MULHERES NO MINISTÉRIO

MULHERES NO MINISTÉRIO
 
INTRODUÇÃO:
 
Muito se tem discutido hoje em dia, sobre o papel da mulher na igreja. Em palestras, debates, livros, seminários com pastores e outros. Mas as opiniões são bem diversificadas.  E é difícil chegar a um acordo sobre a questão, visto que o assunto exige uma compreensão adequada dele.
Essa pluralidade de pensamentos e discussões se desenvolveu pelo avanço do movimento feminista. Começando efetivamente no século XIX, pois antes já havia algumas reações, mas neste foi o ápice do movimento. Sendo que a causa disto era a desvalorização total da mulher. Ela era vista com objeto: só para cuidar da casa e filhos, e para fazer sexo. Elas não tinham direito de falar na sociedade e muito menos de votar.
Mas agora com a conquista feminina, esse quadro mudou. Elas conquistaram o direito de votar e outros. Estão no mercado de trabalho, estudam juntamente com os homens. São advogadas, vereadoras e perfeitas... Não há restrições na sociedade para a mulher hoje.
E na igreja, qual a função da mulher? Ela deve ser igual ao homem, seguindo assim a sociedade? Ou há certos trabalhos que ela pode fazer, e outros que não? O que a Bíblia diz sobre o assunto? Devemos seguir os exemplos bíblicos? O que realmente a mulher pode fazer na igreja?
Essas questões serão tratadas neste simples trabalho. Com o propósito de afirmar o lugar correto da mulher no ministério. E ser de grande ajuda; tanto para pastores, seminaristas como também pessoas leigas que desejam saber mais do assunto. Que ele seja de grande auxílio e ajuda.
 
I.                  QUAL A POSIÇÃO DAS MULHERES?
Como já foi dito na introdução, essa é uma questão bastante debatida. Deve a mulher ter total liberdade para exercer qualquer função dentro da igreja, como é na sociedade? Ou não pode fazer nada, ou algumas funções somente? Há algumas posições quanto a isso. Uns as dividem em quatro, outros em duas: complementarista e igualitarista. Mas será visto em três posições:
 
A.   Total Restrição?
Essa é a primeira analisada, pôr ser mais rara. Na qual diz: que a mulher não pode assumir nenhum cargo na igreja. Enfatizando assim a liderança masculina somente. Só os homens ocupam os cargos da diretoria. Alguns autores como Robert Culver defendem essa posição.
Baseiam-se principalmente em I Co 14.34 e 35 e I Tm 2.11 e 12. Em I Co 14. 34 e 35 fala que a mulher deve ficar calada na igreja, e se quiser aprender alguma coisa, pergunte ao marido quando chegar em casa. E em Tm 2.11 e 12 diz que a mulher não deve ensinar, nem exercer autoridade de homem.
Contudo o contexto destas passagens indica claramente o que a Bíblia diz sobre o assunto. I Co 14 é um capítulo que está falando de línguas, dons. E como as mulheres de Corinto estavam fazendo muito barulho na igreja, deveriam calar-se. E em I Tm 2, olhando o livro todo, ou até mesmo alguns versículos próximos, mostra que a mulher exercia funções na igreja.

B.   Nenhuma Restrição? 
Essa opinião é a de que não há restrições. A mulher pode fazer tudo o que o homem faz na igreja. Essa opinião tem sido muito aceita, até mesmo alguns batistas já adotam isso. Dizem: hoje e mulheres são iguais. Alguns autores que defendem isso são: Álvera Mickelsen e Stanley J. Grenz.
            Os que defendem essa posição baseiam- se principalmente em Gl 3.28: “Dessarte não pode haver judeu, nem grego; nem escravo, nem liberto; nem homem, nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Afirmando a igualdade dos dois. Também usam o texto de Gn, o qual fala que o homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. Para mostrar que a mulher pode fazer qualquer trabalho na igreja.
            Outra vez; é necessário olhar o contexto. Não se pode pegar um único versículo e basear uma doutrina. Em Gálatas o contexto é de salvação. Todos são iguais na questão de salvação. Deus não faz distinção entre judeus e gregos; homens e mulheres. E em Gênesis é uma base fraca. O fato de todos nós sermos criados à imagem de Deus não significa que somos iguais em funções.
            E outro argumento ainda é os dons. Dizem que Deus deu os dons para todos, e uns dos dons é o de pastorear. Então a mulher pode pastorear porque é um dos dons.  Mas analisando, Romanos 12 e I Coríntios 12 são os capítulos chaves que falam dos dons. São citados vários deles. Contudo a Bíblia não diz que temos todos eles. Porém é visto claramente que temos dons diferentes. E esse não pertence a mulheres, visto que a Bíblia não contradiz a própria Bíblia.

