4 Lições de Filemom 8 a 11


4 Lições de Filemom 8 a 11

Onésimo era um escravo que fugiu do seu senhor Filemon. Enquanto eu estava longe do seu dono, Ele conheceu o evangelho. Paulo então, escreve esta carta para que Filemon o receba, não apenas como escravo, mas como irmão em Cristo.
Então temos várias lições que podemos aprender nestes quatro versículos. Porém eu mencionarei 4 lições. A primeira é...
I.             Ame uns aos outros Fm 8,9
Paulo resolve usar o amor, e não a autoridade para falar com Filemon. Ele era uma pessoa experiente e tinha a tal autoridade. Mas ele escreve com base no amor.
Assim também devemos ser nós, mesmo que tenhamos autoridade sobre outras pessoas, não devemos maltratá-las, ou agir com autoritarismo. Mas sempre tratar cada pessoa com amor. O amor é um dos dois grandes mandamentos: Mateus 22.39b: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Como você pode demonstrar amor ao próximo? Pense em maneiras práticas de fazer isto. Ex:Preparando uma refeição para quem está doente...
II.           Importe-se com todas as pessoas Fm 10a
Paulo se importou com um escravo chamado Onésimo. Ele era uma pessoa de grande importância, mas mesmo assim demonstrou cuidado com um escravo.
Assim também nós devemos se importar com a mais simples pessoa. Não devemos desprezar a ninguém por não estar no nosso nível. Qual a sua atitude quando você vê algum mendigo? Que sentimento você tem diante de uma pessoa suja e com roupa rasgadas? Seu desejo é ajudar ou rejeitar? Devemos nos importar com todas as pessoas. Pois todos são criaturas de Deus, criados à imagem e semelhança de Deus.
III.          Pregue a palavra de Deus em qualquer situação Fm 10b
Paulo mesmo na prisão pregava a palavra de Deus. Ao invés de ficar a reclamar de sua situação difícil, pois as prisões daquela época não eram como a de hoje. Eles ficavam num local escuro, preso com as mãos e os pés. Porém ao invés de ficar se lamentando, Paulo Aproveitou a ocasião para pregar o evangelho. E assim ele levou o evangelho ao escravo Onésimo.
Assim também nós devemos aproveitar todas as situações para pregar o evangelho. Quando você estiver vivenciando uma situação difícil, não fique a reclamar, mas aproveite para pregar o evangelho.
Ex: Minha mãe quando o pai dela faleceu, e estava toda a família reunida; ela aproveitou a ocasião para testemunhar de Cristo para todas aquelas pessoas. Talvez em outra situação elas não ouviriam, mas aquele momento foi propício para que ela tivesse o coração disposto para ouvir o evangelho.
Então irmãs, que possamos aproveitar cada oportunidade para pregar o evangelho.
IV.         Seja útil na obra do Senhor Fm 11
Onésimo era útil na obra do Senhor. O nome dele significa o útil.
Você é útil na obra do Senhor?
Ser útil na obra do Senhor não depende de você possuir cargos na igreja.
Basta você sempre teu coração disposto para servir e fazer o que está precisando.
Fernando tem um coração disposto para servir. Sempre que ele ver alguma coisa que precisa ser feita, ele já vai fazendo. Não espera lhe mandarem.
Ex: Você chega e ver a igreja suja, então você pode limpar. Você encontra as coisas fora do lugar, então você pode guardar…
Também você pode servir a Deus em qualquer lugar que você estiver.
Ex: Recebendo as pessoas na sua casa por exemplo, convidando os irmãos para uma refeição no seu lar, hospedando pessoas que vêm de outros locais...
Enfim existem muitas formas de servir ao Senhor. Não falta serviço para quem tem o coração disposto para servir!

Missionária Rosangela da Silva Feitosa
20.02.2018

0 comentários:

Postar um comentário