo.
Tanto no Antigo, como no Novo Testamento. Além dessas mulheres que já vimos
como Débora, Febe, veremos outras.
1. Ministério Geral:
·
Hospitalidade ao profeta. II Rs 4.10
·
Bondade ao pobre. Pv 31.10 (mulher virtuosa)
·
Anúncio ao Deus verdadeiro. (jovem cativa)
·
Ester como rainha. Et 1-9
2. Mulheres que auxiliaram no ministério de
Jesus:
·
Anunciando a Jesus. Jo 4.24
·
Lavagem dos pés do Salvador. Lc 7.37 e 38
·
Prestavam assistência com os seus bens. Lc 8.3
·
Na unção de Cristo. Mc 14.3
·
No Calvário:
* As da
Galiléia: Mt 27. 55-56, 61; Jo 19.25-27
* As de Jerusalém:
Lc 23. 1-7
·
Na ressurreição. Mt 2. 1-7
3. Mulheres que auxiliaram o ministério de
Paulo:
·
Priscila. Rm 16.3; At 18.2, 18, 26; I Co 16.19 e
II Tm 4.19
·
Maria. Rm 16.6
·
Trifena, Trifosa e Préside. Rm 16.12
·
Mãe de Rufo. Rm 16.3
·
Evódia e Síntique. Fp 4.2 e 3
4. Outras:
·
Hospedaram igrejas em suas casas:
* Ninfa. Cl
4.15
* Júlia e a
irmã de Nereu. Rm 16.15
* Mãe de João
Marcos
·
Atuavam na comunidade cristã:
* Em
Jerusalém. At 1.14
* Em
Tessalônica. At 17.4
C.
O Mandamento Divino:
Já vimos vários exemplos de mulheres que serviram
no ministério de Jesus, de Paulo e outros. Mas qual o papel realmente da mulher
na igreja. Por que ela não pode ser pastora? Temos três razões pelas quais a
mulher não pode ser pastora:
1. Deus criou a mulher para ser auxiliadora.
Gn 2.18
“Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Neste versículo mostra
claramente que Deus criou a mulher para auxiliar o homem. O problema do homem é
que ele estava sozinho. Todos os animais tinham seus companheiros (Gn 2. 19 e
20), mas o homem não tinha a sua idônea. Esse foi o propósito de Deus ao criar
a mulher: auxiliar o homem.
Outro
fato marcante é que a mulher foi criada depois do homem. Primeiro Deus fez o
homem e depois a mulher. Isto também o papel de submissão da mesma. A Bíblia
diz que o homem é o cabeça da mulher. (I Co 11.3)
Além dela ter sido criada
depois (I Tm 2.13). Ela foi tentada e caiu em pecado. Adão não foi iludido e
sim Eva. Esta foi mais uma razão que o seu desejo será para seu marido.
Isso tudo não é que a mulher é inferior ao
homem, Deus os vê iguais. Mas são diferentes em funções: o homem lidera e a
mulher auxilia. A mulher tem a mesma capacidade que o homem; ou em certos casos
mais inteligência que o mesmo. Mas sua função é diferente.
2. O presbítero precisa ser marido de uma só
mulher. I Tm 3.2 e Tt 1.6
Quando
Paulo fala das qualificações dos presbíteros. Uma das primeiras exigências é
que ele seja marido de uma só mulher, além de outras qualificações. Como a
mulher pode fazer isto? Ela não pode. Logo, não pode ser presbítera!
Alguns
argumentam que existem sim presbíteras, baseadas em Tito 2.3. Mas ali é
mulheres mais velhas, ensinando a mulheres mais novas. É mulher ensinando
mulher. E não a um homem, como cargo eclesiástico.
3. Deus não escolheu pastoras.
Pode-se
olhar a Bíblia do início ao fim; e não encontraremos nenhuma vez só, mulheres
pastoras. Alguns tentam achar na Bíblia, mas não encontrarão. Essa é outra
evidência fortíssima, que se Deus quisesse pastoras, teria escolhido e designando-as.
III.