C.   Algumas Restrições? 
Esta é a terceira posição. Também chamada de complementarista. A mulher não é igual ao homem em funções, e nem tampouco não pode fazer nada. Ele tem alguns cargos que pode exercer na igreja. Essa é a opinião da maioria dos batistas, e de outras igrejas.
Em toda história da igreja vemos mulheres servindo, trabalhando na igreja. E ao longo dos séculos, elas têm dado grande contribuição na igreja. Paulo fala em Tito 2.3 que as mulheres mais velhas deveriam ensinar as mais novas; também diz em I Tm 2 que elas deveriam fazer boas obras e serem hospitaleiras.
Mas como é essa restrição? Até onde as mulheres podem ir? O que elas podem fazer na igreja? Ensinar crianças, trabalhar com adolescentes, pregar para jovens...? Antes de respondermos a esta pergunta, analisaremos mais o contexto bíblico.
 
 
II.               O MODELO BÍBLICO:
Já está claro que várias mulheres serviram na igreja. E continuam na igreja. Desde o Antigo Testamento há exemplos de mulheres que exerceram cargos importantes. Também há certas discussões sobre essas mulheres. Será visto e analisado os exemplos sobre o assunto:
 
A.   Mulheres que exerceram liderança?
Essas mulheres realmente exerceram liderança? Se exerceram como era o tipo de liderança delas? Realmente tinham autoridade sobre os homens? Será analisado cada um dos casos:
 
1.      Juízas? Jz 4 e 5
      Em Juízes tem o exemplo de Débora, a qual foi uma juíza. Mas o seu ministério foi diferente. Primeiro, vários juízes mostram claramente o seu chamado. Mas no caso de Débora, a Bíblia não diz que Deus a chamou, e nem que tampouco a rejeitou.
      Segundo a atitude de Débora. Ela não foi sozinha livrar Israel. Esta viu a situação do povo, e partiu para fazer algo. Mas ela chamou um homem: Baraque. Ele foi juntamente com ela. Mas quando o relato continua, mostra Baraque na direção da batalha, e não Débora.
      Terceiro, o ministério de Débora. Ela não estava na frente, liderando vários homens. Mas tinha um ministério particular. A Bíblia diz que ela atendia debaixo da palmeira.
      Quarto, quando é citado em I Sm 12.11, acerca de vários juízes que livraram a Israel. Não é citado Débora, mas sim Baraque. Esta é mais uma prova que Débora era uma auxiliadora de Baraque.
2.      Apóstolas? Rm 16.7
      Somente aqui em Romanos tem o nome de Júnias. A Bíblia diz que Andrônico e Júnias “eram notáveis entre os apóstolos”. A questão está em cima do nome Júnias. Alguns dizem que nome é feminino e que esta passagem mostra que existiam mulheres apóstolas. Isto para provar que a mulher pode exercer cargos de liderança acima do homem.
      Mas como provar que o nome aqui é feminino? Há fatores que indicam ser feminino; como também fortes argumentos verídicos que indicam ser masculino. Na história temos exemplos desse nome sendo feminino e masculino. Então não é possível determinar o gênero do nome.
      Contudo, se for feminino, ainda há uma questão há a considerar. A Bíblia diz que eles foram “notáveis entre os apóstolos”. Essa expressão apresenta duas possibilidades: 1o Eram reconhecidos e respeitados pelos apóstolos. 2o Eram apóstolos mesmos. Sendo que a mais aceita é a primeira.
      E se realmente fossem apóstolos? Isso não quer dizer que era um cargo de liderança. A palavra apóstolos significa enviado com uma missão. Não é o mesmo significado para os dozes apóstolos. Desse modo só existiram eles, e ninguém mais. E mais uma forte evidência, é que a Bíblia não cita nenhuma mulher com apóstola, somente nesta passagem há discussões.
 
      3. Diaconisas? Rm 16.1 e I Tm 3.11
      Essa é uma questão bastante debatida. Alguns afirmam que existiam diaconisas nas igrejas, outros dizem que não. E outros ainda falam que naquela época houve, mas não deveria existir; porque é outro contexto. As duas passagens mais debatidas são: Rm 16.1 e I Tm 3.11.
      Veremos primeiro Romanos 16.1. A Bíblia relata que Febe estava servindo a igreja. A palavra aqui é  cakoror (diáconon). Essa mesma palavra é citada outras duas vezes no livro de Romanos (Rm 13.8 e Rm 15.8), e nenhuma das vezes significa cargo eclesiástico. E sim que ela era serva.
      A outra passagem é I Tm 3.11. Quando Paulo está citando várias qualificações de líderes. Ele cita presbíteros, diáconos e depois mulheres. Alguns acham que aqui são diaconisas, outros acham que são as mulheres dos diáconos. Mas a Bíblia não deixa claro o que é. E se for diaconisas, não quer cargo eclesiástico. Mas sim que as mesmas estavam ali para servirem.
 
