Arte de contar histórias-texto

Arte de contar histórias
I.             Por que usar histórias?
A.        Histórias bem contadas cativam a todos. Contar algumas pra cativar a turma
B.        Histórias foi o método usado por Jesus: Cite algumas histórias que Jesus contou
II.           Como contar bem uma história?
A.       Preparar-se bem:
B.       Vivenciar a história:
Como vivenciar a história?
1.    Tenha entusiasmo:
Se você está contando a lição só porque foi escalado. Já começa mal. Você deve sentir alegria em contar a história. Se você estiver desanimado peça a Deus para lhe ajudar a vencer este desafio.
2.    Expressividade:
Rir, chorar, demonstrar raiva, interrogação,
Levar figuras de carinhas pra trabalhar a expressão
Ex: Anjo apareceu a Maria (Encenar imaginando como Maria reagiu) Fazer Maria assustada
Ex2: O jovem rico se retirou. (Encenar o jovem saindo tristemente)
Ex3: O paralítico curado (Encenar o paralítico alegre)
3.    Alterar o volume da voz de acordo com as encenações da história.
4.    Movimentar-se: Mudar de lugar de acordo com o dialógo
C.      Olhar para as crianças:
D.      Explicar coisas difíceis:
Explicar por exemplo, o que é milagre, ressurreição e outras palavras.
E.       Aplicar á realidade das crianças:
As histórias são escritas com base em um grupo de crianças.
Como são escritas no Brasil, você precisa adequar á realidade moçambicana.
F.       Se possível ilustre a lição com coisas que as crianças conhecem.
A moeda perdida: Esconder uma moeda, e levar uma vassoura
O cego de nascença: levar um tampa olho
A multiplicação dos pães: levar pães e peixes
G.      Se houver tempo encene a história:
Escolha algumas crianças e dramatize a história.
H.      Faça perguntas da história:
Perguntas é uma ótima forma de revisar a história, e ver se as crianças aprenderam realmente.
III.          Como preparar uma história?
A.   Ore a Deus pedindo direção para estudar esta lição
B.   Leia o texto na Bíblia várias vezes
C.   Leia o texto da lição
D.   Memorize a sequência dos eventos da lição, se não houver esboço faça você mesmo.
(Treinar a elaboração de esboço)
E.   Escreva os alvos da lição
Se a lição não tiver os alvos, você deve estabelecer.
O alvo determina onde você quer chegar.
(Explicar o que é um alvo e como fazer)
F.    Pesquise no dicionário palavras difíceis, e pense como explicar para as crianças
G.   Pratique em frente do espelho em voz alta
H.   Pense numa forma de ilustrar a lição além de figuras:
Ex: Multiplicação de pães: levar pães
Ex2: Davi vence o gigante: levar pedras
Dar tarefas de escrever esboços e escrever alvos
IV.         A estrutura de uma história
Toda história tem um enredo. Inicio, meio e fim.
A.     Introdução:
Essa parte é muito importante, pois é através desta que você chamará a atenção do ouvinte. Por exemplo, se a pessoa começa uma história assim: “Era uma vez...” Não chama atenção. Pelo contrário, deve–se começar com uma pergunta, uma citação, uma ilustração, etc. Algo que chamará a atenção dos ouvintes.
B.     Desenvolvimento:
Este é o corpo da lição. Nesta parte você contará todo o conteúdo da lição. Mas ao passar da introdução para esta parte, deve-se fazer um elo entre esta parte e a introdução.
C.     Clímax:
É o ponto mais importante de uma história. Ex: O homem paralítico foi curado. Esse é o climax
D.     Conclusão e Aplicação:
Aqui você conclui a lição e faz a aplicação. Tal aplicação deve visar os crentes e os descrentes. A fim dos descrentes virem a conhecer o evangelho, e os crentes serem edificados com a lição.