MINISTÉRIO DAS MULHERES
HOJE:
Nós já vimos o contexto
bíblico. Neste não tem nenhuma mulher pregando a homens. Mas têm elas exercendo
papéis dentro da igreja. Antes vimos várias posições da mulher na igreja e
chegamos à conclusão de que ela tem algumas restrições. Mas quais são estas
restrições?
A mulher pode fazer
qualquer trabalho na igreja, desde que não esteja exercendo autoridade sobre o
homem. Até mesmo ensiná-los: como por exemplo; ensinar a cuidar de crianças. Mas
se o ensino traz consigo uma sujeição à autoridade, através dela ou ela mesma.
Isso não é biblicamente correto.
A.
Alguns trabalhos que as
mulheres podem fazer:
1. Evangelismo,
visitas, recrutamento e treinamento de mulheres e crianças.
2. Secretaria
da igreja e escritório de agências missionárias e seminários.
3. Músicas
(compor hinos e coros); acompanhamento, regência de coral e tocar instrumentos.
4. Educação
cristã- elaborações de lições para E.B.D. histórias missionárias, coordenação
de E.B.D., professora, superintendente...
5. Literatura
evangélica: escreve, traduzir.
6. Obra
social: enfermagem, magistério, assistência social, medicina.
7. Biblioteca.
B.
Alguns trabalhos das
mulheres em Missões:
1. Ser
missionária nacional ou internacional.
2. Contribuir
financeiramente para o sustento de um missionário.
3. Orar
por missões.
4. Trabalhar
num departamento de missões, informando à igreja sobre o campo e os
missionários...
CONCLUSÃO:
Discutimos no início o papel da mulher na igreja. Qual a posição dela?
Nenhuma restrição, total restrição ou algumas restrições. A posição bíblia é
algumas restrições.
Através de vários exemplos bíblicos, em que mulheres serviram; também
foi esclarecido as passagens que alguns se baseiam para dizer que pode existir
pastoras hoje. Então foi concluído que na Bíblia não tem exemplos de pastoras,
nem tampouco indicação disto.
E em seguida foi tratado da mulher hoje na igreja. Quais são as suas
restrições, e vários tipos de trabalhos que pode exercer na igreja, e o apoio
delas em missões.
Enfim, a mulher tem um papel muito importante na igreja, que não pode
ser descartado. Porém seus trabalhos estarão sujeitos a um homem. E ela agirá
com auxiliadora e não exercendo autoridade sobre o homem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1.
BATISTA, Maria Isabel Nogueira. A Mulher no Ministério. Crato, 2005. 14p. Trabalho de Licenciatura
Plena (Disciplina Metodologia da pesquisa Teológica) – Curso de Licenciatura
Plena em Educação Religiosa, Seminário Batista do Cariri.
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BROOKS, Peter V. Introdução
à Missões. Crato, Ceará, 2003. Apostila.
3.
CULVER, Robert D. ... et al. Mulheres no Ministério: Quatro Opiniões sobre o papel na Mulher na
Igreja. São Paulo: Mundo Cristão,
1996, 301p.
4.
GRENZ, Stanly J. Mulheres
na Igreja: Teologia Bíblica para Mulheres no Ministério. São Paulo: Candeia
, 1998, 296p.
5.
LA CONFRATERNIDADE LATINOAMERICANO DE IGLESIAS
REFORMADAS (CLIR). Reforma Signo 21. San
José, Costa Rica: Guadalupe, 2004, 152p.
6.
MACIEL, Francisco Cleyton Pinheiro. O
Ministério Feminino na Igreja. Crato: 2005. 70p.
7.
MARTINS, Maria do Socorro. Mulheres da Bíblia. Crato, Ceará, 2005. Apostila
8.
MEIN, Mildred Cox. Mulheres
na Igreja. 2o Ed. Rio de Janeiro: UFMBB, 1994, 107p.
9.
PIPER, Jonh; GRUDEN, Wayne. Recovering Biblical Manhood e Womanhood: A Response to Evangelical
Feminism. United States of America:
Copyright, 1991, 566p.
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Mestranda em Ministérios pela Carolina University
Bacharel em Teologia com Habilitação em LIBRAS pelo Seminário Batista do Cariri
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