3.      Profetizas?
      Na Bíblia temos alguns exemplos de mulheres profetizas: * Miriã Êx 15.20; * Débora Jz 4.4; * Hulda II Rs 22.14; * Noadia Ne 6.14; * Ana Lc 2.36 e as Filhas de Filipe At 21.9.
      Alguns se baseiam neste argumento, que se existiram mulheres profetizas, também estas mulheres podiam liderar sobre os homens. É uma prova que mulheres podem também exercer cargos de liderança, como o pastorado.
      Mas estão equivocados. Primeiro profetizar não é o mesmo que exercer autoridade. Segundo estas mulheres exerceram ministérios particulares. Não era algo público, como a profecia de Isaías, Jeremias, Jonas. Mas suas atividades proféticas eram particulares, e não exerciam liderança.
 
 
B.    Exemplos bíblicos de mulheres:
Ao longo de toda Bíblia vemos mulheres agindo. Tanto no Antigo, como no Novo Testamento. Além dessas mulheres que já vimos como Débora, Febe, veremos outras.
 
1.      Ministério Geral:
·         Hospitalidade ao profeta. II Rs 4.10
·         Bondade ao pobre. Pv 31.10 (mulher virtuosa)
·         Anúncio ao Deus verdadeiro. (jovem cativa)
·         Ester como rainha. Et 1-9
 
2.      Mulheres que auxiliaram no ministério de Jesus:
·         Anunciando a Jesus. Jo 4.24
·         Lavagem dos pés do Salvador. Lc 7.37 e 38
·         Prestavam assistência com os seus bens. Lc 8.3
·         Na unção de Cristo. Mc 14.3
·         No Calvário:
* As da Galiléia: Mt 27. 55-56, 61; Jo 19.25-27
* As de Jerusalém: Lc 23. 1-7
·         Na ressurreição. Mt 2. 1-7
 
3.      Mulheres que auxiliaram o ministério de Paulo:
·         Priscila. Rm 16.3; At 18.2, 18, 26; I Co 16.19 e II Tm 4.19
·         Maria. Rm 16.6
·         Trifena, Trifosa e Préside. Rm 16.12
·         Mãe de Rufo. Rm 16.3
·         Evódia e Síntique. Fp 4.2 e 3
 
4.      Outras:
·         Hospedaram igrejas em suas casas:
* Ninfa. Cl 4.15
* Júlia e a irmã de Nereu. Rm 16.15
* Mãe de João Marcos
·         Atuavam na comunidade cristã:
* Em Jerusalém. At 1.14
* Em Tessalônica. At 17.4
 
 
C.   O Mandamento Divino:
Já vimos vários exemplos de mulheres que serviram no ministério de Jesus, de Paulo e outros. Mas qual o papel realmente da mulher na igreja. Por que ela não pode ser pastora? Temos três razões pelas quais a mulher não pode ser pastora:
 
1.      Deus criou a mulher para ser auxiliadora. Gn 2.18
      “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Neste versículo mostra claramente que Deus criou a mulher para auxiliar o homem. O problema do homem é que ele estava sozinho. Todos os animais tinham seus companheiros (Gn 2. 19 e 20), mas o homem não tinha a sua idônea. Esse foi o propósito de Deus ao criar a mulher: auxiliar o homem.
      Outro fato marcante é que a mulher foi criada depois do homem. Primeiro Deus fez o homem e depois a mulher. Isto também o papel de submissão da mesma. A Bíblia diz que o homem é o cabeça da mulher. (I Co 11.3)
      Além dela ter sido criada depois (I Tm 2.13). Ela foi tentada e caiu em pecado. Adão não foi iludido e sim Eva. Esta foi mais uma razão que o seu desejo será para seu marido.
      Isso tudo não é que a mulher é inferior ao homem, Deus os vê iguais. Mas são diferentes em funções: o homem lidera e a mulher auxilia. A mulher tem a mesma capacidade que o homem; ou em certos casos mais inteligência que o mesmo. Mas sua função é diferente.
 
2.      O presbítero precisa ser marido de uma só mulher. I Tm 3.2 e Tt 1.6
      Quando Paulo fala das qualificações dos presbíteros. Uma das primeiras exigências é que ele seja marido de uma só mulher, além de outras qualificações. Como a mulher pode fazer isto? Ela não pode. Logo, não pode ser presbítera!
      Alguns argumentam que existem sim presbíteras, baseadas em Tito 2.3. Mas ali é mulheres mais velhas, ensinando a mulheres mais novas. É mulher ensinando mulher. E não a um homem, como cargo eclesiástico.
 
