Lição 1-ORAÇÃO: Como orar?

Crescendo na vida com Deus
1° passo: Busque a Deus em oração

Lição 1: Como orar?

Texto Bíblico: Mateus 6.9-13; I Samuel 1.10-11; Juízes 5.1; João 15.16
Verdade principal: Engrandecer, pedir, agradecer,  em nome de Jesus
Música: Leia a Bíblia e faça oração
Versículo: Mateus 6.9 “Portanto, vós orarei assim: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o teu nom;

História:
I.                   Engrandecer a Deus: (Pai nosso) Mateus 6.9
II.                Pedir a Deus: (Ana) I Samuel 1.10-11
III.             Agradecer a Deus: (Débora) Juízes 5.1
IV.             Em nome de Jesus: João 15.16

Introdução: Marcos estava nervoso porque a professora pediu alguém  para orar, e estava olhando na direção dele. Ele pensou, e agora? Se ela me pedir para orar, como farei? Eu não sei orar..., pensou. Sabe crianças, os discípulos de Jesus tiveram a mesma dúvida. Então, eles pediram para que Jesus lhes ensinassem a orar.
(Fig 1) Abram as suas Bíblias em Mateus 6.9 a 13. Jesus explicou-lhes como orar. Ele disse: “Portanto, vós orarei assim: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal”. Quem será o Pai nosso? Sim é Deus. Deus é pai daqueles que já entregaram suas vidas a Ele. Depois de falar Pai nosso, o que ele diz? Diz que estás no céu. E depois? Diz: santificado seja o teu nome. Isto é engrandecer a Deus. Deus é digno de toda honra e louvor. Então, podemos começar a oração exaltando a Deus. Falando o que Ele é. Quem é Deus? Deus é fiel, é amor, é verdade, é Criador...
(Fig 2) Além de exaltar a Deus podemos fazer nossos pedidos. Pedir a Deus o que estamos a precisar. Na oração que Jesus ensinou diz: o pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Devemos pedir pela nossa comida. você gosta de comer? Falta alimento na sua casa? Peça a Deus, e Ele te dará. Peça a Deus qualquer coisa que precisar o o que você deseja. Ana desejava muito ter um filho. Por isso, pediu a Deus em oração. Ela clamou a Deus para que Ele lhe desse um filho. Ela orou e chorou diante de Deus por um filho. Será que Deus ouviu sua oração? Sim, Deus ouviu.
(Fig 3) Deus ouviu a oração de Ana e lhe deu um filho. Ela ficou muito agradecida e devolveu o filho a Deus.  outra coisa que podemos fazer na oração é agradecer a Deus. Ana agradeceu a Deus. Débora também depois que Deus lhe ajudou na batalha contra os inimigos fez um cântico de louvor a Deus. Não apenas peça, mas agradeça a Deus pelas orações respondidas, pelas coisas que Ele te dá mesmo sem você pedir. Você pode agradecer pela comida, pela sua família, por ter um lugar para morar...
(Fig 4) Como podemos terminar nossa oração? Jesus também ensinou. Vejamos o que diz em João 15.16 “Não foste vós que escolheste a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e designeis para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. Se você quer que Deus responda á sua oração, deve pedir em nome de Jesus. Por isso, terminamos a oração dizendo: em nome de Jesus, amém. Amém significa: Assim seja. Jesus prometeu que ouvirá a oração feita nome dele. Porque deve ser no nome de Jesus? Porque foi Jesus quem morreu numa cruz pelos nossos pecados.
Conclusão:
Enfim, começamos a oração exaltando a Deus, depois fazemos nossos pedidos, também fazemos agradecimentos a Deus e terminamos a oração: em nome de Jesus, amém!

Atividade:
Ache o caminho para oração
Enigma: Orar
O que devemos fazer?








Rosangela da Silva Feitosa
WhatsApp: + 258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com

Missionária em Moçambique pela Missão Batista Brasileiras Fundamentalista (MBBF).
Mestranda em Ministérios pela Carolina University.
Bacharel em Teologia com Habilitação em LIBRAS pelo Seminário Batista do Cariri


0 comentários:

Postar um comentário