Cada pessoa deve montar uma lição para a próxima vez
V.          O contador de histórias:
O contador de histórias deve ter:
A.   Compromisso:
1.     Com Deus:
a)     Ler a sua Bíblia diariamente II Tm 2.15-Procura apresentar-te a Deus aprovado..
b)    Orar a Deus frequentemente I Ts 5.17 – Orai sem cessar
c)    Ter um bom testemunho I Pe 2.12 – Mantendo exemplar o vosso procedimento...
2.     Com a tarefa que recebeu:
a)    Não faltar: II Tm 4.5- ...Cumpre cabalmente o teu ministério
Se não puder vir, avise antes, e/ou providencie alguém para ficar no seu lugar.
b)    Ser pontual: Jr 48.10-Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente...
Chegar pelo menos 15 minutos antes do começo do culto.
B.   Dedicação:
1.    Estudar com afinco a lição. Quanto mais você estudar, mais seguro estará no momento da história.
2.    Ser perseverante: Não desista diante dos obstáculos.
3.    Dependa do Senhor: Lembre que o Senhor Deus é quem dá a capacidade.
C.   Amor pelas crianças:
1.    Ame todas as crianças: Não despreza a ninguém. Não trate um melhor do que o outro.
2.    Escute o que a criança tem a falar:
Quando a criança te falar algo, mesmo que você ache bobo, ouça-a, assim você ganhará o amor delas.
3.    Incentive os tímidos a falar fazendo perguntas e elogiando-os.
4.    Faça elogios sinceros:
Ex: Bonito desenho, você se comportou bem, respondeu correto, você já quase aprendeu o versículo...
Incentivar a dizerem alguns elogios que podem ser dados para as crianças
5.    Saúde as crianças sempre que encontrar com elas:
Na Igreja, na rua, na sala de aula se houver tempo
VI.         Como levar uma criança a Cristo:
1.    Deus ama as crianças:
Lucas 18.16Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Mateus 19.14
Deus se importa com as crianças. Ele ama as crianças. Jesus trouxe as crianças para perto de si.
2.    Você também deve amar as crianças:
Como você ver as crianças? Você as despreza? Você ouve com atenção os que elas dizem? Sabe quais são os seus desejos? Você cumprimenta as crianças?
As crianças dão trabalho, mas também elas precisam de amor.
A Bíblia diz: Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal... Romanos 12.9
Como amar as crianças?
a)    Cumprimente-as
b)    Ore por elas e com elas
c)    Dê atenção a elas
d)    Escute o que ela tem a dizer
e)    Mostre carinho
3.    Crianças precisam ser salvas:
Mateus 18.14Assim, pois, não é da vontade de nosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.
Ela também é pecadora e precisa ouvir do Salvador.
a)    Porque é uma ordenança do Senhor (Mt 28.19,29; Mc 16.15; Mt 18.14; 19.14)
b)    A condição Espiritual exige, porque desde pequena já peca (Rm 5.12; 3.25)
c)    A criança está perdida (Mt 18.11)
d)    A criança é pecadora e está separada de Deus (Rm 3.23)
4.    A maioria das pessoas são salvas na infância:
De 4 a 14 anos, 85% entregaram a vida a Cristo.
Uma criança salva tem a vida toda para servir a Deus
5.    Apresentação do evangelho
a)    O fato do pecado Romanos 3.23
b)    O castigo do pecado Rm 6.23
c)    Cristo pagou a pena do pecado I Coríntios 15.3
d)    Entregue-se a Cristo Jo 1.12

e)    A certeza da salvação I Jo 5.13

Rosangela da Silva Feitosa
WhatsApp: + 258 84 614 3334
Email: missrosangelafeitosa@gmail.com

Missionária em Moçambique pela Missão Batista Brasileiras Fundamentalista (MBBF).
Mestranda em Ministérios pela Carolina University.
Bacharel em Teologia com Habilitação em LIBRAS pelo Seminário Batista do Cariri

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