3.      Deus não escolheu pastoras.
      Pode-se olhar a Bíblia do início ao fim; e não encontraremos nenhuma vez só, mulheres pastoras. Alguns tentam achar na Bíblia, mas não encontrarão. Essa é outra evidência fortíssima, que se Deus quisesse pastoras, teria escolhido e designando-as.
 
III.           MINISTÉRIO DAS MULHERES HOJE:
Nós já vimos o contexto bíblico. Neste não tem nenhuma mulher pregando a homens. Mas têm elas exercendo papéis dentro da igreja. Antes vimos várias posições da mulher na igreja e chegamos à conclusão de que ela tem algumas restrições. Mas quais são estas restrições?
A mulher pode fazer qualquer trabalho na igreja, desde que não esteja exercendo autoridade sobre o homem. Até mesmo ensiná-los: como por exemplo; ensinar a cuidar de crianças. Mas se o ensino traz consigo uma sujeição à autoridade, através dela ou ela mesma. Isso não é biblicamente correto.
 
A.   Alguns trabalhos que as mulheres podem fazer:
1.      Evangelismo, visitas, recrutamento e treinamento de mulheres e crianças.
2.      Secretaria da igreja e escritório de agências missionárias e seminários.
3.      Músicas (compor hinos e coros); acompanhamento, regência de coral e tocar instrumentos.
4.      Educação cristã- elaborações de lições para E.B.D. histórias missionárias, coordenação de E.B.D., professora, superintendente...
5.      Literatura evangélica: escreve, traduzir.
6.      Obra social: enfermagem, magistério, assistência social, medicina.
7.      Biblioteca.
 
B.    Alguns trabalhos das mulheres em Missões:
1.      Ser missionária nacional ou internacional.
2.      Contribuir financeiramente para o sustento de um missionário.
3.      Orar por missões.
4.      Trabalhar num departamento de missões, informando à igreja sobre o campo e os missionários...
 
 
CONCLUSÃO:
 
Discutimos no início o papel da mulher na igreja. Qual a posição dela? Nenhuma restrição, total restrição ou algumas restrições. A posição bíblia é algumas restrições.
Através de vários exemplos bíblicos, em que mulheres serviram; também foi esclarecido as passagens que alguns se baseiam para dizer que pode existir pastoras hoje. Então foi concluído que na Bíblia não tem exemplos de pastoras, nem tampouco indicação disto.
E em seguida foi tratado da mulher hoje na igreja. Quais são as suas restrições, e vários tipos de trabalhos que pode exercer na igreja, e o apoio delas em missões.
Enfim, a mulher tem um papel muito importante na igreja, que não pode ser descartado. Porém seus trabalhos estarão sujeitos a um homem. E ela agirá com auxiliadora e não exercendo autoridade sobre o homem.
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 
1.      BATISTA, Maria Isabel Nogueira. A Mulher no Ministério. Crato, 2005. 14p. Trabalho de Licenciatura Plena (Disciplina Metodologia da pesquisa Teológica) – Curso de Licenciatura Plena em Educação Religiosa, Seminário Batista do Cariri.
2.      BROOKS, Peter V. Introdução à Missões. Crato, Ceará, 2003. Apostila.
3.      CULVER, Robert D. ... et al. Mulheres no Ministério: Quatro Opiniões sobre o papel na Mulher na Igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 1996, 301p.
4.      GRENZ, Stanly J. Mulheres na Igreja: Teologia Bíblica para Mulheres no Ministério. São Paulo: Candeia , 1998, 296p.
5.      LA CONFRATERNIDADE LATINOAMERICANO DE IGLESIAS REFORMADAS (CLIR). Reforma Signo 21. San José, Costa Rica: Guadalupe, 2004, 152p.
6.      MACIEL, Francisco Cleyton Pinheiro.  O Ministério Feminino na Igreja. Crato: 2005. 70p.
7.      MARTINS, Maria do Socorro. Mulheres da Bíblia. Crato, Ceará, 2005. Apostila
8.      MEIN, Mildred Cox. Mulheres na Igreja. 2o Ed. Rio de Janeiro: UFMBB, 1994, 107p.
9.      PIPER, Jonh; GRUDEN, Wayne. Recovering Biblical Manhood e Womanhood: A Response to Evangelical Feminism. United States of America:  Copyright, 1991, 566p.
 
 
 
 
Rosangela da Silva Feitosa
WhatsApp: + 258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com
 
Missionária em Moçambique pela Missão Batista Brasileiras Fundamentalista (MBBF)
Mestranda em Ministérios pela Carolina University
Bacharel em Teologia com Habilitação em LIBRAS pelo Seminário Batista do Cariri
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário